13/03/2014 Semasa participa da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Grande ABC

Evento será realizado pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC em Mauá

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) participa, amanhã e sábado, da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Grande ABC. Realizada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Grupo de Trabalho Defesa Civil, o evento acontece no Teatro Municipal de Mauá (Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia, Mauá) e é aberto a todos que tiverem interesse pelo tema.

O objetivo do encontro é promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relativas à Defesa Civil do Grande ABC, definindo propostas e diretrizes da região para as etapas estadual e nacional e colocando em prática as mudanças previstas pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil  (Lei Federal 12.608/12), com adoção de medidas preventivas e atenuantes necessárias à redução dos riscos de desastres.

A Conferência Intermunicipal também elege delegados e prepara os sete municípios do Grande ABC para a 1ª Conferência Estadual, que será em abril, e para a 2ª Conferência Nacional, em maio.

O tema da Conferência em 2014 é “Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional”, que expressa as ações integradas de prevenção, conhecimento do risco e capacitação dos agentes de Defesa Civil e das comunidades.

Além de compor a comissão organizadora do evento, o Departamento de Defesa Civil (DDC) do Semasa estará no encontro com a maior parte da sua equipe técnica e operacional. Representantes dos Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) de cada área de risco da cidade também estarão presentes na Conferência, fortalecendo a participação da sociedade civil na discussão.

 

No sábado, a diretora do DDC, Débora Diogo, será a orientadora do Eixo Temático “Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil” e o gerente operacional Samir Geleilete será o orientador do Eixo Temático “Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil”. Os demais Eixos são: “Gestão integrada de riscos e resposta a desastres”, e “Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes”.

Falarão na abertura do evento, na sexta-feira, o prefeito de Mauá, Donisete Braga, e o secretário executivo do Consórcio, Luís Paulo Bresciani. Na sequência, o professor doutor Fernando Rocha Nogueira, da UFABC, fará a palestra magna com tema “Novos Paradigmas para a Proteção e Defesa Civil”. O superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Júnior, fará o fechamento dos trabalhos, no final da tarde de sábado.

Confira a programação completa:

Dia 14/03

18h Recepção

18h30 Solenidade de Abertura

19h Palestra – “Novos Paradigmas para a Proteção e Defesa Civil”

 

Dia 15/03

08h Credenciamento e café da manhã

09h Aprovação do Regimento

09h30 Apresentação dos 4 Eixos Temáticos com orientações para os trabalhos

10h15 Divisão dos grupos de trabalho por Eixo Temático

12h30 Almoço

13h30 Plenária de apresentação e aprovação dos Princípios e Diretrizes

15h30 Eleição dos delegados para a Conferência Estadual.

16h30 Encerramento

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...