26/03/2015 Semasa interdita cinco imóveis no Bangu por risco de explosão

Santo André, 26 de março de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), através da Defesa Civil, interditou na última terça-feira cinco imóveis vizinhos na rua dos Aliados, no Bangu, por causa do risco de explosão e de incêndio provocados pelo vazamento de gasolina para a rede de água pluvial. A suspeita é tratar-se de vazamento de um posto de combustíveis, que está entre os prédios interditados.

O vazamento de gasolina foi constatado pelo Corpo de Bombeiros, que acionou o Semasa no últmo dia 17. O proprietário de uma empresa de brindes, na rua dos Aliados, 36, foi quem primeiro percebeu o forte cheiro de gasolina no ralo de água pluvial do piso inferior do seu prédio. No local, o Semasa constatou que o vazamento provavelmente parte do Posto de Serviço 593 (rua dos Aliados, 2, esquina com rua Oratório), a cerca de 10 metros da empresa.

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), responsável pelo licenciamento ambiental de postos de combustíveis no Estado, foi acionada pelo Semasa no mesmo dia 17. A companhia estadual determinou que o proprietário do posto realizasse várias ações para solucionar o vazamento e eliminar o risco, mas as medidas foram cumpridas parcialmente.

No dia seguinte, a Cetesb voltou ao local e emitiu um “Auto de Inspeção”, sem indicar providências, que tenham chegado ao conhecimento do Semasa, para sanar os riscos de explosão, que poderia envolver diversos imóveis no entorno.

A Defesa Civil continuou a monitorar o local, mas na terça, dia 24, em nova vistoria com a presença de agentes da Cetesb, foi constatado que ainda havia produto químico (provavelmente gasolina) na rede pluvial, acentuada concentração de gases e risco de explosão no subsolo da empresa da Aliados, 36. O prédio foi imediatamente desocupado e o maquinário e a energia elétrica, desligados.

Como aparentemente o combustível percola pelo solo dos imóveis vizinhos, por medida preventiva, a Defesa Civil interditou totalmente o posto e os quatro imóveis vizinhos. Todos os prédios interditados ficam na rua dos Aliados, numerais 2, 18, 20, 36 (térreo e subsolo) e 36 (andar superior).

Hoje, a Cetesb foi novamente acionada pelo Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, que pede informações e orientações para subsidiar a autarquia sobre as providências adotadas e o andamento do caso.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...