31/08/2022 Semasa lança obra inédita sobre catadores de materiais recicláveis

Livro é um importante instrumento para formulação de políticas públicas aos profissionais, que geralmente vivem e trabalham em situação de vulnerabilidade

Santo André, 30 de agosto de 2022 – Imagine trabalhar há 37 anos na rua, vasculhando e recolhendo resíduos recicláveis em Santo André? Com sol forte ou chuva, frio ou calor, com problemas de saúde ou não, o catador Edmilson Bernardo Balbino está diariamente puxando o seu carrinho feito de ferro. Com 55 anos de idade, ele faz parte dos mais de 1,8 mil profissionais que escolheram o território andreense para ter a sua fonte de renda e sobreviver por meio da reciclagem.

Edmilson foi um dos catadores que participaram de um mapeamento executado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), entre o fim de 2021 e o começo de 2022. Essa importante pesquisa originou o livro ‘Um olhar integrado sobre catadores de materiais recicláveis de Santo André’, obra inédita lançada nesta terça-feira (30).

“Este trabalho é importante para dar visibilidade para nós, que fazemos um serviço digno e muito importante. É o reconhecimento de uma boa parte da minha vida dedicada à reciclagem”, comemora Edmilson. A publicação traz informações sobre o perfil socioeconômico dos catadores, trabalho e renda, faixa etária, sexo, escolaridade, além do fluxo de comercialização de resíduos recicláveis e questões relacionadas à saúde, educação, moradia, benefícios sociais, dentre outros. O objetivo é desenvolver políticas públicas para melhorar a vida e o trabalho dos catadores.

“A gente precisa o tempo todo fazer esses diagnósticos, esses estudos, para entender os novos fenômenos sociais e não perder a sensibilidade. Ter um olhar sobre os catadores de materiais recicláveis para iniciar um processo de inclusão produtiva é, sem dúvida nenhuma, um símbolo do equilíbrio, de uma cidade que se preocupa com gestão, finança, a racionalização do uso de recursos públicos e o cuidado com a nossa gente”, explica o prefeito Paulo Serra, destacando que essa iniciativa também integra o Programa Santo André 500 anos, que planeja a cidade a longo prazo para a comemoração do quinto centenário do município, daqui a 31 anos.

O estudo, portanto, é fundamental para compreender a realidade social, as condições de trabalho, dificuldades e necessidades dos trabalhadores, sendo um importante instrumento para desenvolver políticas públicas eficientes e buscar a inserção dos catadores no mercado formal de triagem e venda de recicláveis, por meio de cooperativas, associações ou da regularização do trabalho como microempreendedor Individual.

“Os catadores fazem um brilhante trabalho para o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Por isso, o poder público precisa dar proteção social e melhores condições de trabalho e vida para esses trabalhadores, de forma que todos possam ter uma vida mais digna e saudável”, afirma o superintende do Semasa, Gilvan Junior.

Dos 853 catadores que participaram do mapeamento realizado pelo Semasa, 74,4% são do sexo masculino e 23,3% são do sexo feminino. A catadora Gyrlanne Oliveira Alves Rodrigues e o marido trabalham há quase 20 anos pelas ruas de Santo André e fazem parte dos 88,7% dos profissionais que moram na cidade. Ela está orgulhosa de saber que agora uma obra retrata um pouco da sua vida e do seu trabalho. “É saber que valeu a pena todo o esforço para um dia a gente ser reconhecido como um trabalho digno”, comemora.

O livro ‘Um olhar integrado sobre catadores de materiais recicláveis de Santo André’ já está disponível em https://bit.ly/3RoeKXG. A publicação integra o pacote de intervenções do Programa Sanear Santo André, que contempla obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade urbana, além de projetos socioambientais com a população.

Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis – Além do lançamento do livro ‘Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis’, a Prefeitura de Santo André e o Semasa apresentaram o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis, que está sendo desenvolvido em conjunto com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O documento visa subsidiar políticas públicas de desenvolvimento humano, capacitação profissional, geração de trabalho e renda para os catadores, além de levar informações para que eles possam, por exemplo, ter acesso a serviços de saúde e avanço na escolaridade.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...