28/05/2015 Exposição ‘Kaleidoskopias’ revela novo olhar para cenas da cidade

Santo André, 28 de maio de 2015 – Criar imagens a partir da multiplicação do assunto fotografado, por meio de um minucioso processo de espelhamento da foto original, é a proposta da série “Kaleidoskopias”, do artista gráfico e ilustrador Marcelo Pacheco, que estará em cartaz de 9 a 30 de junho, no saguão do Teatro Municipal de Santo André. Promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com patrocínio da Caixa Econômica Federal, a mostra é mais uma atividade gratuita que o município oferece à população neste Mês do Meio Ambiente.

kaleidoskopias1

Os temas das fotos de “Kaleidoscopias” conferem um novo olhar para cenas simples do cotidiano da cidade. Eles podem retratar desde uma planta que nasce espremida entre os vãos da calçada até uma pequena flor que sobrevive ao lodo acumulado na sarjeta. Em particular, Marcelo prima por demonstrar a convivência da natureza em meio ao avanço do concreto e da poluição. As imagens vão sendo replicadas indefinidamente dando origem a um novo universo.

O olhar apurado para a busca do melhor ângulo da imagem somado à técnica da replicação das frações da cena original resulta em surpreendentes e misteriosas figuras como mandalas e “seres fantásticos”, que surgem da interpretação individual de cada observador. “É uma espécie de artesanato com retalhos de uma face mais gentil da cidade: galhos, folhas, raízes, muros de heras, micro-jardins que brotam das calçadas mal cuidadas, flores nascidas no lodo das sarjetas”, define o artista.

Símbolos – De akaleidoskopias2cordo com o Dicionário de Símbolos (Editora José Olympio, 1989), “a contemplação de uma mandala favorece a meditação em profundidade, pois inspira a serenidade, o sentimento de que a vida encontrou seu sentido e sua ordem”. Numa analogia, na criação de Marcelo Pacheco, as mandalas são instrumentos que descortinam o verde ou o multicolorido das flores e árvores da cidade, transformando em contemplação e calmaria imagens que muitas vezes não são percebidas pela agitação da vida diária da metrópole.

Sobre o autor – Marcelo Pacheco, 58, é formado em Artes Plásticas pela FAAP. Artista gráfico e ilustrador, colaborou com publicações das editoras Abril, Brasiliense, Ática, FTD, Saraiva e Azul, entre outras. Ex-diretor de arte da Made in Brasil e Ponto A, onde criou estampas para a marca Ellus. Colaborador com Guto Lacaz na revista “Via Cinturato”. Produziu ilustrações para projetos da Fiesp, Metrô e Construtora Spenco. Também foi responsável pelos projetos gráfico e editorial dos livros do fotógrafo Araquém Alcântara: “Santos”, “Nossos Parques Nacionais”, “SP 450” e “Amazônia”. Concepção e design gráfico de diversas exposições para a Faculdade de Medicina da USP. Autor do livro infantil “O menino, o Jabuti e o menino”.

Mês do Meio Ambiente de Santo André – O Semasa e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense (SGRNPPA), prepararam extensa programação especial para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, que é celebrado oficialmente no dia 5 de junho. As atividades são gratuitas e ocorrerão durante todo o mês de junho em diversos locais da cidade.

No dia 14/6 ocorre a terceira edição da Caminhada Interparques, também com patrocínio da Caixa Econômica Federal. A concentração da Caminhada ocorrerá a partir das 8h na área de eventos do Parque Celso Daniel. Atividade aberta a toda à população, seu trajeto terá início às 9h e vai até o Parque Central.

Já no dia 17/6, das 8h às 17h, no anfiteatro do Teatro Municipal, a autarquia promoverá o seminário “Desafios Ambientais Contemporâneos”. O seminário tem o objetivo de refletir sobre as principais problemáticas ambientais e seus impactos na nossa cidade. O encontro será composto por mesas redondas que discutirão temas como logística reversa de resíduos, impactos da escassez hídrica e sustentabilidade na gestão de resíduos de construção civil e demolição.

A programação completa já está disponível

SERVIÇO
Exposição Kaleidoskopias
Autor: Marcelo Pacheco
Onde: Saguão do Teatro Municipal de Santo André
Quando: 09/06 a 30/06
Entrada franca

logos_cefbr

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....