17/04/2014 Prevenção e ação integrada evitam danos das chuvas de verão

Santo André, 17 de abril de 2014 – Um total de 1.314 ocorrências, envolvendo 169 pessoas, foram atendidas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), através da Defesa Civil, durante as últimas chuvas de verão. Oito famílias ficaram desalojadas e apenas uma precisou de abrigo.

Os números fazem parte do balanço do Plano Operação Chuvas de Verão (POCV), que começou em 1º de dezembro de 2013 e se encerrou no último dia 15.

Em relação ao período 2012/2013, quando houve 1.662 atendimentos, a queda no número de ocorrências foi de 21%. Os dados também são positivos na comparação com o número de vítimas: no período anterior, foram 618 famílias desalojadas e 22 desabrigadas.

Para a diretora do Departamento de Defesa Civil, Débora Diogo, a redução no número de atendimentos em comparação com o período anterior foi uma consequência do planejamento realizado durante 2013, das ações preventivas e da integração das equipes envolvidas, que evitaram danos maiores.

“As equipes trabalharam todos os dias de forma integrada e durante todo o ano. Também recebemos equipamentos (pluviômetros) para monitoramento das chuvas, o que ajudou nas ações preventivas, além de material para dar assistência rápida às possíveis vítimas”, disse.

Trabalho constante

A prevenção foi feita antes, mas também durante o período de chuvas. Só nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, mais de 686 mil m² de córregos e piscinões foram capinados e roçados e 17.735 bocas-de-lobo foram limpas. Além disso, pela primeira vez, a Defesa Civil enviou alertas de chuva via SMS para moradores interessados. Foram mais de 16.600 alertas enviados.

A Defesa Civil também realizou 274 interdições preventivas em imóveis de áreas de risco muito alto, apontados em análise do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Desses, a Prefeitura já removeu 162 famílias, que estão recebendo aluguel social até que os projetos habitacionais previstos sejam realizados para atendê-las.

Isenção facilitada

Para facilitar a vida de quem teve o imóvel atingido por um alagamento, Prefeitura e Semasa também adotaram um requerimento único para solicitar desconto na conta de água e isenção de IPTU. Tais direitos já eram garantidos por lei municipal, mas as vítimas tinham de fazer o pedido com solicitações e lugares diferentes. O requerimento único atendeu a uma solicitação de moradores de áreas suscetíveis às inundações.

Janeiro chuvoso

Das ocorrências atendidas, 634 (48%) foram em janeiro, principalmente em decorrência de inundações, com 108 pessoas assistidas (64% do total do período).  Janeiro foi o mês que registrou o maior índice acumulado de chuvas na região (367,2 mm), mas uma tempestade no dia 28 dezembro também provocou inundação na Vila América e alagamento na Vila Palmares.

Deslizamentos e desabamentos também ocorreram em janeiro no Jardim Cipreste e no Jardim Santo André.A família desabrigada foi levada ao Cesa Cata Preta, onde ficou por dois dias.

Em março e abril também ocorreram mais chuvas que em anos anteriores, mas fevereiro foi mais seco e quente em comparação ao ano anterior.

Assistência Humanitária

Das 169 pessoas assistidas durante todo POCV, a maior parte é moradora da comunidade Maurício de Medeiros (81) e da Vila América (61). Foram entregues às famílias desalojadas pelas chuvas 34 cestas básicas, 86 colchões e 57 cobertores, além de lençóis e kits de limpeza e de higiene pessoal.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...