25/03/2015 Obra do Guaixaya terá pisos táteis, guias rebaixadas e reforma da passarela

Santo André, 25 de março de 2015 – Em vistoria hoje pela manhã às obras de canalização do córrego Guaixaya, na avenida das Nações, o prefeito Carlos Grana e o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr., anunciaram três novidades do projeto: pisos táteis e guias rebaixadas nas calçadas das ruas América do Sul e Estônia e reconstrução das duas passarelas que cruzam o córrego. Os trabalhos vão garantir maior mobilidade para os moradores da região, principalmente os pedestres e entre eles os que têm mobilidade reduzida.

GUAI10

 

As duas passarelas de madeira que cruzavam a via serão reconstruídas no mesmo ponto onde antes estavam, mas agora em estrutura metálica. Já os pisos táteis são especiais para deficientes visuais, e as guias serão rebaixadas e adaptadas em esquinas e pontos de ônibus, pensando nos pedestres com mobilidade reduzida.

A canalização do Guaixaya, a maior intervenção contra enchentes atualmente em execução em Santo André, consiste na ampliação da calha e na recuperação hidráulica de 1.550 metros do córrego, entre a Rua Eduardo Prado e o córrego Oratório. Em abril será entregue a primeira fase da obra, um trecho que compreende 700 metros do córrego já canalizados e com as margens recuperadas. Além disso, o pavimento das duas pistas da avenida das Nações está sendo refeito e serão instalados novos gradis de proteção.

GUAI20

A obra começou em agosto de 2013, com a elaboração do projeto executivo. Até julho deste ano, serão ainda finalizados os dois outros trechos, entre as ruas América do Sul e Eduardo Prado e entre a rua Oratório e o córrego do mesmo nome. Financiada pela Caixa Econômica Federal com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra terá investimentos da ordem de R$ 34 milhões. As intervenções vão beneficiar cerca de 150 mil moradores dos bairros Parque Erasmo Assunção, Parque Oratório e Parque Novo Oratório, além de motoristas e usuários de transporte público.

Durante a vistoria, o prefeito conversou sobre as mudanças e melhorias com comerciantes e moradores da região. Edmea Ronché mora na avenida das Nações há 46 anos – desde que nasceu – e recentemente montou seu comércio no mesmo local. Ela faz parte da comissão de agentes multiplicadores do Guaixaya, composta por moradores do bairro para acompanhar as obras, e já está sentindo as melhorias da intervenção.

“O medo da enchente acabou. Antes, nós tínhamos receio em sair de casa, viajar, voltar e descobrir que perdemos tudo para a água. Hoje isso não acontece mais”, contou ao prefeito, que manifestou satisfação e sensação de dever cumprido. “Embora o projeto ainda não esteja concluído, já é possível perceber a mudança”, disse Grana.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Aviso | Atendimento pelo WhatsApp do Semasa

25/01/2022: Aviso | Atendimento pelo WhatsApp do Semasa

Informamos que o WhatsApp do Semasa encontra-se inativo devido a problemas técnicos. Enquanto trabalhamos para normalizar o atendimento via aplicativo, os munícipes que precisarem solicitar algum serviço podem ligar para a Central de Atendimento da autarquia (0800 4848 115 ou 4433-9300) de segunda a sexta-feira – das 9h às 16h, abrir OS (Ordem de Serviço) no site (http://www.semasa.sp.gov.br/servicos-ao-usuario/) ou ainda mandar mensagem para a ferramenta Fale Conosco...

Semasa emite mais de 400 documentos de licenciamento ambiental

21/01/2022: Semasa emite mais de 400 documentos de licenciamento ambiental

Desde maio de 2021, novos processos são abertos de forma digital Santo André, 21 de janeiro de 2022 – O licenciamento ambiental é um dos instrumentos da gestão ambiental que possui grande importância para o desenvolvimento sustentável das cidades.  Em 2021, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) emitiu mais de 400 documentos relacionados ao licenciamento ambiental, um saldo positivo, especialmente em um período marcado ainda pela pandemia e lenta recuperação econômica. Entre os documentos e processos que...

Semasa abre seleção de projetos ambientais para organizações da sociedade civil e poder público

17/01/2022: Semasa abre seleção de projetos ambientais para organizações da sociedade civil e poder público

Autarquia vai oferecer curso com orientações para elaboração de Projetos Socioambientais para subsidiar entidades interessadas Santo André, 17 de janeiro de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento de Santo André), abre nesta segunda-feira (17) as inscrições para selecionar projetos ambientais de proponentes de organizações da sociedade civil e do poder público para aplicação em Santo André. Para esta seleção, as propostas deverão ser...

Prefeitura e Semasa interditam casa noturna na rua Carijós

15/01/2022: Prefeitura e Semasa interditam casa noturna na rua Carijós

Durante show, integrantes utilizaram artigos pirotécnicos no palco; Corpo de Bombeiros foi acionado durante a madrugada Santo André, 15 de janeiro de 2022 – A casa noturna Labirinto Lounge Bar, localizada na rua Carijós, foi interditada pelas equipes do Departamento de Controle Urbano da Prefeitura de Santo André e da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) na manhã deste sábado (15). O local realizava uma festa com música ao vivo e, no palco...