18/06/2022 Brinquedos doados nas Estações de Coleta beneficiam mais de 600 crianças

Marca foi alcançada neste sábado, durante a sexta edição do evento Gincanas Ecológicas

Santo André, 18 de junho de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) comemora o reaproveitamento de quase 1.000 brinquedos que foram doados nas Estações de Coleta e que, agora, levam alegria e diversão para 618 crianças, a maioria de famílias em situação de vulnerabilidade social. A marca foi alcançada neste sábado (18), durante a sexta edição e também aniversário de um ano do evento Gincanas Ecológicas, que permite que a criançada possa brincar, somar pontos e trocar por brinquedos.

É uma importante iniciativa para proporcionar momentos de lazer aos pequenos, mas, sobretudo, para sensibilizar sobre a importância da separação e do descarte correto de resíduos e estimular o reaproveitamento de materiais, incentivando práticas solidárias e chamando atenção para o tema consumismo.

A pedagoga Vanessa de Lima Souza, 34, estava passando na frente do Parque Antônio Fláquer (Ipiranguinha), na Vila Alzira, quando recebeu o convite para levar os seus dois filhos para participarem do Gincanas Ecológicas – foi a primeira vez que o Semasa realizou o evento em um parque do município. Vanessa só não imaginava que minutos depois poderia realizar o sonho dos meninos. “Foi uma experiência incrível, porque eu não tenho dinheiro para comprar brinquedos e eles sempre pediram um patins e uma bicicleta, e hoje conseguiram ganhar, realizar o sonho deles”, comemora Vanessa.

Além de tradicionais brincadeiras como tomba-lata, bola-cesto, caixa-surpresa e roleta da sorte, desta vez o Semasa inovou e trouxe mais duas opções de divertimento: minigolfe e the wall kids – nessa última, as crianças precisam escolher um caminho para jogar a bolinha e conseguir o maior ponto possível.

Junto ao Gincanas Ecológicas, o Semasa estreou mais uma iniciativa socioambiental: O Parque Recicla, que tem como objetivo fazer com que a população leve recicláveis para descartar corretamente nos bags disponibilizados. Além disso, a ação visa estimular o descarte adequado de óleo de cozinha. Ao levar um litro de óleo, o participante ganha um litro de sabão ecológico. O produto é produzido pelo Instituto Triângulo, a partir do reaproveitamento do óleo.

As atividades fizeram parte da programação do Junho Verde, dedicado ao meio ambiente. Até o fim do mês, o Semasa realizará outras ações, que podem ser consultadas no site da autarquia (www.semasa.sp.gov.br).

Estações de Coleta – Santo André disponibiliza atualmente 20 Estações de Coleta para que os moradores da cidade possam doar brinquedos, roupas, calçados e acessórios. Os ecopontos ainda recebem entulho, recicláveis, móveis, estofados, colchões, óleo de cozinha (com entrega de sabão ecológico) e eletroeletrônicos. Os munícipes também podem descartar, em algumas unidades, poda de vegetação, gesso e telha de fibra de amianto. Saiba mais em bit.ly/EstacoesColeta.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....

Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

06/09/2022: Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

  Ecopontos nos bairros Bangu, Jardim e Jardim Ana Maria serão entregues nos próximos dias   Santo André, 6 de setembro de 2022 – Santo André está prestes a entregar as três novas Estações de Coleta, do total de dez ecopontos que serão construídos. O prefeito Paulo Serra vistoriou nesta terça-feira (6) a Estação de Coleta Bangu, que já possui equipamentos mais modernos para que os munícipes possam descartar corretamente diversos tipos de resíduos, ampliando a reciclagem e deixando...