28/07/2015 Cerca de 80% das escolas do Programa Reágua reduzem o consumo em Santo André

Santo André, 27 de julho de 2015 – Quase 80% das escolas municipais que participam do Programa Reágua (Programa Estadual de Recuperação de Águas) já conseguiram reduzir o seu consumo. Levantamento do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que acompanhou o consumo nas unidades escolares da cidade que integram o Reágua , mostra que das – 29 creches e 44 Emeifs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) que participam do programa em Santo André, 57 conseguiram reduzir o consumo de água, quando comparado com os mesmos períodos de 2012, no início do programa. A análise utilizou os dados de junho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2014 e de março de 2015.

O Semasa, por meio do DMO (Departamento de Manutenção e Operação), concluiu em maio a primeira fase de implantação dos equipamentos hidráulicos em 11 creches e 15 Emeifs. Foram substituídas 277 torneiras simples por modelos temporizados, mais econômicos, além da instalação de reguladores de vazão e flexíveis, em algumas das unidades.

Paralelamente, a autarquia instalou hidrômetros telemétricos, que permitem o acompanhamento do consumo à distância, além de ter realizado varreduras nas redes de água utilizando o geofone, aparelho que permite localizar vazamentos subterrâneos. A ideia da autarquia é dar continuidade à substituição das peças hidráulicas ainda este ano, contemplando as demais escolas.

Merendeiras – Além das medidas técnicas, as ações de Educação Ambiental também vão continuar em julho. Agora, a equipe da Gema (Gerência de Educação e Mobilização Ambiental) do Semasa, com apoio da Craisa, fará um trabalho de sensibilização com as merendeiras das unidades escolares. Estas profissionais vão participar de palestra sobre o uso consciente da água e de uma visita a ETA (Estação de Tratamento de Água) Guarará.

Sobre o Reágua – O Programa Reágua prevê melhorias em creches e Emeifs da cidade. Em 2013, o Semasa analisou todos os equipamentos hidráulicos das escolas e verificou o consumo médio e os vazamentos. O Reágua utiliza como parâmetro um consumo de 14 litros por dia/aluno. Em algumas escolas, porém, o gasto variava entre 40 e 50 litros/dia/aluno.
Também foram realizadas ações educativas, com orientação de alunos, professores e da comunidade por meio da educação ambiental do Semasa. Os recursos para o programa são da ordem de R$ 1,5 milhão, provenientes do Banco Mundial.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa entrega quadras poliesportivas de areia e área de convivência no Parque do Pedroso

26/11/2023: Semasa entrega quadras poliesportivas de areia e área de convivência no Parque do Pedroso

Pacote de melhorias inclui postes de iluminação solar, pista de acesso e placas com nova identidade visual da Unidade de Conservação Santo André, 26 de novembro de 2023 – Pé na areia, esporte, lazer, diversão e sustentabilidade. Assim foi a última edição do ano do Domingo no Pedroso, atividade promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) neste domingo (26) e que, desta vez, ainda contou com a entrega das obras de revitalização das quadras poliesportivas...

Parque do Pedroso ganha novas quadras poliesportivas e área de convivência neste domingo

23/11/2023: Parque do Pedroso ganha novas quadras poliesportivas e área de convivência neste domingo

Entrega ocorre durante o Domingo no Pedroso, que conta ainda com atividades ambientais e de lazer para toda a população Santo André, 23 de novembro de 2023 – O Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, recebe a última edição do ano do Domingo no Pedroso, neste próximo dia 26/11. Além das atividades de lazer e de educação ambiental, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) também vai realizar a entrega das novas quadras poliesportivas,...

Importância do contato de crianças com a natureza é tema de minicurso do Semasa

15/11/2023: Importância do contato de crianças com a natureza é tema de minicurso do Semasa

Atividade gratuita ocorre em formato híbrido e tem vagas limitadas Santo André, 15 de novembro de 2023 – Reconhecendo os inúmeros benefícios que o contato com a natureza proporciona às pessoas, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental está com inscrições abertas para o minicurso “Bem me quer: Vivenciando a Natureza na Infância”. A formação é híbrida, conta com conteúdos on-line e um encontro presencial e ocorre...

Santo André realiza blitz em veículos a diesel para combater emissão de poluentes

15/11/2023: Santo André realiza blitz em veículos a diesel para combater emissão de poluentes

Ação integra o ProAr e ocorre até o fim da semana em diversos endereços da cidade Santo André, 15 de novembro de 2023 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do ProAr (Programa de Qualidade do Ar), realiza mais uma etapa de atividades nesta semana. Começaram as blitze de fiscalização de fumaça preta em veículos a diesel que integram a frota circulante do município. As ações, conduzidas pela Fiscalização Ambiental, ocorrem ao longo...