30/04/2022 Parque Natural do Pedroso recebe primeira edição do seu Festival do Cambuci

Famílias participaram neste sábado de atividades na Unidade de Conservação
 
Santo André, 30 de abril de 2022 – Nem o frio e a garoa espantaram os moradores que estiveram neste sábado (30) prestigiando o primeiro Festival do Cambuci do Parque do Pedroso. A iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) uniu variedade gastronômica e atividades culturais e de lazer em um dia animado. O Festival também integrou a agenda especial e comemorativa do aniversário de 469 anos da cidade.
 
Moradores dos bairros Recreio da Borda do Campo, Parque Miami e Jardim Riviera, que já tinham participado do minicurso de Cambuci, oferecido pela autarquia, puderam expor e comercializar produtos artesanais, produzidos pelos grupos, com enfoque no fruto do Cambuci, típico da Mata Atlântica.
 
“O evento tem o objetivo de ser mais uma opção de lazer para os moradores visitantes do Pedroso e também fomentar o desenvolvimento local, incentivando o empreendedorismo junto aos expositores locais, a partir da produção e venda de seus produtos artesanais. Queremos integrar o festival ao calendário de eventos do parque, tornando-o anual”, comentou o superintendente do Semasa, Gilvan Junior, que esteve presente na ação, na manhã deste sábado.
 
Além disso, expositores da Vila de Paranapiacaba e de Parelheiros também estiveram presentes no evento. Entre os itens disponíveis para venda e degustação estão licores, cervejas, pães, patês, geleias, molhos, compotas e doces, todos produzidos com o Cambuci.
 
A moradora do Clube de Campo, Camila Regina da Silva, estava prestigiando o trabalho da mãe, que participa do grupo de moradores do entorno do parque e era expositora no evento, e aprovou o festival. “O pessoal está bem animado e tem muitas opções de produtos de Cambuci. Está bem legal, dá para fazer já uma próxima edição”, diz.
 
Logo cedo, os frequentadores e colaboradores do Festival participaram de uma aula aberta de zumba e, na sequência, assistiram a diversas apresentações de grupos de capoeira da região. Para entreter as crianças, a equipe de Educação Ambiental do Semasa levou a personagem Tuca, contadora de histórias do portal Hendu, espaço de sensibilização e educação ambiental exclusivo para crianças.
 
No período da tarde, apresentações musicais entretiveram as famílias presentes. A autarquia pretende realizar outros eventos no parque, no mês de junho, em celebração ao Mês do Meio Ambiente.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....

Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

06/09/2022: Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

  Ecopontos nos bairros Bangu, Jardim e Jardim Ana Maria serão entregues nos próximos dias   Santo André, 6 de setembro de 2022 – Santo André está prestes a entregar as três novas Estações de Coleta, do total de dez ecopontos que serão construídos. O prefeito Paulo Serra vistoriou nesta terça-feira (6) a Estação de Coleta Bangu, que já possui equipamentos mais modernos para que os munícipes possam descartar corretamente diversos tipos de resíduos, ampliando a reciclagem e deixando...