31/01/2023 Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras
Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.
 
Passados 365 dias desde o evento de inauguração, um dos principais marcos das intervenções reflete na coleta e tratamento de 100% do esgoto que era despejado irregularmente nos quase dois quilômetros de extensão em que o córrego Cassaquera foi canalizado, o que culminou em redução de 80% de poluição do canal. Mau cheiro e proliferação de ratos, baratas e diversos outros insetos já não são mais problemas relatados pelos munícipes.
 
“Era lixo, terra, lama, sujeira dentro do córrego. Tudo o que você imaginar tinha jogado no canal, inclusive sofá. Agora melhorou bastante, ficou lindo, valorizando a nossa região”, comemora Rosângela Aparecida Furtado Fedoce, moradora do Parque Gerassi. Se antes ela tinha medo de passar na Luiz Ignácio de Anhaia Mello devido a esses problemas e à escuridão da via, agora ela e o esposo aproveitam o novo sistema viário que foi criado, a boa iluminação e a faixa ciclística para fazer caminhada e andar de bicicleta. 
 
As obras do Complexo Viário Cassaquera, realizadas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), também envolveram a construção de calçadas largas e com acessibilidade, guias, sarjetas e equipamentos de drenagem, como galerias de águas pluviais e bocas de lobo, com o objetivo de ampliar o escoamento da água e diminuir riscos de ocorrer enchentes e alagamentos. 
 
Foram instalados ainda mais de 100 postes de iluminação de LED, parquinho e um espaço para a prática de exercícios físicos, contribuindo para trazer mais qualidade de vida e bem-estar à população. 
 
Novo sistema viário – A criação da nova Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello envolveu a implantação de mais uma pista, totalizando duas vias com três faixas de rolamento em cada lado do córrego Cassaquera, além de duas travessias para motoristas e pedestres atravessarem o curso d’água. 
 
O novo sistema viário facilita a ligação das avenidas dos Estados, Giovanni Battista Pirelli e Valentim Magalhães, além de melhorar o acesso ao Rodoanel. Com o investimento em mobilidade urbana e a valorização do local, a região passou a ser um atrativo para a instalação de novos comércios. 
 
Por mês, a Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, sentido Parque Guaraciaba, recebe mais de 261 mil veículos. No sentido Centro de Santo André, são quase 243 mil veículos. 
 
O investimento para o Complexo Viário Cassaquera é de mais de R$ 45 milhões. As obras integram o programa Sanear Santo André, que possui financiamento de US$ 50 milhões pela CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina.
 
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...