10/05/2021 Parquedo Pedroso vai ganhar wi-fi e câmeras de monitoramento

Melhorias fazem parte do pacote de compensação ambiental que a área verde tem recebido

Santo André, 10 de maio de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inicia este mês serviços e obras para implantação de wi-fi e câmeras de monitoramento no Parque Natural do Pedroso.Os novos serviços fazem parte do pacote de melhorias que a área verde tem recebido desde o ano passado, por meio de compensação ambiental, e integram o plano de ação de revitalização do local. Mais de R$ 1 milhão já foi investido na Unidade de Conservação, desde que as primeiras intervenções tiveram início, com o cercamento de parte do perímetro do parque.

Nesta nova etapa, os frequentadores terão acesso à internet rápida e sem fio, com a instalação da rede de wi-fi em toda a área da visitação. Além disso, o sistema de monitoramento por câmeras vai garantir mais segurança aos visitantes e à equipe que atua diariamente no Pedroso. “As câmeras vão possibilitar o acompanhamento ao vivo da área, facilitando o trabalho da coordenação do local, e também vão coibir possíveis crimes ambientais, como descarte irregular de resíduos e queima de vegetação, além de invasões, depredações e até mesmo abandono de animais”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. A previsão da autarquia é de que a instalação dos dois sistemas seja finalizada em 90 dias.

Grafite – Entre março e abril, diversas áreas do Parque do Pedroso, como a marquise, vestiários, quadra, sanitários e outros pontos da área de visitação, ganharam um colorido especial: os artistas Marcos David e Puma, do grupo Guerra de Cores, produziram murais em grafite com elementos que remetem à fauna e à flora do parque.

Os murais são instagramáveis e a população aprovou. “É um ato muito positivo para o parque, que tem uma paisagem linda.  Eu mesmo sempre passo por aqui e nunca tirei foto da marquise, mas fiz isso agora porque a pintura me chamou a atenção. Isso traz inspiração e alegria para quem vê, o que inibe até pichações”, comentou o aposentado Odilon Ferreira Santana, 66, morador do bairro Jardim Santo André.

Revitalização e melhorias – Foram finalizados os serviços de reforma completa do prédio administrativo (localizado em frente ao playground), onde serão alocadas as equipes do Semasa que atuam no Parque, além da reforma dos vestiários e do depósito usados pelos funcionários.

Os sanitários do público e o bebedouro também foram revitalizados e ganharam nova pintura. Foi construída uma área exclusiva para empréstimo das grelhas das churrasqueira e todo o quadro elétrico foi substituído.

Ainda por meio de compensação ambiental, o Semasa adquiriu uma nova tabela de basquete para a quadra e recebeu novos equipamentos para manutenção da área verde, como serras e roçadeiras.  Também foram concluídos os trabalhos de parte do cercamento da Unidade de Conservação, no trecho inicial do parque junto à área urbana, com o objetivo de reduzir o descarte irregular de resíduos e possíveis invasões da área de mata.

O Parque Natural do Pedroso foi reaberto ao público nesta última atualização da Fase de Transição do Plano SP. Os frequentadores do espaço devem usar máscara e manter o distanciamento social. O parque fica na Estrada do Pedroso, s/n, e está aberto de domingo a domingo, das 8h às 16h.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...