11/05/2021 CAF abre chamamento internacional para contratação de projetos executivos de obras antienchente em Santo André

Banco internacional financiará estudos de canalização dos córregos Taióca e Maurício de Medeiros, além de outras intervenções; verba investida não precisará ser devolvida pelo município

Santo André, 11 de maio de 2021 – A  CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) abriu chamamento internacional para a contratação de projetos executivos de obras de drenagem e controle de enchentes na região dos córregos Maurício de Medeiros (Jardim Irene), Taióca (próximo ao Parque Estadual da Chácara Baronesa, na divisa com São Bernardo do Campo) e Guarará (nos bairros Vila América e Vila Pires).

“A medida tem como objetivo complementar intervenções executadas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) por meio do Programa Sanear Santo André, que recebe financiamento de US$ 50 milhões pela instituição financeira e é um dos maiores investimentos em obras de saneamento, drenagem e infraestrutura urbana da história do município”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

A CAF firmou junto à Prefeitura um acordo de cooperação técnica. Isto significa que a contratação dos projetos executivos, que têm orçamento de US$ 570 mil, será financiada com recursos a fundo perdido, sem necessidade de reembolso por parte da administração municipal.

O chamamento envolve o desenvolvimento e a atualização de projetos importantes que já foram idealizados pelo Semasa, como a canalização dos córregos Taióca e Maurício de Medeiros. Ambos sofrem com o descarte irregular de resíduos em suas margens e têm histórico de transbordamento. Além da canalização, estão previstas outras intervenções, como o remanejamento de redes de água e esgoto, implantação de dispositivos que compõem o sistema de drenagem e obra viária (este último na região do córrego Taióca).

Na Vila Pires, projeta-se a implantação de sete microrreservatórios (piscininhas), além de outras obras de drenagem, para deter parte significativa de águas pluviais e mitigar a possibilidade de extravasamento do córrego Guarará. A capacidade de armazenamento dos reservatórios será de cerca de 5.800 metros cúbicos de água.

Já na Vila América, um dos bairros mais afetados pelo transbordamento do Guarará, haverá desenvolvimento de estudos que buscam soluções para a melhoria do escoamento de águas pluviais.

Envio dos projetos executivos – As empresas interessadas podem enviar as propostas de forma digital até as 18h (horário de Brasília) do dia 14 de junho, por meio do endereço eletrônico santoandre_ppsa@caf.com. Os projetos executivos devem ser entregues em português, já que os estudos serão realizados no Brasil.

A publicação da convocatória está disponível no site da CAF, por meio do link https://bit.ly/3b8qYRt. A supervisão das consultorias será realizada de forma conjunta por equipes técnicas da CAF e do Semasa. A execução de todas as obras, caso elas sejam viabilizadas, será de responsabilidade da autarquia.

Como os recursos são a fundo perdido, todo o processo de seleção e contratação segue as normativas internas da CAF, e não da lei brasileira de licitações e contratações.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...