02/02/2024 Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

Município do interior de São Paulo já é o segundo deste ano a se interessar pela iniciativa andreense

Santo André, 1º de fevereiro de 2024 – O programa Moeda Verde segue conquistando os olhares e as atenções dos gestores públicos do Estado. Nesta quinta-feira (1º), representantes da cidade de João Ramalho estiveram em Santo André para conhecer de perto a iniciativa andreense que troca resíduos recicláveis por alimentos hortifrútis, contribuindo para a limpeza do município, o bem-estar e qualidade de vida da população.

A comitiva ramalhense esteve representada pelo prefeito Adelmo Alves, pelo secretário de agricultura, Bruno Tikanoro Sakata, e foi recebida pela gerente de coleta de resíduos sólidos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e coordenadora operacional do Moeda Verde, Flávia Gomes Donon, e pelo representante do Núcleo de Inovação Social de Santo André, Robinson Henrique Alves.

Neste ano, o município de João Ramalho foi o segundo a procurar Santo André para entender melhor sobre a ação. Em janeiro, vereador da cidade de Avanhandava também esteve conhecendo de perto as trocas do Moeda Verde. Naquele município, inclusive, ação inspirada no programa andreense já foi aprovada pela câmara local.

“É muito gratificante para quem trabalha diretamente com o Moeda Verde ver o programa extrapolando as fronteiras de Santo André e servindo de inspiração para outros municípios”, comenta a gerente da autarquia.

Além da apresentação sobre a sistemática do programa, onde está presente e os resultados alcançados, os visitantes também foram a campo e conheceram in loco a troca no núcleo Jardim Cristiane. Atualmente, o programa andreense está presente em 26 comunidades e beneficia aproximadamente 100 mil pessoas de forma direta e indireta.

“Uma ação como essa é importante, pois mantém a cidade limpa e garante qualidade de vida para as pessoas. Vamos fazer um trabalho de sensibilização, principalmente junto às escolas de João Ramalho e temos expectativa de que os nossos cidadãos também vão aderir a essa sistemática das trocas, porque a pessoa vai economizar e ainda ajudar o meio ambiente”, explica o prefeito Adelmo Alves.

Desde a implantação da iniciativa em Santo André, em 2017, mais de 1.351 toneladas de resíduos recicláveis foram recolhidas e, em troca, foram entregues mais de 270 toneladas de legumes, frutas e verduras.

Para além das fronteiras físicas, o Moeda Verde também já foi premiado como o segundo melhor programa do Brasil, pela Rede Política de Ação pela Sustentabilidade (RAPS), em 2021. Já em novembro de 2023 o programa integrou o pacote de ações de sustentabilidade que deram a Santo André a etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...