28/07/2015 Cerca de 80% das escolas do Programa Reágua reduzem o consumo em Santo André

Santo André, 27 de julho de 2015 – Quase 80% das escolas municipais que participam do Programa Reágua (Programa Estadual de Recuperação de Águas) já conseguiram reduzir o seu consumo. Levantamento do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que acompanhou o consumo nas unidades escolares da cidade que integram o Reágua , mostra que das – 29 creches e 44 Emeifs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) que participam do programa em Santo André, 57 conseguiram reduzir o consumo de água, quando comparado com os mesmos períodos de 2012, no início do programa. A análise utilizou os dados de junho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2014 e de março de 2015.

O Semasa, por meio do DMO (Departamento de Manutenção e Operação), concluiu em maio a primeira fase de implantação dos equipamentos hidráulicos em 11 creches e 15 Emeifs. Foram substituídas 277 torneiras simples por modelos temporizados, mais econômicos, além da instalação de reguladores de vazão e flexíveis, em algumas das unidades.

Paralelamente, a autarquia instalou hidrômetros telemétricos, que permitem o acompanhamento do consumo à distância, além de ter realizado varreduras nas redes de água utilizando o geofone, aparelho que permite localizar vazamentos subterrâneos. A ideia da autarquia é dar continuidade à substituição das peças hidráulicas ainda este ano, contemplando as demais escolas.

Merendeiras – Além das medidas técnicas, as ações de Educação Ambiental também vão continuar em julho. Agora, a equipe da Gema (Gerência de Educação e Mobilização Ambiental) do Semasa, com apoio da Craisa, fará um trabalho de sensibilização com as merendeiras das unidades escolares. Estas profissionais vão participar de palestra sobre o uso consciente da água e de uma visita a ETA (Estação de Tratamento de Água) Guarará.

Sobre o Reágua – O Programa Reágua prevê melhorias em creches e Emeifs da cidade. Em 2013, o Semasa analisou todos os equipamentos hidráulicos das escolas e verificou o consumo médio e os vazamentos. O Reágua utiliza como parâmetro um consumo de 14 litros por dia/aluno. Em algumas escolas, porém, o gasto variava entre 40 e 50 litros/dia/aluno.
Também foram realizadas ações educativas, com orientação de alunos, professores e da comunidade por meio da educação ambiental do Semasa. Os recursos para o programa são da ordem de R$ 1,5 milhão, provenientes do Banco Mundial.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

26/05/2023: Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

Ecoponto especial no centro de compras foi viabilizado por meio de parceria entre o Semasa, o Atrium e as empresas Reciclo e Circular Brain Vídeo: https://we.tl/t-ctHZheG5G4 Santo André, 26 de maio de 2023 – Os resíduos eletrônicos são um dos tipos de lixo que mais crescem no mundo e o Brasil já é o quinto maior gerador desses resíduos no mundo. Um problema global, que depende de iniciativas locais para que a destinação ambientalmente correta seja eficiente. Por isso...

Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

22/05/2023: Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e conta com trabalhos de todo o país Santo André, 22 de maio de 2023 – Para compartilhar a experiência de Santo André em relação às políticas públicas voltadas à valorização dos catadores de material reciclável, representantes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentaram nesta segunda-feira (22) trabalho técnico durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes (Associação Brasileira...

Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

22/05/2023: Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

Ação conduzida pela Fiscalização Ambiental do Semasa ocorreu nos dias 19, 20 e 21/5 Santo André, 22 de maio de 2023 – Santo André segue empenhada em garantir o sossego da população e combater os problemas relacionados ao barulho excessivo em estabelecimentos comerciais. Neste último final de semana, entre sexta-feira e domingo (dias 19, 20 e 21/5), a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) atuou 26 bares, tabacarias e adegas por...

Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

18/05/2023: Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

Semasa apresentou na visita técnica o funcionamento do Aterro Sanitário e de Estações de Coleta Santo André, 18 de maio de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André, gerenciada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue sendo exemplo para outros órgãos e entidades. Nesta quinta-feira (18), a autarquia recebeu a visita de uma equipe da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), para conhecer mais sobre os serviços...