18/09/2015 Obras no córrego Guaixaya melhoraram qualidade da água do curso d’água

Santo André, 18 de setembro de 2015 – As obras de canalização e recuperação do córrego Guaixaya, na Avenida das Nações, estão trazendo mais segurança e qualidade ambiental para os moradores do bairro e para todos que trafegam na via. Isso é nítido e visto por todos, mas o que pouca gente talvez se atente é para a mudança na qualidade da água do córrego, que já pode ser percebida pela cor.

Testes realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) indicam que a água do curso d’água apresentou bons níveis de oxigenação, que podem permitir o aparecimento de vida aquática no local. A análise levou em conta o parâmetro da Demanda Bioquímica de Oxigênio que mostra qual é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica biodegradável presente na água. Este parâmetro é um dos utilizados pela Agência Nacional das Águas e pela Cetesb para determinar o Índice de Qualidade das Águas (IQA).

Essa melhora só foi possível porque, além das obras de canalização e recuperação hidráulica do córrego, foram retirados desta bacia os esgotos lançados “in natura” e que, agora, seguem para tratamento na ETE ABC.

Despoluição de córregos – A qualidade das águas nos rios e córregos do município é uma das preocupações do Semasa, que trabalha para ampliar os índices de tratamento de esgoto além de combater as ligações irregulares de esgoto e de águas pluviais, que também contribuem para a poluição da água.

Outro trabalho da autarquia neste sentido é realizado junto ao córrego Comprido, que por meio do Programa Caça Esgoto, já identificou mais de 300 ligações de esgoto irregulares. As inspeções constataram que a maioria das irregularidades nos imóveis está na falta de ligação de esgoto adequada, cujos lançamentos são feitos diretamente no rio ou na rede de água pluvial, o que é ilegal.

O Caça Esgoto é parte do programa de despoluição do córrego Comprido, e outras ações como limpezas por jato de alta pressão nas redes e a medição da qualidade da água do córrego, antes e depois dos serviços, fazem parte do processo.

População deve ser corresponsável – O poder público é responsável por realizar obras e intervenções que possam garantir a qualidade das águas do município, estado ou País. No entanto, a colaboração da população é indispensável para a manutenção da qualidade e salubridade ambiental das águas.

É papel de todas as pessoas colaborar para que as águas não sejam poluídas, dispensando o lixo em locais adequados e até mesmo fiscalizando e denunciando a prática de descartes irregulares de resíduos. Além disso, é responsabilidade de cada munícipe a realização da correta ligação de esgoto e de águas pluviais em seu imóvel.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

28/04/2024: Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

Santo André, 28 de abril de 2024 – Um dia histórico, de muita alegria, emoção e resgate da memória afetiva de milhares de pessoas. Assim iniciou este domingo (28) no Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, com a reinauguração do pedalinho, equipamento que foi desativado há mais de 30 anos, mas que continuou sendo lembrado com muito carinho pelos andreenses e munícipes de outras cidades.   O artista, arte educador e escritor Ronnie Colazza, 50, voltou no...

Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

28/04/2024: Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

Equipamento volta à ativa no Parque do Pedroso após mais de 30 anos; evento também marca a abertura do primeiro Parque Naturalizado de Santo André Santo André, 23 de abril de 2024 – O dia 28 de abril no Parque do Pedroso será marcado por eventos especiais. O local vai receber mais uma edição do Domingo no Pedroso, que oferece diversas atividades de saúde e lazer. Mas a grande novidade é a retomada de um equipamento especial, que, mesmo...

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...