25/02/2015 Economia de água em condomínios

A economia de água em prédios e condomínios pode ser um tanto complicada, pois, em muitos locais, as ligações não são individualizadas. Por conta disso, o Semasa listou uma série de dicas que podem ser adotadas por estes empreendimentos com o objetivo de economizar água.

  • Uma campanha de conscientização é sempre útil. Espalhe nas áreas comuns e elevadores cartazes com dicas e avisos sobre economia de água. Antes de tudo, a responsabilidade pelo uso consciente deste recurso natural, é de todos. No site do Semasa, na área de campanhas, é possível baixar e imprimir os cartazes com dicas de economia de água. Se puder, faça cópias menores e distribua individualmente nas unidades condominiais, ou até mesmo por e-mail aos moradores. Se a ideia é diminuir o consumo, é necessário que as pessoas entendam o sentido da campanha.
  • Proponha, dentro das reuniões de condomínio, a troca da conta de água de consumo coletivo pela de consumo individual. Essa é uma das causas que levam os moradores a serem pouco conscientes, já que não têm noção do quanto gastam mensalmente (pois a conta está inclusa nas despesas de condomínio).
  • Em Santo André, o Semasa orienta os novos grandes empreendimentos sobre os procedimentos para realizar as ligações de água. Algumas especificações estão em nosso site.
  • A Lei Municipal 8.967/2007 determina a obrigatoriedade da individualização dos hidrômetros para os novos empreendimentos. Já o decreto 15.740/2008 regulamenta a Lei.
  • A lei estabelece que os prédios construídos a partir 03/11/2007 devem ter ligações individuais.
  • Segundo o decreto, todo projeto arquitetônico de condomínios, residenciais e não residenciais, deverá ter seu respectivo projeto hidráulico submetido à aprovação do Semasa, atendendo a diversas especificações. Todas as informações necessárias podem ser obtidas nos nossos Postos de Atendimento.
  • É facultado aos condomínios, residenciais e não residenciais, concluídos ou cujos projetos tenham sido aprovados pela Prefeitura Municipal de Santo André antes de 03/11/2007 promover ajustes a fim de possibilitar a individualização do sistema de medição. A individualização de medição deverá atender aos parâmetros estabelecidos no Decreto 15.740. O requerimento deve ser acompanhado de declaração de interesse do empreendedor ou dos condôminos por meio de ata da Assembleia.
  • Promova a instalação de arejadores nas torneiras comuns do prédio. Estes equipamentos podem reduzir o consumo em até 40%. Se for possível, distribua estes equipamentos entre os moradores ou promova a compra coletiva deles, a fim de baratear o custo. Desta forma, as unidades individuais também podem fazer uso destes produtos nas torneiras internas.
  • Procure trocar as descargas dos banheiros comuns por equipamentos mais econômicos.
  • Caso o local possua piscina, deixá-la coberta quando não há utilização diminui a evaporação da água e adia a necessidade de troca. Cerca de 90% da água das piscinas é perdida ao mês pela evaporação. Utilizar uma capa evita também o depósito de folhas e outros resíduos. Uma piscina limpa precisa de menos trocas de água. Revisar bombas e filtros é fundamental, pois o mau funcionamento deles pode ocasionar um gasto de água ainda mais elevado.
  • Se possível, adote um esquema para captar e reservar água de chuva. Este recurso poderá ser utilizado para lavagem das calçadas, garagens, rega de plantas e limpeza das áreas comuns do edifício. Trabalhe para conscientizar os prestadores de serviço sobre a preocupação com a economia de água.
  • Realize inspeções periódicas nas instalações hidráulicas do condomínio. Vistorias frequentes permitem que vazamentos possam ser localizados e consertados mais rapidamente, diminuindo o desperdício de água.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro

24/03/2023: Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro

Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro Estabelecimentos foram autuados repetidas vezes pela Fiscalização Ambiental do Semasa por excesso de ruído Santo André – 24 de março de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou operação na manhã desta sexta-feira (24) para apreender equipamentos e caixas de som de quatro bares da região do Centro de Santo André. A ação contou com apoio da Guarda Civil...

Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

23/03/2023: Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

Aterro Sanitário administrado pelo Semasa também é um dos melhores equipamentos públicos da Região Metropolitana Santo André, 18 de março de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André é a melhor do Estado de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Com nota 9,38, a avaliação estadual classifica os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento...

Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

21/03/2023: Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

Ações do Semasa ocorreram em parceria com a GCM e a PM Santo André, 21 de março de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou nova operação neste último final de semana (dias 17 e 18/3) para combater os problemas de poluição sonora na cidade e autuou 28 estabelecimentos por ruído excessivo. A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, efetuando vistorias em 15 bairros:...

Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

17/03/2023: Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

Semasa chegou a gastar mais de R$ 100 mil por ano com serviços de limpeza na Avenida Cândido Camargo Santo André, 17 de março de 2023 – Passados seis meses desde a abertura da Estação de Coleta Ana Maria, no Jardim Ana Maria, em Santo André, o ecoponto sanou um problema antigo: o ponto de descarte irregular de resíduos que existia há mais de 15 anos na Avenida Cândido Camargo, no próprio terreno onde foi construído o equipamento. Morador...