11/05/2021 CAF abre chamamento internacional para contratação de projetos executivos de obras antienchente em Santo André

Banco internacional financiará estudos de canalização dos córregos Taióca e Maurício de Medeiros, além de outras intervenções; verba investida não precisará ser devolvida pelo município

Santo André, 11 de maio de 2021 – A  CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) abriu chamamento internacional para a contratação de projetos executivos de obras de drenagem e controle de enchentes na região dos córregos Maurício de Medeiros (Jardim Irene), Taióca (próximo ao Parque Estadual da Chácara Baronesa, na divisa com São Bernardo do Campo) e Guarará (nos bairros Vila América e Vila Pires).

“A medida tem como objetivo complementar intervenções executadas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) por meio do Programa Sanear Santo André, que recebe financiamento de US$ 50 milhões pela instituição financeira e é um dos maiores investimentos em obras de saneamento, drenagem e infraestrutura urbana da história do município”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

A CAF firmou junto à Prefeitura um acordo de cooperação técnica. Isto significa que a contratação dos projetos executivos, que têm orçamento de US$ 570 mil, será financiada com recursos a fundo perdido, sem necessidade de reembolso por parte da administração municipal.

O chamamento envolve o desenvolvimento e a atualização de projetos importantes que já foram idealizados pelo Semasa, como a canalização dos córregos Taióca e Maurício de Medeiros. Ambos sofrem com o descarte irregular de resíduos em suas margens e têm histórico de transbordamento. Além da canalização, estão previstas outras intervenções, como o remanejamento de redes de água e esgoto, implantação de dispositivos que compõem o sistema de drenagem e obra viária (este último na região do córrego Taióca).

Na Vila Pires, projeta-se a implantação de sete microrreservatórios (piscininhas), além de outras obras de drenagem, para deter parte significativa de águas pluviais e mitigar a possibilidade de extravasamento do córrego Guarará. A capacidade de armazenamento dos reservatórios será de cerca de 5.800 metros cúbicos de água.

Já na Vila América, um dos bairros mais afetados pelo transbordamento do Guarará, haverá desenvolvimento de estudos que buscam soluções para a melhoria do escoamento de águas pluviais.

Envio dos projetos executivos – As empresas interessadas podem enviar as propostas de forma digital até as 18h (horário de Brasília) do dia 14 de junho, por meio do endereço eletrônico santoandre_ppsa@caf.com. Os projetos executivos devem ser entregues em português, já que os estudos serão realizados no Brasil.

A publicação da convocatória está disponível no site da CAF, por meio do link https://bit.ly/3b8qYRt. A supervisão das consultorias será realizada de forma conjunta por equipes técnicas da CAF e do Semasa. A execução de todas as obras, caso elas sejam viabilizadas, será de responsabilidade da autarquia.

Como os recursos são a fundo perdido, todo o processo de seleção e contratação segue as normativas internas da CAF, e não da lei brasileira de licitações e contratações.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...

Santo André realiza atividades em comemoração à Semana Mundial do Brincar

22/05/2024: Santo André realiza atividades em comemoração à Semana Mundial do Brincar

Evento do Semasa visa estimular a criatividade e contato das crianças com a natureza Santo André, 22 de maio de 2024 – A equipe da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove no próximo domingo (26) uma agenda cheia de atividades e brincadeiras em celebração à Semana Mundial do Brincar. O evento ocorrerá no Parque do Pedroso, das 9h às 11h e das 14h às 16h, e terá contação...