25/03/2015 Obra do Guaixaya terá pisos táteis, guias rebaixadas e reforma da passarela

Santo André, 25 de março de 2015 – Em vistoria hoje pela manhã às obras de canalização do córrego Guaixaya, na avenida das Nações, o prefeito Carlos Grana e o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr., anunciaram três novidades do projeto: pisos táteis e guias rebaixadas nas calçadas das ruas América do Sul e Estônia e reconstrução das duas passarelas que cruzam o córrego. Os trabalhos vão garantir maior mobilidade para os moradores da região, principalmente os pedestres e entre eles os que têm mobilidade reduzida.

GUAI10

 

As duas passarelas de madeira que cruzavam a via serão reconstruídas no mesmo ponto onde antes estavam, mas agora em estrutura metálica. Já os pisos táteis são especiais para deficientes visuais, e as guias serão rebaixadas e adaptadas em esquinas e pontos de ônibus, pensando nos pedestres com mobilidade reduzida.

A canalização do Guaixaya, a maior intervenção contra enchentes atualmente em execução em Santo André, consiste na ampliação da calha e na recuperação hidráulica de 1.550 metros do córrego, entre a Rua Eduardo Prado e o córrego Oratório. Em abril será entregue a primeira fase da obra, um trecho que compreende 700 metros do córrego já canalizados e com as margens recuperadas. Além disso, o pavimento das duas pistas da avenida das Nações está sendo refeito e serão instalados novos gradis de proteção.

GUAI20

A obra começou em agosto de 2013, com a elaboração do projeto executivo. Até julho deste ano, serão ainda finalizados os dois outros trechos, entre as ruas América do Sul e Eduardo Prado e entre a rua Oratório e o córrego do mesmo nome. Financiada pela Caixa Econômica Federal com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra terá investimentos da ordem de R$ 34 milhões. As intervenções vão beneficiar cerca de 150 mil moradores dos bairros Parque Erasmo Assunção, Parque Oratório e Parque Novo Oratório, além de motoristas e usuários de transporte público.

Durante a vistoria, o prefeito conversou sobre as mudanças e melhorias com comerciantes e moradores da região. Edmea Ronché mora na avenida das Nações há 46 anos – desde que nasceu – e recentemente montou seu comércio no mesmo local. Ela faz parte da comissão de agentes multiplicadores do Guaixaya, composta por moradores do bairro para acompanhar as obras, e já está sentindo as melhorias da intervenção.

“O medo da enchente acabou. Antes, nós tínhamos receio em sair de casa, viajar, voltar e descobrir que perdemos tudo para a água. Hoje isso não acontece mais”, contou ao prefeito, que manifestou satisfação e sensação de dever cumprido. “Embora o projeto ainda não esteja concluído, já é possível perceber a mudança”, disse Grana.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André leva boas práticas da gestão de resíduos sólidos para congresso em Minas Gerais

21/09/2023: Santo André leva boas práticas da gestão de resíduos sólidos para congresso em Minas Gerais

Semasa apresentou, nesta semana, cinco trabalhos técnicos em evento promovido pela Assemae Santo André, 21 de setembro de 2023 – Programas, projetos, obras e outras ações reconhecidas por fortalecer a gestão integrada de resíduos sólidos de Santo André foram expostos, nesta semana, em um evento que reuniu autarquias de todo o Brasil. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) participou do 51º Congresso da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), em Poços de Caldas,...

Santo André cria plano municipal para subsidiar políticas públicas aos catadores de recicláveis

06/09/2023: Santo André cria plano municipal para subsidiar políticas públicas aos catadores de recicláveis

Iniciativa é inédita no ABC e visa desenvolver ações baseadas em desenvolvimento humano, capacitação profissional e geração de trabalho e renda Santo André, 6 de setembro de 2023 – A Prefeitura de Santo André instituiu, por meio do decreto nº 18.135, o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis. Trata-se de uma iniciativa inédita na região do ABC para formular políticas públicas a esses profissionais, por meio de três eixos principais: desenvolvimento humano, capacitação profissional e...

Trilhas no Parque do Pedroso sensibilizam população para as questões ambientais

04/09/2023: Trilhas no Parque do Pedroso sensibilizam população para as questões ambientais

Cerca de 200 pessoas participaram de passeios monitorados pelo Semasa na maior Unidade de Conservação de Santo André Santo André, 4 de setembro de 2023 – Cuidar do nosso planeta é fundamental para garantir um futuro mais sustentável e saudável para as próximas gerações. Com esse foco, e visando sensibilizar a população para a importância do contato com a natureza, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove trilhas monitoradas no Parque do Pedroso, a maior...

Santo André abre 26ª Estação de Coleta no Jardim Cristiane

25/08/2023: Santo André abre 26ª Estação de Coleta no Jardim Cristiane

Localizado na Avenida José Fernando de Medina Braga, ecoponto entrou em operação nesta sexta-feira Santo André, 25 de agosto de 2023 – Após acompanhar todo o processo de construção da Estação de Coleta Jardim Cristiane, agora o aposentado Heitor Menarbino, de 73 anos, vai poder utilizar o ecoponto, ajudando, inclusive, a orientar quem ainda não sabe como funciona o equipamento público. Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...