25/03/2015 Obra do Guaixaya terá pisos táteis, guias rebaixadas e reforma da passarela

Santo André, 25 de março de 2015 – Em vistoria hoje pela manhã às obras de canalização do córrego Guaixaya, na avenida das Nações, o prefeito Carlos Grana e o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr., anunciaram três novidades do projeto: pisos táteis e guias rebaixadas nas calçadas das ruas América do Sul e Estônia e reconstrução das duas passarelas que cruzam o córrego. Os trabalhos vão garantir maior mobilidade para os moradores da região, principalmente os pedestres e entre eles os que têm mobilidade reduzida.

GUAI10

 

As duas passarelas de madeira que cruzavam a via serão reconstruídas no mesmo ponto onde antes estavam, mas agora em estrutura metálica. Já os pisos táteis são especiais para deficientes visuais, e as guias serão rebaixadas e adaptadas em esquinas e pontos de ônibus, pensando nos pedestres com mobilidade reduzida.

A canalização do Guaixaya, a maior intervenção contra enchentes atualmente em execução em Santo André, consiste na ampliação da calha e na recuperação hidráulica de 1.550 metros do córrego, entre a Rua Eduardo Prado e o córrego Oratório. Em abril será entregue a primeira fase da obra, um trecho que compreende 700 metros do córrego já canalizados e com as margens recuperadas. Além disso, o pavimento das duas pistas da avenida das Nações está sendo refeito e serão instalados novos gradis de proteção.

GUAI20

A obra começou em agosto de 2013, com a elaboração do projeto executivo. Até julho deste ano, serão ainda finalizados os dois outros trechos, entre as ruas América do Sul e Eduardo Prado e entre a rua Oratório e o córrego do mesmo nome. Financiada pela Caixa Econômica Federal com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra terá investimentos da ordem de R$ 34 milhões. As intervenções vão beneficiar cerca de 150 mil moradores dos bairros Parque Erasmo Assunção, Parque Oratório e Parque Novo Oratório, além de motoristas e usuários de transporte público.

Durante a vistoria, o prefeito conversou sobre as mudanças e melhorias com comerciantes e moradores da região. Edmea Ronché mora na avenida das Nações há 46 anos – desde que nasceu – e recentemente montou seu comércio no mesmo local. Ela faz parte da comissão de agentes multiplicadores do Guaixaya, composta por moradores do bairro para acompanhar as obras, e já está sentindo as melhorias da intervenção.

“O medo da enchente acabou. Antes, nós tínhamos receio em sair de casa, viajar, voltar e descobrir que perdemos tudo para a água. Hoje isso não acontece mais”, contou ao prefeito, que manifestou satisfação e sensação de dever cumprido. “Embora o projeto ainda não esteja concluído, já é possível perceber a mudança”, disse Grana.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

17/09/2021: Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

Semasa está construindo mais uma passagem, localizada na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi Santo André, 17 de setembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a construir mais uma travessia sobre o córrego Cassaquera, na região da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. A nova passagem, que fica na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi, vai beneficiar tanto motoristas quanto pedestres. A estrutura servirá para que...

Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

16/09/2021: Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

Água, Câmera e Ação é destinado a jovens de 15 a 29 anos que moram na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã Santo André, 16 de setembro de 2021 – Jovens de Santo André que possuem entre 15 e 29 anos, residentes na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã, podem participar gratuitamente do projeto Água, Câmera e Ação, uma iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para...

Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

15/09/2021: Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

Equipamento ganhará 40 mil m² de área, o que garante ao local uma vida útil de mais cerca de cinco anos Santo André, 15 de setembro de 2021 – As obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal de Santo André continuam sendo realizadas para que o equipamento possa ganhar mais 40 mil m² de área de operação. Durante esta quarta-feira (15), vereadores da cidade e o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram as...

Novo minicurso do Semasa discute o tema ‘educação de qualidade’

13/09/2021: Novo minicurso do Semasa discute o tema ‘educação de qualidade’

Inscrições para a atividade on-line podem ser realizadas até 22 de setembro Santo André, 13 de setembro de 2021 – Em continuidade à série de minicursos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza neste mês de setembro o pocket curso ‘Educação de qualidade’, que é o tema do quarto objetivo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A atividade abordará qual o panorama da educação brasileira, os desafios...