28/05/2015 Exposição ‘Kaleidoskopias’ revela novo olhar para cenas da cidade

Santo André, 28 de maio de 2015 – Criar imagens a partir da multiplicação do assunto fotografado, por meio de um minucioso processo de espelhamento da foto original, é a proposta da série “Kaleidoskopias”, do artista gráfico e ilustrador Marcelo Pacheco, que estará em cartaz de 9 a 30 de junho, no saguão do Teatro Municipal de Santo André. Promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com patrocínio da Caixa Econômica Federal, a mostra é mais uma atividade gratuita que o município oferece à população neste Mês do Meio Ambiente.

kaleidoskopias1

Os temas das fotos de “Kaleidoscopias” conferem um novo olhar para cenas simples do cotidiano da cidade. Eles podem retratar desde uma planta que nasce espremida entre os vãos da calçada até uma pequena flor que sobrevive ao lodo acumulado na sarjeta. Em particular, Marcelo prima por demonstrar a convivência da natureza em meio ao avanço do concreto e da poluição. As imagens vão sendo replicadas indefinidamente dando origem a um novo universo.

O olhar apurado para a busca do melhor ângulo da imagem somado à técnica da replicação das frações da cena original resulta em surpreendentes e misteriosas figuras como mandalas e “seres fantásticos”, que surgem da interpretação individual de cada observador. “É uma espécie de artesanato com retalhos de uma face mais gentil da cidade: galhos, folhas, raízes, muros de heras, micro-jardins que brotam das calçadas mal cuidadas, flores nascidas no lodo das sarjetas”, define o artista.

Símbolos – De akaleidoskopias2cordo com o Dicionário de Símbolos (Editora José Olympio, 1989), “a contemplação de uma mandala favorece a meditação em profundidade, pois inspira a serenidade, o sentimento de que a vida encontrou seu sentido e sua ordem”. Numa analogia, na criação de Marcelo Pacheco, as mandalas são instrumentos que descortinam o verde ou o multicolorido das flores e árvores da cidade, transformando em contemplação e calmaria imagens que muitas vezes não são percebidas pela agitação da vida diária da metrópole.

Sobre o autor – Marcelo Pacheco, 58, é formado em Artes Plásticas pela FAAP. Artista gráfico e ilustrador, colaborou com publicações das editoras Abril, Brasiliense, Ática, FTD, Saraiva e Azul, entre outras. Ex-diretor de arte da Made in Brasil e Ponto A, onde criou estampas para a marca Ellus. Colaborador com Guto Lacaz na revista “Via Cinturato”. Produziu ilustrações para projetos da Fiesp, Metrô e Construtora Spenco. Também foi responsável pelos projetos gráfico e editorial dos livros do fotógrafo Araquém Alcântara: “Santos”, “Nossos Parques Nacionais”, “SP 450” e “Amazônia”. Concepção e design gráfico de diversas exposições para a Faculdade de Medicina da USP. Autor do livro infantil “O menino, o Jabuti e o menino”.

Mês do Meio Ambiente de Santo André – O Semasa e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense (SGRNPPA), prepararam extensa programação especial para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, que é celebrado oficialmente no dia 5 de junho. As atividades são gratuitas e ocorrerão durante todo o mês de junho em diversos locais da cidade.

No dia 14/6 ocorre a terceira edição da Caminhada Interparques, também com patrocínio da Caixa Econômica Federal. A concentração da Caminhada ocorrerá a partir das 8h na área de eventos do Parque Celso Daniel. Atividade aberta a toda à população, seu trajeto terá início às 9h e vai até o Parque Central.

Já no dia 17/6, das 8h às 17h, no anfiteatro do Teatro Municipal, a autarquia promoverá o seminário “Desafios Ambientais Contemporâneos”. O seminário tem o objetivo de refletir sobre as principais problemáticas ambientais e seus impactos na nossa cidade. O encontro será composto por mesas redondas que discutirão temas como logística reversa de resíduos, impactos da escassez hídrica e sustentabilidade na gestão de resíduos de construção civil e demolição.

A programação completa já está disponível

SERVIÇO
Exposição Kaleidoskopias
Autor: Marcelo Pacheco
Onde: Saguão do Teatro Municipal de Santo André
Quando: 09/06 a 30/06
Entrada franca

logos_cefbr

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

17/09/2021: Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

Semasa está construindo mais uma passagem, localizada na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi Santo André, 17 de setembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a construir mais uma travessia sobre o córrego Cassaquera, na região da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. A nova passagem, que fica na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi, vai beneficiar tanto motoristas quanto pedestres. A estrutura servirá para que...

Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

16/09/2021: Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

Água, Câmera e Ação é destinado a jovens de 15 a 29 anos que moram na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã Santo André, 16 de setembro de 2021 – Jovens de Santo André que possuem entre 15 e 29 anos, residentes na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã, podem participar gratuitamente do projeto Água, Câmera e Ação, uma iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para...

Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

15/09/2021: Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

Equipamento ganhará 40 mil m² de área, o que garante ao local uma vida útil de mais cerca de cinco anos Santo André, 15 de setembro de 2021 – As obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal de Santo André continuam sendo realizadas para que o equipamento possa ganhar mais 40 mil m² de área de operação. Durante esta quarta-feira (15), vereadores da cidade e o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram as...

Novo minicurso do Semasa discute o tema ‘educação de qualidade’

13/09/2021: Novo minicurso do Semasa discute o tema ‘educação de qualidade’

Inscrições para a atividade on-line podem ser realizadas até 22 de setembro Santo André, 13 de setembro de 2021 – Em continuidade à série de minicursos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza neste mês de setembro o pocket curso ‘Educação de qualidade’, que é o tema do quarto objetivo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A atividade abordará qual o panorama da educação brasileira, os desafios...