04/11/2014 Animal perdido em cheias ganha proteção preventiva

nupdecanimal1Santo André, 04 de novembro de 2014 – Moradores da comunidade Maurício de Medeiros, do Jardim Irene, em Santo André, estão participando de um projeto-piloto do Semasa e da Prefeitura para proporcionar mais segurança a seus animais de estimação. Batizado de Nupdec Animal, o projeto cadastra, vacina, castra e oferece o RGA (Registro Geral Animal) a pets dos moradores da área de risco.

O objetivo é preventivo – caso ocorra algum evento extremo que obrigue a saída dos moradores do local, como um alagamento, seus animais terão garantia de abrigo. Como estarão vacinados, não haverá risco à saúde das pessoas por conta do convívio com os animais em abrigo. Além disso, como ganham o RGA, caso se percam, também será mais fácil localizar seus donos.
“Esta iniciativa é ótima porque protege o bichinho, que é inocente e não tem culpa dos desastres”, diz a auxiliar geral Mariulza Galante Prata, de 48 anos, que já levou seu cachorrinho Stalone, de 3 meses, para vacinar.

O Nupdec Animal também dá mais tranquilidade a crianças como Guilherme de Souza Sena, de 12 anos, que ano passado chegou a entrar no meio de uma enchente para salvar sua tartaruga. “Eu não saio daqui sem meus bichinhos”, garante o menino, que ainda tem uma cadela e vários pássaros.

Cerca 100 pets já foram cadastrados pelo Nupdec Animal e a vacinação destes animais começou a ser realizada nesta terça-feira, 4 de novembro. Os pets também estão sendo encaminhados para castração em clínicas particulares.

O projeto é uma parceria da Defesa Civil (vinculada ao Semasa), da Zoonoses (Secretaria Municipal de Saúde) e da ONG WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal).

nupdecanimal2Em Santo André são 11 regiões que formam os Nupdecs e 50 moradores de áreas de risco sentiram a necessidade de discutir políticas públicas para os animais em situação de risco e desastres, criando o Nupdec Animal. Para saber mais sobre os Nupdecs clique aqui.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Aviso | Atendimento pelo WhatsApp do Semasa

25/01/2022: Aviso | Atendimento pelo WhatsApp do Semasa

Informamos que o WhatsApp do Semasa encontra-se inativo devido a problemas técnicos. Enquanto trabalhamos para normalizar o atendimento via aplicativo, os munícipes que precisarem solicitar algum serviço podem ligar para a Central de Atendimento da autarquia (0800 4848 115 ou 4433-9300) de segunda a sexta-feira – das 9h às 16h, abrir OS (Ordem de Serviço) no site (http://www.semasa.sp.gov.br/servicos-ao-usuario/) ou ainda mandar mensagem para a ferramenta Fale Conosco...

Semasa emite mais de 400 documentos de licenciamento ambiental

21/01/2022: Semasa emite mais de 400 documentos de licenciamento ambiental

Desde maio de 2021, novos processos são abertos de forma digital Santo André, 21 de janeiro de 2022 – O licenciamento ambiental é um dos instrumentos da gestão ambiental que possui grande importância para o desenvolvimento sustentável das cidades.  Em 2021, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) emitiu mais de 400 documentos relacionados ao licenciamento ambiental, um saldo positivo, especialmente em um período marcado ainda pela pandemia e lenta recuperação econômica. Entre os documentos e processos que...

Semasa abre seleção de projetos ambientais para organizações da sociedade civil e poder público

17/01/2022: Semasa abre seleção de projetos ambientais para organizações da sociedade civil e poder público

Autarquia vai oferecer curso com orientações para elaboração de Projetos Socioambientais para subsidiar entidades interessadas Santo André, 17 de janeiro de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento de Santo André), abre nesta segunda-feira (17) as inscrições para selecionar projetos ambientais de proponentes de organizações da sociedade civil e do poder público para aplicação em Santo André. Para esta seleção, as propostas deverão ser...

Prefeitura e Semasa interditam casa noturna na rua Carijós

15/01/2022: Prefeitura e Semasa interditam casa noturna na rua Carijós

Durante show, integrantes utilizaram artigos pirotécnicos no palco; Corpo de Bombeiros foi acionado durante a madrugada Santo André, 15 de janeiro de 2022 – A casa noturna Labirinto Lounge Bar, localizada na rua Carijós, foi interditada pelas equipes do Departamento de Controle Urbano da Prefeitura de Santo André e da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) na manhã deste sábado (15). O local realizava uma festa com música ao vivo e, no palco...