07/02/2024 Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população

Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6
 
Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que mais possui pontos de coleta do tipo.
 
“Santo André se torna novamente uma referência em sustentabilidade. Esses pontos são muito importantes não só para a gente manter a cultura da reciclagem e ter uma cidade mais bem cuidada e limpa, mas também para esse conceito de sustentabilidade, fundamental para o grande desafio climático que temos”, disse o prefeito Paulo Serra, durante vistoria na Estação de Coleta Parque Marajoara. 
 
A nova unidade fica na Rua Edgard Vieira de Lima, 51, esquina com a Avenida Giovanni Battista Pirelli, no Parque Marajoara. No local, os munícipes podem descartar resíduos volumosos que não são recolhidos pelo serviço de coleta porta a porta, como madeira, móvel, entulho, eletroeletrônico, isopor, colchão, estofado, óleo de cozinha usado (a cada um litro, é possível trocar por uma barra de sabão ecológico), além de telha e fibra de amianto. 
 
Também é possível doar roupas, calçados, acessórios e qualquer tipo de objeto, contribuindo para ajudar famílias de baixa renda. O horário de funcionamento da EC Parque Marajoara é de segunda a sábado, inclusive feriado, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
 
O ecoponto é o último do pacote de construção e reforma de 12 Estações de Coleta, por meio do programa Sanear Santo André. O investimento total das obras foi de R$ 7,8 milhões, financiado pela CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe,
 
“É a primeira vez na história que Santo André constrói tantos ecopontos de uma vez. Em menos de dois anos, ganhamos dez novas unidades e ainda reformamos duas para melhorar o serviço e o atendimento aos usuários”, comemora Ajan Marques de Oliveira, superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), autarquia responsável pela gestão dos equipamentos. As obras foram executadas pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos.
 
As Estações de Coleta são uma das principais políticas públicas para incentivar o descarte correto de resíduos, ampliar a reciclagem, deixar os bairros mais limpos e reduzir o volume de materiais que seria destinado ao Aterro Sanitário Municipal, minimizando, portanto, a emissão de gases do efeito estufa.
 
Além do Parque Marajoara, outros bairros que também foram beneficiados com novos pontos de coleta foram: Jardim Ana Maria, Bangu, Jardim, Jardim Alvorada, Jardim Cristiane, Centro, Parque Miami, Vila Guiomar, Vila Linda e Jardim Santo André.
 
Estação de Coleta Paranapiacaba – O ecoponto que existe na Vila de Paranapiacaba também recebeu melhorias. O local foi totalmente reformado, seguindo os padrões de preservação da vila, que é tombada como patrimônio histórico nacional. 
 
Os serviços no ecoponto já foram concluídos e ele será aberto aos munícipes nesta quinta-feira (8). O endereço é Avenida Ford, 37. O atendimento ocorre das 10h às 13h e das 14h às 18h.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...