18/06/2022 Brinquedos doados nas Estações de Coleta beneficiam mais de 600 crianças

Marca foi alcançada neste sábado, durante a sexta edição do evento Gincanas Ecológicas

Santo André, 18 de junho de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) comemora o reaproveitamento de quase 1.000 brinquedos que foram doados nas Estações de Coleta e que, agora, levam alegria e diversão para 618 crianças, a maioria de famílias em situação de vulnerabilidade social. A marca foi alcançada neste sábado (18), durante a sexta edição e também aniversário de um ano do evento Gincanas Ecológicas, que permite que a criançada possa brincar, somar pontos e trocar por brinquedos.

É uma importante iniciativa para proporcionar momentos de lazer aos pequenos, mas, sobretudo, para sensibilizar sobre a importância da separação e do descarte correto de resíduos e estimular o reaproveitamento de materiais, incentivando práticas solidárias e chamando atenção para o tema consumismo.

A pedagoga Vanessa de Lima Souza, 34, estava passando na frente do Parque Antônio Fláquer (Ipiranguinha), na Vila Alzira, quando recebeu o convite para levar os seus dois filhos para participarem do Gincanas Ecológicas – foi a primeira vez que o Semasa realizou o evento em um parque do município. Vanessa só não imaginava que minutos depois poderia realizar o sonho dos meninos. “Foi uma experiência incrível, porque eu não tenho dinheiro para comprar brinquedos e eles sempre pediram um patins e uma bicicleta, e hoje conseguiram ganhar, realizar o sonho deles”, comemora Vanessa.

Além de tradicionais brincadeiras como tomba-lata, bola-cesto, caixa-surpresa e roleta da sorte, desta vez o Semasa inovou e trouxe mais duas opções de divertimento: minigolfe e the wall kids – nessa última, as crianças precisam escolher um caminho para jogar a bolinha e conseguir o maior ponto possível.

Junto ao Gincanas Ecológicas, o Semasa estreou mais uma iniciativa socioambiental: O Parque Recicla, que tem como objetivo fazer com que a população leve recicláveis para descartar corretamente nos bags disponibilizados. Além disso, a ação visa estimular o descarte adequado de óleo de cozinha. Ao levar um litro de óleo, o participante ganha um litro de sabão ecológico. O produto é produzido pelo Instituto Triângulo, a partir do reaproveitamento do óleo.

As atividades fizeram parte da programação do Junho Verde, dedicado ao meio ambiente. Até o fim do mês, o Semasa realizará outras ações, que podem ser consultadas no site da autarquia (www.semasa.sp.gov.br).

Estações de Coleta – Santo André disponibiliza atualmente 20 Estações de Coleta para que os moradores da cidade possam doar brinquedos, roupas, calçados e acessórios. Os ecopontos ainda recebem entulho, recicláveis, móveis, estofados, colchões, óleo de cozinha (com entrega de sabão ecológico) e eletroeletrônicos. Os munícipes também podem descartar, em algumas unidades, poda de vegetação, gesso e telha de fibra de amianto. Saiba mais em bit.ly/EstacoesColeta.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...