24/05/2016 Santo André recebe obras de saneamento por meio de contrapartida dos empreendimentos imobiliários da cidade

Serviços foram planejados dentro dos Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs) e são fiscalizados pelo Semasa

Santo André, 24 de maio de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está fiscalizando a implantação na cidade, por cinco empreendedores privados, de um novo piscinão e de mais 6.500 metros de redes, sendo 3.600 metros de água, 1.850 metros de rede de esgoto e 1.030 metros de galerias de água pluviais. As obras, executadas também por exigência do Semasa, se mostraram necessárias a partir dos Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs), uma exigência legal que as construtoras devem cumprir quando seu empreendimento vai causar grande interferência no entorno.

Atualmente, estão a todo vapor obras na avenida Industrial e no bairro Jardim . Para compensar os impactos causados pelos empreendimentos Jardim Park e Cidade Viva, na Industrial, as construtoras Brookfield e Odebrecht, respectivamente, estão implantando novas redes de água e de esgoto e galerias de águas pluviais.

“As redes implantadas não serão exclusivas dos novos empreendimentos. Muito pelo contrário, elas permitem a interligação com as redes já existentes nos bairros pelas quais passam. Essa é a nossa exigência. No caso da rede de água, por exemplo, a garantia é a melhora no abastecimento de água de regiões abastecidas pelo reservatório Gonzaga”, explica o diretor de Planejamento e Obras do Semasa, Roberto Silveira Jr. Na Industrial e no bairro Jardim, só a Odebrecht está construindo 1.400 metros de redes de água, além de 70 metros de rede esgoto e 300 metros de galerias de águas pluviais. Já a Brookfield faz outros mil metros de rede de água na avenida.

As obras de compensação são realizadas sem custo para o Semasa ou mesmo para a Prefeitura. A fiscalização do poder público, porém, garante a qualidade do trabalho e do material empregado. No final da construção, a obra passa a fazer parte do patrimônio público da cidade.

Novo piscinão – Outra obra importante de compensação é o novo piscinão na Vila Homero Thon. Executado pela Brookfield em contrapartida à construção do complexo Atrium (shopping e torres comerciais e residenciais), o tanque, que entrará em operação no próximo verão, é subterrâneo e tem capacidade para 2.300m³ de água pluvial. Localizado ao lado do complexo, entre a rua Maestro Leonid Urbenin e avenida Giovani Batista Pirelli, o equipamento será uma importante ferramenta no combate às enchentes na região. Sobre o piscinão será construída uma praça e, em seu entorno, já foram implantadas novas redes de drenagem, água e esgoto.

As construtoras MRV, Conx e Queirós Galvão também executam obras de compensação na cidade fiscalizadas pelo Semasa. As empresas estão erguendo edifícios em Utinga, no Parque das Nações e na Vila Curuçá, respectivamente, e fazem extensão das redes de água, esgoto e drenagem na região. As três companhias são responsáveis por 1.380 metros de novas redes de água, 750 metros de galerias de águas pluviais e 1.780 metros de nova rede de esgoto.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

28/04/2024: Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

Santo André, 28 de abril de 2024 – Um dia histórico, de muita alegria, emoção e resgate da memória afetiva de milhares de pessoas. Assim iniciou este domingo (28) no Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, com a reinauguração do pedalinho, equipamento que foi desativado há mais de 30 anos, mas que continuou sendo lembrado com muito carinho pelos andreenses e munícipes de outras cidades.   O artista, arte educador e escritor Ronnie Colazza, 50, voltou no...

Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

28/04/2024: Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

Equipamento volta à ativa no Parque do Pedroso após mais de 30 anos; evento também marca a abertura do primeiro Parque Naturalizado de Santo André Santo André, 23 de abril de 2024 – O dia 28 de abril no Parque do Pedroso será marcado por eventos especiais. O local vai receber mais uma edição do Domingo no Pedroso, que oferece diversas atividades de saúde e lazer. Mas a grande novidade é a retomada de um equipamento especial, que, mesmo...

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...