18/06/2022 Brinquedos doados nas Estações de Coleta beneficiam mais de 600 crianças

Marca foi alcançada neste sábado, durante a sexta edição do evento Gincanas Ecológicas

Santo André, 18 de junho de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) comemora o reaproveitamento de quase 1.000 brinquedos que foram doados nas Estações de Coleta e que, agora, levam alegria e diversão para 618 crianças, a maioria de famílias em situação de vulnerabilidade social. A marca foi alcançada neste sábado (18), durante a sexta edição e também aniversário de um ano do evento Gincanas Ecológicas, que permite que a criançada possa brincar, somar pontos e trocar por brinquedos.

É uma importante iniciativa para proporcionar momentos de lazer aos pequenos, mas, sobretudo, para sensibilizar sobre a importância da separação e do descarte correto de resíduos e estimular o reaproveitamento de materiais, incentivando práticas solidárias e chamando atenção para o tema consumismo.

A pedagoga Vanessa de Lima Souza, 34, estava passando na frente do Parque Antônio Fláquer (Ipiranguinha), na Vila Alzira, quando recebeu o convite para levar os seus dois filhos para participarem do Gincanas Ecológicas – foi a primeira vez que o Semasa realizou o evento em um parque do município. Vanessa só não imaginava que minutos depois poderia realizar o sonho dos meninos. “Foi uma experiência incrível, porque eu não tenho dinheiro para comprar brinquedos e eles sempre pediram um patins e uma bicicleta, e hoje conseguiram ganhar, realizar o sonho deles”, comemora Vanessa.

Além de tradicionais brincadeiras como tomba-lata, bola-cesto, caixa-surpresa e roleta da sorte, desta vez o Semasa inovou e trouxe mais duas opções de divertimento: minigolfe e the wall kids – nessa última, as crianças precisam escolher um caminho para jogar a bolinha e conseguir o maior ponto possível.

Junto ao Gincanas Ecológicas, o Semasa estreou mais uma iniciativa socioambiental: O Parque Recicla, que tem como objetivo fazer com que a população leve recicláveis para descartar corretamente nos bags disponibilizados. Além disso, a ação visa estimular o descarte adequado de óleo de cozinha. Ao levar um litro de óleo, o participante ganha um litro de sabão ecológico. O produto é produzido pelo Instituto Triângulo, a partir do reaproveitamento do óleo.

As atividades fizeram parte da programação do Junho Verde, dedicado ao meio ambiente. Até o fim do mês, o Semasa realizará outras ações, que podem ser consultadas no site da autarquia (www.semasa.sp.gov.br).

Estações de Coleta – Santo André disponibiliza atualmente 20 Estações de Coleta para que os moradores da cidade possam doar brinquedos, roupas, calçados e acessórios. Os ecopontos ainda recebem entulho, recicláveis, móveis, estofados, colchões, óleo de cozinha (com entrega de sabão ecológico) e eletroeletrônicos. Os munícipes também podem descartar, em algumas unidades, poda de vegetação, gesso e telha de fibra de amianto. Saiba mais em bit.ly/EstacoesColeta.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...