25/03/2015 Obra do Guaixaya terá pisos táteis, guias rebaixadas e reforma da passarela

Santo André, 25 de março de 2015 – Em vistoria hoje pela manhã às obras de canalização do córrego Guaixaya, na avenida das Nações, o prefeito Carlos Grana e o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr., anunciaram três novidades do projeto: pisos táteis e guias rebaixadas nas calçadas das ruas América do Sul e Estônia e reconstrução das duas passarelas que cruzam o córrego. Os trabalhos vão garantir maior mobilidade para os moradores da região, principalmente os pedestres e entre eles os que têm mobilidade reduzida.

GUAI10

 

As duas passarelas de madeira que cruzavam a via serão reconstruídas no mesmo ponto onde antes estavam, mas agora em estrutura metálica. Já os pisos táteis são especiais para deficientes visuais, e as guias serão rebaixadas e adaptadas em esquinas e pontos de ônibus, pensando nos pedestres com mobilidade reduzida.

A canalização do Guaixaya, a maior intervenção contra enchentes atualmente em execução em Santo André, consiste na ampliação da calha e na recuperação hidráulica de 1.550 metros do córrego, entre a Rua Eduardo Prado e o córrego Oratório. Em abril será entregue a primeira fase da obra, um trecho que compreende 700 metros do córrego já canalizados e com as margens recuperadas. Além disso, o pavimento das duas pistas da avenida das Nações está sendo refeito e serão instalados novos gradis de proteção.

GUAI20

A obra começou em agosto de 2013, com a elaboração do projeto executivo. Até julho deste ano, serão ainda finalizados os dois outros trechos, entre as ruas América do Sul e Eduardo Prado e entre a rua Oratório e o córrego do mesmo nome. Financiada pela Caixa Econômica Federal com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra terá investimentos da ordem de R$ 34 milhões. As intervenções vão beneficiar cerca de 150 mil moradores dos bairros Parque Erasmo Assunção, Parque Oratório e Parque Novo Oratório, além de motoristas e usuários de transporte público.

Durante a vistoria, o prefeito conversou sobre as mudanças e melhorias com comerciantes e moradores da região. Edmea Ronché mora na avenida das Nações há 46 anos – desde que nasceu – e recentemente montou seu comércio no mesmo local. Ela faz parte da comissão de agentes multiplicadores do Guaixaya, composta por moradores do bairro para acompanhar as obras, e já está sentindo as melhorias da intervenção.

“O medo da enchente acabou. Antes, nós tínhamos receio em sair de casa, viajar, voltar e descobrir que perdemos tudo para a água. Hoje isso não acontece mais”, contou ao prefeito, que manifestou satisfação e sensação de dever cumprido. “Embora o projeto ainda não esteja concluído, já é possível perceber a mudança”, disse Grana.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Funcionamento dos serviços do Semasa | Fase Vermelha – de 6 a 19/3/2021

05/03/2021: Funcionamento dos serviços do Semasa | Fase Vermelha – de 6 a 19/3/2021

Em atendimento aos decretos do Prefeito Paulo Serra, publicados nesta sexta-feira (5), que dispõem sobre as regras e determinações para cumprimento da Fase Vermelha do Plano São Paulo de combate à pandemia de Covid-19, informamos: Atendimento ao usuário e ordens de serviço O atendimento ao público, realizado pelo Posto de Atendimento do Semasa, está suspenso temporariamente até dia 19/3. A autarquia entrará em contato com os moradores que já haviam agendado atendimento para estes dias e, no retorno, também...

No mês da mulher, Semasa oferece minicurso on-line sobre igualdade de gênero e relação com o meio ambiente

04/03/2021: No mês da mulher, Semasa oferece minicurso on-line sobre igualdade de gênero e relação com o meio ambiente

Tema integra os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU Santo André, 4 de março de 2021 – A equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inicia em março uma série de pocket cursos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. E, para celebrar o Dia da Mulher, a primeira formação será sobre o ODS número cinco, que trata justamente sobre igualdade de gênero. A série de minicursos, que é totalmente on-line e...

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...