06/04/2015 Semasa inicia substituição de peças hidráulicas das creches do Programa Reágua

Santo André, 06 de abril de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou a instalação e substituição das peças hidráulicas nas creches municipais que integram o Programa Reágua (Programa Estadual de Recuperação de Águas).

As instalações e trocas já foram realizadas nas creches Esther Moura Barretos, Bete Lobo, Máximo Mansur, Marina Ulberich, Irmã Rosina, República Italiana, Gonzaguinha e Laura Dias Camargo. Nestes locais, foram instaladas torneiras de pia e parede temporizadas no lugar das antigas, que eram modelos simples. Os serviços têm sido realizados por equipe própria da autarquia por meio do Departamento de Manutenção e Operação. Até o momento, já foram instaladas 63 torneiras de parede e 57 torneiras de pia. Em algumas unidades a equipe do DMO também realizou a troca dos flexíveis e a colocação de redutores de vazão.

Além da substituição dos equipamentos, todas as peças hidráulicas das unidades de ensino serão ajustadas. O Semasa também realizará a pesquisa de vazamentos subterrâneos (por meio do aparelho de geofone), vistoria em todo o conjunto hidráulico das creches e escolas, coleta e análise da água e reparos necessários. As ações de educação ambiental também vão continuar com o objetivo de combater o desperdício e mau uso da água. A diretora da Creche Máximo Mansur, Márcia Regina da Silva, enxerga todo o programa com bons olhos. “Tivemos duas professoras que já participaram dos cursos de educação ambiental. Agora, com as novas torneiras, vamos focar em ensinar os pequenos a como utilizar a água de forma mais consciente”, explica.

Instalações seguirão etapas – Nesta primeira etapa de implantação, foram selecionados 11 creches e 15 Emeifs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental). Para esta primeira etapa já foram adquiridos, através de licitação, os equipamentos para instalação.

A ideia do Semasa é dar continuidade no processo em mais duas etapas, contemplando as demais escolas.

Sobre o Reágua – O Programa Reágua prevê melhorias em 73 escolas do município – 29 creches e 44 Emeifs. Em 2013, o Semasa analisou todos os equipamentos hidráulicos das escolas e verificou o consumo médio e vazamentos. O Reágua utiliza como parâmetro um consumo de 14 litros por dia/aluno. Em algumas escolas, porém, o gasto variava entre 40 e 50 litros/dia/aluno.

Além das medidas técnicas, também são realizadas ações educativas, com orientação de alunos, professores e comunidade por meio da educação ambiental do Semasa. Os recursos para o programa são da ordem de R$ 1,5 milhão, provenientes do Banco Mundial.

As ações de educação ambiental para o uso racional da água, já foram concluídas nas 44 Emeifs da cidade. Em março deste ano, a equipe da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental (Gema) iniciou o trabalho nas creches, com orientação dos professores e funcionários. Nas Emeifs, as ações educativas atingiram o corpo docente e também os alunos.

No ano passado, a Gema também concluiu o curso de formação para professores da rede municipal, que contou com cerca de 100 interessados. Até o fim do primeiro semestre de 2015, a Educação Ambiental do Semasa concluirá o trabalho de conscientização nas creches e percorrerá novamente as Emeifs fazendo a distribuição de cartilhas educativas além de fixar as placas e adesivos que foram produzidos especialmente para o programa e que trazem mensagens sobre economia e uso consciente da água.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Prefeitura inicia construção de  segundo ecoponto no Jardim Santo André

25/11/2022: Prefeitura inicia construção de segundo ecoponto no Jardim Santo André

Santo André, 25 de novembro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, está construindo mais um ecoponto no Jardim Santo André. O bairro é um dos que mais sofrem com descarte irregular de resíduos, o que agrava problemas de enchentes, alagamentos e a poluição do meio ambiente. As obras ocorrem na Rua da Visão e a nova unidade será batizada de Estação de Coleta Jardim Santo André. Com a...

Santo André recebe novo drive-thru para descarte correto de eletroeletrônicos, pilhas e lâmpadas fluorescentes

23/11/2022: Santo André recebe novo drive-thru para descarte correto de eletroeletrônicos, pilhas e lâmpadas fluorescentes

Ação já permitiu a reciclagem de mais de 12 toneladas e vai acontecer nos dias 25 e 26 de novembro, no Paço Municipal Santo André, 23 de novembro de 2022 – Santo André recebe nos dias 25 e 26 de novembro (sexta e sábado) um ponto de coleta especial para descarte de resíduos eletrônicos, pilhas e lâmpadas fluorescentes. A ação é promovida desde 2020 pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) em parceria com a Green...

Prestes a virar lei, programa Moeda Verde comemora 5 anos

22/11/2022: Prestes a virar lei, programa Moeda Verde comemora 5 anos

Iniciativa que troca recicláveis por alimentos consagrou-se como a principal política pública socioambiental de Santo André Santo André, 22 de novembro de 2022 – Há cinco anos, reciclar em Santo André gera comida na mesa a famílias em situação de vulnerabilidade social, amplia a segurança alimentar e a limpeza dos bairros da cidade. Todas essas melhorias ocorrem graças ao programa Moeda Verde, que, nesta terça-feira (22), completa 1.825 dias de existência, trazendo mais qualidade de vida para cerca de...

Pandemia aumenta em 47% o número de catadores de recicláveis em Santo André

18/11/2022: Pandemia aumenta em 47% o número de catadores de recicláveis em Santo André

Até 2020, 579 profissionais trabalhavam com essa atividade; após aquele ano, 274 pessoas passaram a recolher e vender esse tipo de material no município Santo André, 18 de novembro de 2022 – Ao andar ou trafegar de veículo pelas ruas de Santo André nesses últimos dois anos é possível notar que houve aumento significativo de pessoas que recolhem materiais recicláveis. Os novos catadores autônomos de resíduos secos, como também são conhecidos, passaram a exercer essa atividade após perder o...