26/03/2015 Semasa interdita cinco imóveis no Bangu por risco de explosão

Santo André, 26 de março de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), através da Defesa Civil, interditou na última terça-feira cinco imóveis vizinhos na rua dos Aliados, no Bangu, por causa do risco de explosão e de incêndio provocados pelo vazamento de gasolina para a rede de água pluvial. A suspeita é tratar-se de vazamento de um posto de combustíveis, que está entre os prédios interditados.

O vazamento de gasolina foi constatado pelo Corpo de Bombeiros, que acionou o Semasa no últmo dia 17. O proprietário de uma empresa de brindes, na rua dos Aliados, 36, foi quem primeiro percebeu o forte cheiro de gasolina no ralo de água pluvial do piso inferior do seu prédio. No local, o Semasa constatou que o vazamento provavelmente parte do Posto de Serviço 593 (rua dos Aliados, 2, esquina com rua Oratório), a cerca de 10 metros da empresa.

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), responsável pelo licenciamento ambiental de postos de combustíveis no Estado, foi acionada pelo Semasa no mesmo dia 17. A companhia estadual determinou que o proprietário do posto realizasse várias ações para solucionar o vazamento e eliminar o risco, mas as medidas foram cumpridas parcialmente.

No dia seguinte, a Cetesb voltou ao local e emitiu um “Auto de Inspeção”, sem indicar providências, que tenham chegado ao conhecimento do Semasa, para sanar os riscos de explosão, que poderia envolver diversos imóveis no entorno.

A Defesa Civil continuou a monitorar o local, mas na terça, dia 24, em nova vistoria com a presença de agentes da Cetesb, foi constatado que ainda havia produto químico (provavelmente gasolina) na rede pluvial, acentuada concentração de gases e risco de explosão no subsolo da empresa da Aliados, 36. O prédio foi imediatamente desocupado e o maquinário e a energia elétrica, desligados.

Como aparentemente o combustível percola pelo solo dos imóveis vizinhos, por medida preventiva, a Defesa Civil interditou totalmente o posto e os quatro imóveis vizinhos. Todos os prédios interditados ficam na rua dos Aliados, numerais 2, 18, 20, 36 (térreo e subsolo) e 36 (andar superior).

Hoje, a Cetesb foi novamente acionada pelo Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, que pede informações e orientações para subsidiar a autarquia sobre as providências adotadas e o andamento do caso.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...

Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

02/02/2024: Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

Município do interior de São Paulo já é o segundo deste ano a se interessar pela iniciativa andreense Santo André, 1º de fevereiro de 2024 – O programa Moeda Verde segue conquistando os olhares e as atenções dos gestores públicos do Estado. Nesta quinta-feira (1º), representantes da cidade de João Ramalho estiveram em Santo André para conhecer de perto a iniciativa andreense que troca resíduos recicláveis por alimentos hortifrútis, contribuindo para a limpeza do município, o bem-estar e qualidade...