29/07/2014 Semasa muda licenciamento ambiental e agiliza emissão de licenças

Decreto com novas regras foi publicado no dia 19 de julho

 

Santo André, 29 de julho de 2014 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiente de Santo André) reviu os procedimentos de licenciamento ambiental na cidade com a publicação, no último dia 19 de julho, do novo decreto de licenciamento ambiental.

 

Um dos objetivos da revisão foi eliminar procedimentos apenas burocráticos e, assim, liberar os técnicos do Departamento de Gestão Ambiental para as análises de licenciamentos de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras. A mudança vai agilizar a emissão das licenças.

 

De acordo com o novo decreto, estão sujeitas ao licenciamento ambiental apenas as atividades potencialmente poluidoras. Com isso atividades não poluidoras não precisam mais da licença do Semasa, entre elas supermercados, revendedoras de GLP, comércio de material de construção civil, clínicas e instituições de ensino, entre outras.

 

Por sua vez, o decreto lista 180 atividades potencialmente poluidoras, sejam elas  industriais, de prestação de serviços ou mesmo obras, e a análise será feita de acordo com o potencial poluidor e o porte do empreendimento. A lista completa está no site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br).

 

Na área urbana também precisam de autorização ambiental as supressões de vegetação, as intervenções em áreas de preservação permanente e as movimentações de terra acima de 3.000 m³.

 

Para a macrozona de proteção ambiental, apesar de já haver previsão para o licenciamento ambiental no novo decreto, ele efetivamente se iniciará após o município finalizar a compatibilização da Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo (LUOPS) às exigências e parâmetros da lei estadual específica da Billings. O projeto da LUOPS será encaminhado à Câmara Municipal em outubro e a expectativa é que ela entre em vigor no primeiro semestre de 2015.

 

O decreto também fixou a multa para atividades potencialmente poluidoras instaladas sem o licenciamento em até 5.500 FMPs (Fator Monetário Padrão), ou R$ 16.390,00 em valores de 2014.

 

As novas regras estão valendo desde o dia 19 de julho, quando foi publicado o Decreto Municipal 16.537/2014, revogando a norma anterior, o Decreto Municipal 15.091/2004.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

28/04/2024: Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

Santo André, 28 de abril de 2024 – Um dia histórico, de muita alegria, emoção e resgate da memória afetiva de milhares de pessoas. Assim iniciou este domingo (28) no Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, com a reinauguração do pedalinho, equipamento que foi desativado há mais de 30 anos, mas que continuou sendo lembrado com muito carinho pelos andreenses e munícipes de outras cidades.   O artista, arte educador e escritor Ronnie Colazza, 50, voltou no...

Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

28/04/2024: Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

Equipamento volta à ativa no Parque do Pedroso após mais de 30 anos; evento também marca a abertura do primeiro Parque Naturalizado de Santo André Santo André, 23 de abril de 2024 – O dia 28 de abril no Parque do Pedroso será marcado por eventos especiais. O local vai receber mais uma edição do Domingo no Pedroso, que oferece diversas atividades de saúde e lazer. Mas a grande novidade é a retomada de um equipamento especial, que, mesmo...

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...