02/12/2015 Caminhada marca entrega de novo trecho da canalização do córrego Guaixaya neste domingo (6)

Santo André, 2 de dezembro de 2015 – No próximo domingo, 6 de dezembro, uma caminhada vai marcar a inauguração do segundo trecho da canalização do córrego Guaixaya, na Avenida das Nações. A cerimônia terá início às 9h. A Prefeitura de Santo André colocará à disposição das crianças brinquedos infláveis e o caminhão da Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), autarquia responsável pela obra no córrego, também estará presente.

Este segundo trecho do Guaixaya concluído e entregue à população compreende a extensão entre as ruas Estônia/América do Sul e Jorge Beretta/Eduardo Prado. Concluída em outubro, a obra representa mais 700 novos metros canalizados e pavimentados para a população do Parque Erasmo Assunção.

A primeira extensão, inaugurada em abril, compreendeu outros 700 metros, entre o córrego Oratório e a Rua América do Sul/Estônia. Com este trecho finalizado, cerca de 90% da canalização está concluída, restando apenas a foz do córrego Guaixaya e uma passagem de dutos, ambas entre a rua e o córrego Oratório. A previsão de início deste trecho final é fevereiro de 2016, com término previsto para agosto do mesmo ano.

Maior obra contra enchentes de Santo André – A canalização do córrego Guaixaya é a maior obra contra enchentes em execução em Santo André atualmente. As intervenções têm o objetivo de melhorar o escoamento de água e diminuir a incidência de cheias na região.

O projeto consiste na ampliação da calha e na recuperação hidráulica de 1.550 metros do córrego, entre a rua Eduardo Prado e o córrego Oratório. A ampliação da calha varia ao longo do trecho que será recuperado: com 3,3m de altura, ela inicia com 5m de largura na Rua Eduardo Prado e chega a 7m na confluência com o córrego Oratório.

As intervenções beneficiarão diretamente cerca de 160 mil moradores dos bairros Parque Erasmo Assunção, Parque Oratório e Parque Novo Oratório. Indiretamente, o benefício da obra é bem maior, principalmente para o tráfego de veículos. Financiada pela Caixa Econômica Federal com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra prevê um investimento de R$ 28,3 milhões.

Serviço
O que: Inauguração do 2º trecho de canalização do córrego Guaixaya, com caminhada
Ponto de encontro: av. das Nações, entre as ruas Jorge Beretta e Eduardo Prado
Quando: domingo, dia 6 de dezembro

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...