28/08/2015 Vídeo com depoimentos emocionados de ex-integrantes da Usina de Papel marcam retomada do projeto no Semasa

Santo André, 31 de agosto de 2015 – A Usina de Papel ganhou um vídeo que resgata um pouco do que foi a sua importante história para o estímulo à coleta seletiva, à arte-reciclagem e ao trabalho junto a jovens em situação de vulnerabilidade social, que outrora foi o foco de formação dentro do projeto no Semasa.
As imagens e depoimentos do vídeo foram captados durante uma atividade coletiva promovida pela Diretoria de Resíduos Sólidos do Semasa com 40 antigos participantes dos projetos sociais promovidos na usina entre 1998 e 2002.
Nos depoimentos, percebe-se quão importante foi o projeto em suas vidas, que muitas vezes tiveram mudança de rumo por conta de oportunidades e aprendizados proporcionados pela Usina de Papel.
Um novo encontro será agendado entre os antigos aprendizes do projeto para apresentar a eles o vídeo editado.

Nova fase – Retomada em abril pelo Semasa, a Usina de Papel está agora voltada às atividades de educação ambiental para funcionários da autarquia dentro do Programa Nosso Meio, a estudantes do município, entre outros públicos.
A nova sede da Usina fica na área do reservatório Camilópolis e já começou a receber visitantes que podem conhecer e participar ativamente do processo de reciclagem de papel.

Clique e confira a produção aqui.

Sobre a Usina – A Usina de Triagem e Reciclagem de Papel é um projeto criado em 1998 com o objetivo de auxiliar na formação de jovens em situação de vulnerabilidade social. A Usina funcionou por 12 anos numa área da Craisa e ganhou diversos prêmios, inclusive internacionais.
No ano passado, o Semasa retomou o projeto, com novo enfoque. Um dos muros que compõe a fachada do prédio recebeu novas cores e imagens, numa composição artística do muralista Brendan Hudson. A criação deste mural artístico faz parte do processo de revitalização do novo espaço.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...