06/10/2015 Nova fase da campanha do Semasa associa água e vida

Santo André, 05 de outubro de 2015 – “A vida sem água fica impossível”. Com esse mote, de forma clara e objetiva, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) dá início, neste mês, à terceira fase da campanha de economia de água da cidade. A proposta é sensibilizar os moradores mostrando que sem água nenhuma forma de vida é possível, pois todas as atividades humanas – das mais básicas para a higiene pessoal aos mais complexos processos produtivos – dependem da água.

Desde 2013, antes da própria crise hídrica ser oficializada pelo Governo Estadual, a autarquia andreense vem investindo em campanhas pelo uso consciente deste recurso natural tão importante. Em julho deste ano, Santo André passou a receber menos água por parte da Sabesp. A vazão de 1.750 l/s foi acordada junto ao Semasa, no entanto, este volume não é suficiente para abastecer a cidade, que precisa de, no mínimo 2.000 l/s.

O Semasa tem feito obras localizadas e manobras no sistema para deixar o abastecimento o mais equilibrado possível para todos os moradores da cidade, fornecendo água em pelo menos um período por dia. Mas há períodos do dia em que a vazão média de 1.750 l/s também não é enviada pela Sabesp, o que provoca intermitências impossíveis de serem previstas. Desde o lançamento da campanha, em novembro de 2013, a redução do consumo de água em Santo André superou os 26%.

Apesar de contar com uma resposta positiva dos andreenses quanto à economia, os desafios serão ainda maiores no verão, quando o consumo aumenta em média 30%. Tal cenário pode levar o Semasa a adotar o rodízio, uma solução complexa do ponto de vista técnico.

Divulgação – A nova fase da campanha do Semasa trabalhará as peças publicitárias em formatos diversos, tanto em jornais e revistas de circulação regional, quanto em sites, e em materiais nos postos de atendimento da autarquia. Em um segundo momento, a divulgação também será realizada por meio de outdoors e busdoor.

Dicas de economia – No site do Semasa a população pode conferir diversas dicas sobre o uso consciente, inclusive com informações sobre aproveitamento de água de chuva, água de lençóis freáticos e economia de água em condomínios.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moradores de Santo André poderão descartar gesso na Estação de Coleta Antonina

05/08/2021: Moradores de Santo André poderão descartar gesso na Estação de Coleta Antonina

Resíduo será encaminhado à empresa parceira para destinação e reaproveitamento ambientalmente correto Santo André, 5 de agosto de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começa a receber nesta sexta-feira (6/8), na Estação de Coleta Antonina, resíduos de gesso descartados pela população andreense. Cada morador poderá levar até 1m³ de gesso, ou o equivalente a dez sacos de lixo de 100 litros. A iniciativa vai funcionar em caráter experimental por 30 dias, mas a...

Semasa realiza curso gratuito sobre Mata Atlântica

05/08/2021: Semasa realiza curso gratuito sobre Mata Atlântica

Interessados podem se inscrever até o dia 12 de agosto Santo André, 4 de agosto de 2021 – Começa no próximo dia 13 mais um minicurso online, promovido pela Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), sobre a Mata Atlântica. Interessados em participar da atividade podem realizar a inscrição pelo site www.semasa.sp.gov.br/minicursos até o dia 12. O pocket curso ‘Mata Atlântica: encantos, desafios e oportunidades’ trará informações sobre este bioma que compreende 12% do território do...

Mais de 50 edifícios de Santo André já aderiram ao Meu Condomínio Recicla

03/08/2021: Mais de 50 edifícios de Santo André já aderiram ao Meu Condomínio Recicla

Projeto do Semasa tem o objetivo de ampliar a coleta seletiva Santo André, 3 de agosto de 2021 – O projeto Meu Condomínio Recicla, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), já está presente em mais de 50 edifícios residenciais de Santo André. A iniciativa da autarquia visa ampliar o volume de resíduos destinados à Coleta Seletiva e, com isso, aumentar a reciclagem e a vida útil do Aterro Sanitário Municipal. Lançando em junho, o...

Semasa autua sete bares no final de semana por problemas de barulho

02/08/2021: Semasa autua sete bares no final de semana por problemas de barulho

Ações contaram com apoio da Polícia Militar e das GCMs de Santo André e São Bernardo Santo André, 2 de agosto de 2021 – A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) segue vistoriando os bares e casas noturnas da cidade para coibir problemas relacionados a ruído acima do limite permitido. No último final de semana, entre sexta-feira e domingo (dias 30 e 31/7 e 1º/8), os agentes da autarquia autuaram sete...