23/01/2024 Programa Moeda Verde distribui mais de 88 toneladas de alimentos em 2023

Participantes também destinaram 444 toneladas de resíduos para a reciclagem

Santo André, 23 de janeiro de 2024 – O Moeda Verde, programa andreense realizado pelo Fundo Social de Solidariedade, por meio do Banco de Alimentos, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue alcançando resultados importantes e que servem de inspiração para outros municípios que buscam um futuro mais sustentável. A iniciativa fechou o ano de 2023 distribuindo mais de 88 toneladas de legumes, frutas e hortaliças entregues para quem mais precisa.

Em resposta aos desafios enfrentados por comunidades carentes, os moradores trocam 5 quilos de recicláveis por 1 quilo de alimentos frescos, evitando o descarte inadequado de resíduos e ganhando mais segurança alimentar. No ano passado, 444 toneladas de resíduos foram destinadas à reciclagem por meio do programa.

Além de sensibilizar os cidadãos sobre a prática do descarte correto de resíduos e a preservação do meio ambiente, o Moeda Verde estabelece uma rede local de solidariedade e sustentabilidade, gerando renda e emprego nas cooperativas de reciclagem. A iniciativa também já serviu de inspiração para cinco municípios implantarem ação inspirada no programa.

Em 2023, o Moeda Verde foi expandido para três comunidades: Núcleos Apucarana e Amoritas e o Condomínio Novo Pinheirinho, totalizando 26 locais beneficiados. Além disso, atingiu 1.351 toneladas de resíduos coletadas e 270 toneladas de alimentos distribuídas desde sua implementação, em novembro de 2017.

Com o objetivo de ampliar a reciclagem e reduzir os resíduos destinados ao Aterro Sanitário Municipal, a Prefeitura de Santo André e o Semasa têm como meta levar o programa a 30 comunidades até o fim deste ano, integrando essa prática ao cotidiano dos locais mais vulneráveis.

Além das trocas regulares de recicláveis por alimentos, a iniciativa inclui a troca de óleo de cozinha usado por barras de sabão ecológico. Em algumas comunidades também ocorre, junto ao Moeda Verde, o programa Moeda Pet, iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente que recebe garrafas PET para entregar ração para cães e gatos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...