Programa Ponto Limpo

O Semasa lançou o programa Ponto Limpo para requalificar espaços que sofrem com descarte irregular de resíduos. Essa prática, que é crime ambiental, prejudica e muito a saúde e o meio ambiente, além de aumentar gastos públicos.

Com esta iniciativa inovadora, que surgiu em 2023, o Semasa vai transformar locais onde há depósito ilegal de materiais, como entulho, madeira e móveis, em áreas verdes, estacionamentos ou praças. O pacote de melhorias ainda inclui arte em grafite, possibilitando que os ambientes fiquem mais coloridos e com mensagens e ilustrações que sensibilizem a população para as questões ambientais.

Em dez anos, de 2013 a meados de 2023, a autarquia conseguiu diminuir de 137 para 51 pontos de descarte irregular de resíduos. Em todo o ano de 2022, o Departamento de Resíduos Sólidos gastou mais de R$ 6,5 milhões com serviços de remoção de resíduos e limpeza.  Um dinheiro, literalmente, jogado no lixo!

Não há motivos para descartar os seus resíduos inadequadamente!

Em Santo André, o caminhão de coleta passa em todo o território. Há dias e horários estabelecidos para ocorrer a coleta tanto de materiais úmidos quanto de secos. Veja a programação aqui.

Além disso, o município possui mais de 20 Estações de Coleta (ecopontos) para os moradores darem o destino ambientalmente correto a resíduos volumosos, como eletroeletrônicos, pneus, isopor grande, poda de vegetação, móveis, colchões, estofados, gesso, madeira e óleo de cozinha usado. Nesses equipamentos públicos ainda é possível doar roupas, calçados, acessórios, livros e objetos em geral, inclusive decorativos e para pessoas com deficiência. Confira os horários e locais das Estações de Coleta aqui.

Não se esqueça: descarte irregular de resíduos é crime ambiental, com infração sujeita à multa e apreensão do veículo (Leis municipais 5.579/79, 7.733/98 e Decreto 14.300/99).

Denuncia o infrator, de forma sigilosa, pelo site, WhatsApp 4433-9011 ou pelas redes sociais: @semasasantoandre. É importante anexar fotos e vídeos do infrator, além da imagem da placa, caso o crime ambiental ocorra facilitado por um veículo.

Clique nas imagens para melhor visualização

 

 

 

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo