06/04/2015 Semasa inicia substituição de peças hidráulicas das creches do Programa Reágua

Santo André, 06 de abril de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou a instalação e substituição das peças hidráulicas nas creches municipais que integram o Programa Reágua (Programa Estadual de Recuperação de Águas).

As instalações e trocas já foram realizadas nas creches Esther Moura Barretos, Bete Lobo, Máximo Mansur, Marina Ulberich, Irmã Rosina, República Italiana, Gonzaguinha e Laura Dias Camargo. Nestes locais, foram instaladas torneiras de pia e parede temporizadas no lugar das antigas, que eram modelos simples. Os serviços têm sido realizados por equipe própria da autarquia por meio do Departamento de Manutenção e Operação. Até o momento, já foram instaladas 63 torneiras de parede e 57 torneiras de pia. Em algumas unidades a equipe do DMO também realizou a troca dos flexíveis e a colocação de redutores de vazão.

Além da substituição dos equipamentos, todas as peças hidráulicas das unidades de ensino serão ajustadas. O Semasa também realizará a pesquisa de vazamentos subterrâneos (por meio do aparelho de geofone), vistoria em todo o conjunto hidráulico das creches e escolas, coleta e análise da água e reparos necessários. As ações de educação ambiental também vão continuar com o objetivo de combater o desperdício e mau uso da água. A diretora da Creche Máximo Mansur, Márcia Regina da Silva, enxerga todo o programa com bons olhos. “Tivemos duas professoras que já participaram dos cursos de educação ambiental. Agora, com as novas torneiras, vamos focar em ensinar os pequenos a como utilizar a água de forma mais consciente”, explica.

Instalações seguirão etapas – Nesta primeira etapa de implantação, foram selecionados 11 creches e 15 Emeifs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental). Para esta primeira etapa já foram adquiridos, através de licitação, os equipamentos para instalação.

A ideia do Semasa é dar continuidade no processo em mais duas etapas, contemplando as demais escolas.

Sobre o Reágua – O Programa Reágua prevê melhorias em 73 escolas do município – 29 creches e 44 Emeifs. Em 2013, o Semasa analisou todos os equipamentos hidráulicos das escolas e verificou o consumo médio e vazamentos. O Reágua utiliza como parâmetro um consumo de 14 litros por dia/aluno. Em algumas escolas, porém, o gasto variava entre 40 e 50 litros/dia/aluno.

Além das medidas técnicas, também são realizadas ações educativas, com orientação de alunos, professores e comunidade por meio da educação ambiental do Semasa. Os recursos para o programa são da ordem de R$ 1,5 milhão, provenientes do Banco Mundial.

As ações de educação ambiental para o uso racional da água, já foram concluídas nas 44 Emeifs da cidade. Em março deste ano, a equipe da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental (Gema) iniciou o trabalho nas creches, com orientação dos professores e funcionários. Nas Emeifs, as ações educativas atingiram o corpo docente e também os alunos.

No ano passado, a Gema também concluiu o curso de formação para professores da rede municipal, que contou com cerca de 100 interessados. Até o fim do primeiro semestre de 2015, a Educação Ambiental do Semasa concluirá o trabalho de conscientização nas creches e percorrerá novamente as Emeifs fazendo a distribuição de cartilhas educativas além de fixar as placas e adesivos que foram produzidos especialmente para o programa e que trazem mensagens sobre economia e uso consciente da água.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...

Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

17/02/2021: Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

Formação oferecida pelo Semasa já está com inscrições abertas Santo André, 17 de fevereiro de 2021 – A Mata Atlântica é um bioma presente em 17 Estados do Brasil, mas hoje em dia – por causa do desmatamento – restam apenas 12% da floresta que existia originalmente. Essa vegetação está mais próxima do que imaginamos. E pra falar um pouco mais sobre este riquíssimo bioma e a importância da sua conversação, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço...

Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

08/02/2021: Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

Santo André, 8 de fevereiro de 2020 – O plantão social que atende moradores impactados pelas intervenções do Complexo Viário Cassaquera, em Santo André, está de endereço novo. A partir desta segunda-feira (8), o local passa a funcionar na avenida Pedro Américo, s/n, junto ao canteiro de obras. O horário de funcionamento do plantão, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), também foi ampliado. Quem quiser buscar atendimento para saber mais informações sobre a canalização...