06/10/2015 Nova fase da campanha do Semasa associa água e vida

Santo André, 05 de outubro de 2015 – “A vida sem água fica impossível”. Com esse mote, de forma clara e objetiva, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) dá início, neste mês, à terceira fase da campanha de economia de água da cidade. A proposta é sensibilizar os moradores mostrando que sem água nenhuma forma de vida é possível, pois todas as atividades humanas – das mais básicas para a higiene pessoal aos mais complexos processos produtivos – dependem da água.

Desde 2013, antes da própria crise hídrica ser oficializada pelo Governo Estadual, a autarquia andreense vem investindo em campanhas pelo uso consciente deste recurso natural tão importante. Em julho deste ano, Santo André passou a receber menos água por parte da Sabesp. A vazão de 1.750 l/s foi acordada junto ao Semasa, no entanto, este volume não é suficiente para abastecer a cidade, que precisa de, no mínimo 2.000 l/s.

O Semasa tem feito obras localizadas e manobras no sistema para deixar o abastecimento o mais equilibrado possível para todos os moradores da cidade, fornecendo água em pelo menos um período por dia. Mas há períodos do dia em que a vazão média de 1.750 l/s também não é enviada pela Sabesp, o que provoca intermitências impossíveis de serem previstas. Desde o lançamento da campanha, em novembro de 2013, a redução do consumo de água em Santo André superou os 26%.

Apesar de contar com uma resposta positiva dos andreenses quanto à economia, os desafios serão ainda maiores no verão, quando o consumo aumenta em média 30%. Tal cenário pode levar o Semasa a adotar o rodízio, uma solução complexa do ponto de vista técnico.

Divulgação – A nova fase da campanha do Semasa trabalhará as peças publicitárias em formatos diversos, tanto em jornais e revistas de circulação regional, quanto em sites, e em materiais nos postos de atendimento da autarquia. Em um segundo momento, a divulgação também será realizada por meio de outdoors e busdoor.

Dicas de economia – No site do Semasa a população pode conferir diversas dicas sobre o uso consciente, inclusive com informações sobre aproveitamento de água de chuva, água de lençóis freáticos e economia de água em condomínios.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

12/04/2021: Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

Operação Comércio Responsável fiscalizou 87 locais e situações neste fim de semana Santo André, 12 de abril de 2021 – A Operação Comércio Responsável vistoriou, entre sexta-feira (9) e domingo (11), 87 locais e estabelecimentos em Santo André para garantir o cumprimento de medidas sanitárias contra o coronavírus. Durante o período, foram entregues oito notificações e/ou multas, realizadas 15 orientações e três interdições de estabelecimentos que funcionavam ilegalmente. Além disso, três termos de compromisso foram assinados. “A Fiscalização Ambiental...

Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

12/04/2021: Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

Local irregular tinha aglomeração de pessoas e foi interditado Santo André, 9 de abril de 2021 – Uma equipe da Operação Comércio Responsável flagrou no início da noite desta sexta-feira (9) um bingo clandestino no bairro Jardim, em Santo André. A ação aconteceu após trabalho de investigação de denúncias e, durante o flagrante, cerca de 40 pessoas estavam no local. O imóvel não apresentava indicação de que ali funcionasse algum tipo de estabelecimento, mas por meio da utilização de...

Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

07/04/2021: Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

Manutenções preventivas acontecem ao longo de todo o ano nos cursos d’água do município Santo André, 6 de abril de 2021 – O trabalho de limpeza, capina e roçada das margens dos córregos de Santo André segue sendo realizado de forma eficiente em todo o município. Entre o final de março e início de abril, as equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) concluíram os serviços nos córregos Apiaí, Dominicanos, dos Meninos e Graciliano Ramos,...

Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

30/03/2021: Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

Hendu é destinado para crianças de 0 a 12 anos e disponibiliza contação de história, dicas de brincadeiras, jogos e filmes Santo André, 30 de março de 2021 – O portal Hendu – exclusivo para conteúdo de educação e sensibilização ambiental infantil – ganhou novas atividades para levar conhecimento, alegria e diversão para a criançada.  A plataforma criada pela equipe de educação ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é destinada para crianças de 0...