13/03/2014 Semasa participa da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Grande ABC

Evento será realizado pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC em Mauá

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) participa, amanhã e sábado, da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Grande ABC. Realizada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Grupo de Trabalho Defesa Civil, o evento acontece no Teatro Municipal de Mauá (Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia, Mauá) e é aberto a todos que tiverem interesse pelo tema.

O objetivo do encontro é promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relativas à Defesa Civil do Grande ABC, definindo propostas e diretrizes da região para as etapas estadual e nacional e colocando em prática as mudanças previstas pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil  (Lei Federal 12.608/12), com adoção de medidas preventivas e atenuantes necessárias à redução dos riscos de desastres.

A Conferência Intermunicipal também elege delegados e prepara os sete municípios do Grande ABC para a 1ª Conferência Estadual, que será em abril, e para a 2ª Conferência Nacional, em maio.

O tema da Conferência em 2014 é “Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional”, que expressa as ações integradas de prevenção, conhecimento do risco e capacitação dos agentes de Defesa Civil e das comunidades.

Além de compor a comissão organizadora do evento, o Departamento de Defesa Civil (DDC) do Semasa estará no encontro com a maior parte da sua equipe técnica e operacional. Representantes dos Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) de cada área de risco da cidade também estarão presentes na Conferência, fortalecendo a participação da sociedade civil na discussão.

 

No sábado, a diretora do DDC, Débora Diogo, será a orientadora do Eixo Temático “Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil” e o gerente operacional Samir Geleilete será o orientador do Eixo Temático “Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil”. Os demais Eixos são: “Gestão integrada de riscos e resposta a desastres”, e “Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes”.

Falarão na abertura do evento, na sexta-feira, o prefeito de Mauá, Donisete Braga, e o secretário executivo do Consórcio, Luís Paulo Bresciani. Na sequência, o professor doutor Fernando Rocha Nogueira, da UFABC, fará a palestra magna com tema “Novos Paradigmas para a Proteção e Defesa Civil”. O superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Júnior, fará o fechamento dos trabalhos, no final da tarde de sábado.

Confira a programação completa:

Dia 14/03

18h Recepção

18h30 Solenidade de Abertura

19h Palestra – “Novos Paradigmas para a Proteção e Defesa Civil”

 

Dia 15/03

08h Credenciamento e café da manhã

09h Aprovação do Regimento

09h30 Apresentação dos 4 Eixos Temáticos com orientações para os trabalhos

10h15 Divisão dos grupos de trabalho por Eixo Temático

12h30 Almoço

13h30 Plenária de apresentação e aprovação dos Princípios e Diretrizes

15h30 Eleição dos delegados para a Conferência Estadual.

16h30 Encerramento

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...

Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

17/02/2021: Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

Formação oferecida pelo Semasa já está com inscrições abertas Santo André, 17 de fevereiro de 2021 – A Mata Atlântica é um bioma presente em 17 Estados do Brasil, mas hoje em dia – por causa do desmatamento – restam apenas 12% da floresta que existia originalmente. Essa vegetação está mais próxima do que imaginamos. E pra falar um pouco mais sobre este riquíssimo bioma e a importância da sua conversação, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço...

Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

08/02/2021: Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

Santo André, 8 de fevereiro de 2020 – O plantão social que atende moradores impactados pelas intervenções do Complexo Viário Cassaquera, em Santo André, está de endereço novo. A partir desta segunda-feira (8), o local passa a funcionar na avenida Pedro Américo, s/n, junto ao canteiro de obras. O horário de funcionamento do plantão, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), também foi ampliado. Quem quiser buscar atendimento para saber mais informações sobre a canalização...