20/01/2015 Utilização de água de poços e bicas

poço

  • Em Santo André, a Vigilância Sanitária não recomenda a utilização de água das bicas.
  • É importante lembrar que os recipientes de armazenamento da água devem ser limpos. Os famosos galões de 20 litros são ambientes propícios para a proliferação de bactérias e outros micro-organismos.
  • Verifique se o local de onde você está retirando água possui laudo com testes que garantam a sua potabilidade. Para ser potável, a água necessita seguir padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Nem sempre uma água sem cor ou cheiro é sinônimo de água potável e livre de impurezas.
  • O Semasa não é responsável pela qualidade da água nestes locais.
  • A oferta de água em poços e bicas está condicionada à vazão do lençol freático de onde há a retirada. O uso errado ou indiscriminado compromete a qualidade e a quantidade de água.
  • A abertura de poços deve ser solicitada ao Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo.
  • Poços antigos, mesmo que no passado tenham sido classificados como de água potável, podem, com o tempo e a urbanização, terem sido contaminados por esgoto.
  • A água proveniente do lençol freático é recarregada da chuva e, como há sujeira ou contaminação no solo, o poço também pode ser contaminado.
  • Poços clandestinos são ainda mais perigosos. Não utilize nem fure um poço sem autorização. Eles podem estar contaminados por esgoto, tornando a água não potável.

 

SAIBA MAIS 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

28/04/2024: Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

Santo André, 28 de abril de 2024 – Um dia histórico, de muita alegria, emoção e resgate da memória afetiva de milhares de pessoas. Assim iniciou este domingo (28) no Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, com a reinauguração do pedalinho, equipamento que foi desativado há mais de 30 anos, mas que continuou sendo lembrado com muito carinho pelos andreenses e munícipes de outras cidades.   O artista, arte educador e escritor Ronnie Colazza, 50, voltou no...

Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

28/04/2024: Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

Equipamento volta à ativa no Parque do Pedroso após mais de 30 anos; evento também marca a abertura do primeiro Parque Naturalizado de Santo André Santo André, 23 de abril de 2024 – O dia 28 de abril no Parque do Pedroso será marcado por eventos especiais. O local vai receber mais uma edição do Domingo no Pedroso, que oferece diversas atividades de saúde e lazer. Mas a grande novidade é a retomada de um equipamento especial, que, mesmo...

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...