22/06/2022 Moradores da comunidade Favelinha do Amor começam a participar do programa Moeda Verde

 
Local é o 22º núcleo da cidade a ser beneficiado com as trocas de recicláveis por alimentos
 
Santo André, 21 de junho de 2022 – De nome peculiar e instalada entre os bairros Jardim Santa Cristina e Jardim Teles de Menezes, a Favelinha do Amor é a 22ª comunidade a abrir as portas para o programa Moeda Verde. As trocas tiveram início nesta terça-feira (21) e contaram com a presença do prefeito Paulo Serra e do superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Gilvan Junior.
 
“O Moeda Verde já levou para a casa das pessoas mais de 140 toneladas de alimentos por toda a cidade. Agora os moradores da Favela do Amor vão ter acesso a este programa. Mais de 670 toneladas de lixo foram retiradas das ruas, deixando as comunidades mais limpas e trazendo mais saúde, qualidade de vida e a cidade mais bonita”, comenta o prefeito Paulo Serra.
 
Na comunidade, residem cerca de mil andreenses que, a partir de agora, poderão trocar latas de alumínio, garrafas plásticas, vidro, papelão e eletroeletrônicos quebrados por frutas, legumes e hortaliças. O ponto de troca será próximo à Escola Estadual Júlio Pignatari, na Rua da Pátria, e as ações ocorrerão quinzenalmente, às terças-feiras, das 15h às 16h.
 
“Nós temos muito orgulho de participar de um programa tão importante. O Moeda Verde é um programa completo, que além de dar um destino correto aos resíduos, também traz comida na mesa das pessoas. Os materiais coletados ainda proporcionam emprego e renda para mais de 100 pessoas que trabalham nas cooperativas de reciclagem”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.
 
Isabel Daniela dos Santos, que reside há 20 anos na comunidade, comemorou a chegada do Moeda Verde. “Acho uma novidade muito boa, um benefício para nós. Estamos muito felizes de poder participar. O que eu trocar hoje vou levar para a minha família e para o vizinho”, diz.
 
O Programa Moeda Verde é realizado pela Prefeitura de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade e do Banco de Alimentos, e pelo Semasa. Durante a primeira troca desta terça, os participantes entregaram 150 quilos de resíduos recicláveis e puderam levar pra casa batata doce, cenoura, manga, mexerica e ainda uma hortaliça de brinde, como acelga, repolho e catalônia.
 
“O importante da chegada de um projeto como este é que aqui na comunidade temos muitas mães que já pegam reciclável, só que elas vendem por um preço muito baixo. Trocando pelo alimento, vai ajudar muito a complementar as refeições dessas famílias, já que algumas passam por muita necessidade”, complementa a líder da Pastoral da Criança do Jardim Santa Cristina e moradora do bairro, Regiane de Oliveira dos Santos, que também estava presente na primeira ação.
 
 
Ainda neste ano, a iniciativa também chegará ao núcleo Toledana, no Jardim Santo André, e a expectativa é que até 2024 o programa esteja presente em 30 comunidades carentes. O Moeda Verde teve início em 2017 e trabalha ideais de sustentabilidade que estão de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. No ano passado, a ação, que beneficia quase 100 mil pessoas de forma direta e indireta, recebeu o segundo lugar no Prêmio RAPS de Sustentabilidade.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...