24/05/2016 Santo André recebe obras de saneamento por meio de contrapartida dos empreendimentos imobiliários da cidade

Serviços foram planejados dentro dos Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs) e são fiscalizados pelo Semasa

Santo André, 24 de maio de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está fiscalizando a implantação na cidade, por cinco empreendedores privados, de um novo piscinão e de mais 6.500 metros de redes, sendo 3.600 metros de água, 1.850 metros de rede de esgoto e 1.030 metros de galerias de água pluviais. As obras, executadas também por exigência do Semasa, se mostraram necessárias a partir dos Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs), uma exigência legal que as construtoras devem cumprir quando seu empreendimento vai causar grande interferência no entorno.

Atualmente, estão a todo vapor obras na avenida Industrial e no bairro Jardim . Para compensar os impactos causados pelos empreendimentos Jardim Park e Cidade Viva, na Industrial, as construtoras Brookfield e Odebrecht, respectivamente, estão implantando novas redes de água e de esgoto e galerias de águas pluviais.

“As redes implantadas não serão exclusivas dos novos empreendimentos. Muito pelo contrário, elas permitem a interligação com as redes já existentes nos bairros pelas quais passam. Essa é a nossa exigência. No caso da rede de água, por exemplo, a garantia é a melhora no abastecimento de água de regiões abastecidas pelo reservatório Gonzaga”, explica o diretor de Planejamento e Obras do Semasa, Roberto Silveira Jr. Na Industrial e no bairro Jardim, só a Odebrecht está construindo 1.400 metros de redes de água, além de 70 metros de rede esgoto e 300 metros de galerias de águas pluviais. Já a Brookfield faz outros mil metros de rede de água na avenida.

As obras de compensação são realizadas sem custo para o Semasa ou mesmo para a Prefeitura. A fiscalização do poder público, porém, garante a qualidade do trabalho e do material empregado. No final da construção, a obra passa a fazer parte do patrimônio público da cidade.

Novo piscinão – Outra obra importante de compensação é o novo piscinão na Vila Homero Thon. Executado pela Brookfield em contrapartida à construção do complexo Atrium (shopping e torres comerciais e residenciais), o tanque, que entrará em operação no próximo verão, é subterrâneo e tem capacidade para 2.300m³ de água pluvial. Localizado ao lado do complexo, entre a rua Maestro Leonid Urbenin e avenida Giovani Batista Pirelli, o equipamento será uma importante ferramenta no combate às enchentes na região. Sobre o piscinão será construída uma praça e, em seu entorno, já foram implantadas novas redes de drenagem, água e esgoto.

As construtoras MRV, Conx e Queirós Galvão também executam obras de compensação na cidade fiscalizadas pelo Semasa. As empresas estão erguendo edifícios em Utinga, no Parque das Nações e na Vila Curuçá, respectivamente, e fazem extensão das redes de água, esgoto e drenagem na região. As três companhias são responsáveis por 1.380 metros de novas redes de água, 750 metros de galerias de águas pluviais e 1.780 metros de nova rede de esgoto.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro

24/03/2023: Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro

Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro Estabelecimentos foram autuados repetidas vezes pela Fiscalização Ambiental do Semasa por excesso de ruído Santo André – 24 de março de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou operação na manhã desta sexta-feira (24) para apreender equipamentos e caixas de som de quatro bares da região do Centro de Santo André. A ação contou com apoio da Guarda Civil...

Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

23/03/2023: Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

Aterro Sanitário administrado pelo Semasa também é um dos melhores equipamentos públicos da Região Metropolitana Santo André, 18 de março de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André é a melhor do Estado de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Com nota 9,38, a avaliação estadual classifica os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento...

Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

21/03/2023: Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

Ações do Semasa ocorreram em parceria com a GCM e a PM Santo André, 21 de março de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou nova operação neste último final de semana (dias 17 e 18/3) para combater os problemas de poluição sonora na cidade e autuou 28 estabelecimentos por ruído excessivo. A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, efetuando vistorias em 15 bairros:...

Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

17/03/2023: Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

Semasa chegou a gastar mais de R$ 100 mil por ano com serviços de limpeza na Avenida Cândido Camargo Santo André, 17 de março de 2023 – Passados seis meses desde a abertura da Estação de Coleta Ana Maria, no Jardim Ana Maria, em Santo André, o ecoponto sanou um problema antigo: o ponto de descarte irregular de resíduos que existia há mais de 15 anos na Avenida Cândido Camargo, no próprio terreno onde foi construído o equipamento. Morador...