04/11/2014 Animal perdido em cheias ganha proteção preventiva

nupdecanimal1Santo André, 04 de novembro de 2014 – Moradores da comunidade Maurício de Medeiros, do Jardim Irene, em Santo André, estão participando de um projeto-piloto do Semasa e da Prefeitura para proporcionar mais segurança a seus animais de estimação. Batizado de Nupdec Animal, o projeto cadastra, vacina, castra e oferece o RGA (Registro Geral Animal) a pets dos moradores da área de risco.

O objetivo é preventivo – caso ocorra algum evento extremo que obrigue a saída dos moradores do local, como um alagamento, seus animais terão garantia de abrigo. Como estarão vacinados, não haverá risco à saúde das pessoas por conta do convívio com os animais em abrigo. Além disso, como ganham o RGA, caso se percam, também será mais fácil localizar seus donos.
“Esta iniciativa é ótima porque protege o bichinho, que é inocente e não tem culpa dos desastres”, diz a auxiliar geral Mariulza Galante Prata, de 48 anos, que já levou seu cachorrinho Stalone, de 3 meses, para vacinar.

O Nupdec Animal também dá mais tranquilidade a crianças como Guilherme de Souza Sena, de 12 anos, que ano passado chegou a entrar no meio de uma enchente para salvar sua tartaruga. “Eu não saio daqui sem meus bichinhos”, garante o menino, que ainda tem uma cadela e vários pássaros.

Cerca 100 pets já foram cadastrados pelo Nupdec Animal e a vacinação destes animais começou a ser realizada nesta terça-feira, 4 de novembro. Os pets também estão sendo encaminhados para castração em clínicas particulares.

O projeto é uma parceria da Defesa Civil (vinculada ao Semasa), da Zoonoses (Secretaria Municipal de Saúde) e da ONG WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal).

nupdecanimal2Em Santo André são 11 regiões que formam os Nupdecs e 50 moradores de áreas de risco sentiram a necessidade de discutir políticas públicas para os animais em situação de risco e desastres, criando o Nupdec Animal. Para saber mais sobre os Nupdecs clique aqui.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Chácara Baronesa é a 17ª comunidade a receber as trocas do programa Moeda Verde

28/07/2021: Chácara Baronesa é a 17ª comunidade a receber as trocas do programa Moeda Verde

Iniciativa andreense troca resíduos recicláveis por alimento em locais carentes Santo André, 28 de julho de 2021 – Moradores da comunidade Chácara Baronesa, no Jardim Las Vegas, começaram a participar das trocas do Moeda Verde nesta quarta-feira (28). No local, a estimativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é beneficiar 900 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. “Mais uma comunidade atendida, um projeto que vem para ajudar a todos os envolvidos, pensando sempre na...

Avenida Giovanni Battista Pirelli é interditada parcialmente no sentido Centro de Santo André

28/07/2021: Avenida Giovanni Battista Pirelli é interditada parcialmente no sentido Centro de Santo André

Duas pistas da via, na rotatória próximo ao Assaí Atacadista, estão bloqueadas para as obras de canalização do córrego Cassaquera Santo André, 27 de julho de 2021 – A pista da avenida Giovanni Battista Pirelli, no sentido Centro de Santo André, começou a receber as obras de canalização do córrego Cassaquera. Por causa das intervenções, o trecho da via na região da rotatória do Assaí Atacadista ficará parcialmente bloqueada até o fim de agosto. Inicialmente, neste local, os veículos...

Fiscalização Ambiental do Semasa interrompe evento com música ao vivo e aglomeração no Parque Miami

25/07/2021: Fiscalização Ambiental do Semasa interrompe evento com música ao vivo e aglomeração no Parque Miami

Ação em conjunto com a Polícia Militar e GCM também rendeu multa ao proprietário e apreensão dos equipamentos Santo André, 25 de julho de 2021 – A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, flagrou na madrugada deste domingo (25) um bar no Parque Miami, que realizava evento com música ao vivo e aglomeração de mais de 100 pessoas, todas sem máscara. A...

Semasa autua em flagrante infrator que descartava terra e entulho em área de proteção ambiental

22/07/2021: Semasa autua em flagrante infrator que descartava terra e entulho em área de proteção ambiental

Crime ambiental ocorreu no Recreio da Borda do Campo e o responsável também teve o veículo apreendido. GCM apoiou a ação  Santo André, 22 de julho de 2021 – A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) flagrou na noite desta quarta-feira (21) um caminhão que realizava continuamente descartes de terra e entulho em uma área pública de preservação permanente no Recreio da Borda do Campo, que havia sido invadida no início...