16/01/2023 Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30
Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.
 
Nesta quarta-feira (18), a iniciativa ocorre no núcleo Tamarutaca, na Vila Guiomar. Já na sexta-feira (20) é a vez dos moradores do Núcleo Pintassilva, no Parque Miami, serem beneficiados. Nos dois locais, as ações acontecem das 13h30 às 14h30. Nos mesmos endereços e horários o programa Moeda Verde também estará em ação, possibilitando que os participantes troquem materiais recicláveis por alimentos.
 
O ponto de encontro no Núcleo Tamarutaca fica na praça da Rua Brasílio Machado, próxima à Avenida Prestes Maia. Na comunidade Pintassilva, o endereço é Rua Pintassilva, perto do número 340.
 
Até novembro do ano passado, o programa Moeda Pet era realizado uma vez por mês, no Parque Central, em formato drive-thru. Agora, a ação pode acontecer até nove vezes ao mês – em comunidades onde ocorre o Moeda Verde, além da tradicional edição no parque.
 
De acordo com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, responsável pelo Moeda Pet, cada participante pode levar, ou ainda doar para instituições, até três quilos de ração. Cada quilo de garrafas PET equivale a 20 garrafas de dois litros, 26 de um litro ou 36 de 600 milímetros.
 
Já no programa que troca recicláveis por comida é permitido levar até 150 quilos de materiais recicláveis – a cada cinco quilos de resíduos, o munícipe tem direito a um quilo de alimentos. A iniciativa é realizada pelo Fundo Social de Solidariedade, Banco de Alimentos e Semasa.       
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

29/02/2024: Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

Grupo tem como principal atribuição discutir e propor temas para a educação ambiental municipal Santo André, 29 de fevereiro de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu processo para escolha dos integrantes do Comitê Municipal de Educação Ambiental. O objetivo é discutir e potencializar as ações de educação e sensibilização ambiental no município. As inscrições para as entidades interessadas podem ser realizadas até 21 de março. O comitê também contribuirá para a elaboração...

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...