27/10/2015 S. André produz e utiliza cerca de 1,2 milhão de litros de água de reúso por mês

Santo André, 27 de outubro de 2015 – Com o objetivo de poupar água frente à escassez enfrentada em toda a região metropolitana, Santo André tornou-se, recentemente, autossuficiente na produção da água de reúso utilizada no município. Entre janeiro e setembro, a autarquia já utilizou quase 12 milhões de litros de água de reúso própria – ou 1,2 milhão de litros por mês.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) deixou de comprar o recurso da Sabesp ainda no início de 2015, quando passou a produzi-lo na Área Operacional Guarará a partir da captação de águas pluviais, após instalação de novas calhas nos prédios da unidade e a construção de um tanque com capacidade de 62 mil litros para reservação. Quando este tanque atinge a sua capacidade, a água é bombeada para os reservatórios de armazenamento. Atualmente a autarquia conta com um espaço de 170 mil litros de reservação.

O Semasa também construiu um reservatório, com capacidade para 120 mil litros, para armazenar a água utilizada na lavagem dos filtros da ETA Guarará. Essa água é, em geral, enviada de volta para a Estação, onde passa por tratamento para tornar-se potável e, assim, ser distribuída para consumo. Mas, em caso de necessidade, o Semasa pode utilizar essa água no reúso. Ou seja, mesmo em períodos sem chuva, existe a produção de água de reúso. No total, a ETA possui quatro filtros, sendo que são lavados dois filtros por dia.

Mina e ar-condicionado – Outra fonte de água de reúso vem de uma mina, localizada no pátio da unidade, que está gerando mais 15 mil litros/dia. A ideia, na área Operacional Guarará do Semasa, é aproveitar ao máximo fontes alternativas, e isso vale até para as gotas que saem dos aparelhos de ar-condicionado: coletadas, ela geram para o reúso 30 litros de água por dia.

O Semasa utiliza o recurso para lavagem de vias das áreas operacionais, desobstrução de redes de esgoto, drenagem e galerias de águas pluviais, além da limpeza das estações elevatórias de esgoto. A Prefeitura de Santo André faz uso desta água para os serviços executados pelo Departamento de Parques e Áreas Verdes (rega de praças e jardins).

Apesar de iniciar a sua produção própria de água de reúso recentemente, o Semasa já utiliza o recurso há 12 anos, sendo pioneiro na região do Grande ABC.

Campanha – A terceira fase da campanha de economia de água do Semasa teve início este mês. Como o mote “A vida sem água fica impossível”, tem como objetivo sensibilizar os moradores mostrando que todas as atividades humanas dependem do recurso. Desde o seu lançamento, em novembro de 2013, a redução do consumo de água em Santo André superou os 26%. Mas, apesar da resposta positiva dos andreenses, os desafios serão ainda maiores no verão, quando o consumo aumenta em média 30%. A nova fase da campanha trabalhará com peças publicitárias em formatos diversos, tanto em jornais e revistas de circulação regional, quanto em sites, e em materiais nos postos de atendimento da autarquia. Futuramente, a divulgação também será realizada por meio de outdoors e busdoor.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

06/05/2021: Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

Durante a vistoria, também foi possível acompanhar o trabalho das cooperativas de reciclagem Santo André, 6 de maio de 2021 – O superintendente do Semasa, Gilvan Junior, e o assessor especial do prefeito, João Veríssimo Fernandes, visitaram na tarde desta quinta-feira (6) o Aterro Sanitário Municipal de Santo André. Acompanhando de outros assessores da autarquia, o grupo foi recebido pelo diretor de resíduos sólidos, Ednilson Ferreira dos Santos, e pelo gerente do aterro, Eudes Farina Grandolpho. O Aterro Sanitário...

Curso on-line do Semasa discute a relação entre a tecnologia e o meio ambiente

05/05/2021: Curso on-line do Semasa discute a relação entre a tecnologia e o meio ambiente

Iniciativa abordará quais são as alternativas de tecnologias ambientais sustentáveis diante do esgotamento de recursos naturais Santo André, 5 de maio de 2021 – Para discutir mais sobre os caminhos e a relação entre a tecnologia e o meio ambiente, a Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) oferece em maio o minicurso on-line ‘Tecnologia e Meio Ambiente: uma relação possível?’. A formação faz parte do Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes e integra também...

Semasa inicia atendimento de licenciamento ambiental de forma digital

30/04/2021: Semasa inicia atendimento de licenciamento ambiental de forma digital

Abertura de processos, juntada de documentos e até atendimento via chat serão pelo sistema Acto Santo André, 29 de maio de 2021 – Os serviços de licenciamento ambiental realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) passam a ser oferecidos de forma totalmente digital a partir desta quarta-feira (5). A novidade foi possibilitada pelo Sistema Acto, já usado pela Prefeitura de Santo André nos documentos emitidos pelo Departamento de Controle Urbano, como alvarás. Neste primeiro momento,...

Santo André ganha mais de duas mil novas árvores em 2020

26/04/2021: Santo André ganha mais de duas mil novas árvores em 2020

Outras 5.149 espécies serão plantadas em espaços da cidade até o ano que vem Santo André, 26 de abril de 2021 – A Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) seguem trabalhando continuamente para ampliar as iniciativas de sustentabilidade na cidade e uma das ações neste sentido é o plantio de novas árvores – tanto em calçadas e praças quanto nos parques. Até o final de 2022, Santo André terá recebido...