20/01/2015 Utilização de água de poços e bicas

poço

  • Em Santo André, a Vigilância Sanitária não recomenda a utilização de água das bicas.
  • É importante lembrar que os recipientes de armazenamento da água devem ser limpos. Os famosos galões de 20 litros são ambientes propícios para a proliferação de bactérias e outros micro-organismos.
  • Verifique se o local de onde você está retirando água possui laudo com testes que garantam a sua potabilidade. Para ser potável, a água necessita seguir padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Nem sempre uma água sem cor ou cheiro é sinônimo de água potável e livre de impurezas.
  • O Semasa não é responsável pela qualidade da água nestes locais.
  • A oferta de água em poços e bicas está condicionada à vazão do lençol freático de onde há a retirada. O uso errado ou indiscriminado compromete a qualidade e a quantidade de água.
  • A abertura de poços deve ser solicitada ao Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo.
  • Poços antigos, mesmo que no passado tenham sido classificados como de água potável, podem, com o tempo e a urbanização, terem sido contaminados por esgoto.
  • A água proveniente do lençol freático é recarregada da chuva e, como há sujeira ou contaminação no solo, o poço também pode ser contaminado.
  • Poços clandestinos são ainda mais perigosos. Não utilize nem fure um poço sem autorização. Eles podem estar contaminados por esgoto, tornando a água não potável.

 

SAIBA MAIS 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

29/02/2024: Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

Grupo tem como principal atribuição discutir e propor temas para a educação ambiental municipal Santo André, 29 de fevereiro de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu processo para escolha dos integrantes do Comitê Municipal de Educação Ambiental. O objetivo é discutir e potencializar as ações de educação e sensibilização ambiental no município. As inscrições para as entidades interessadas podem ser realizadas até 21 de março. O comitê também contribuirá para a elaboração...

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...