top of page

Gerência de Educação e Mobilização Ambiental

A educação ambiental visa contribuir para a formação de sujeitos capazes de compreender o mundo e agir nele de forma crítica. Esta compreensão só é possível a partir do entendimento de que o ser humano é parte integrante do meio em que vive.

​

Para isso, o Semasa, a partir da Lei Municipal 7.733/1998, que instituiu a Política Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental da cidade, conta com a sua Gerência de Educação e Mobilização Ambiental (Gema), que desenvolve desde então uma série de ações e projetos para diversos públicos da cidade.

​

Cidade pioneira no ABC na criação de uma Política Municipal de Educação Ambiental

A Gema participou da coordenação do trabalho de construção da Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André – PMEA (Lei 9.738/2015), sendo que Santo André foi a primeira da região a adotar uma legislação específica para área, em conformidade com leis federais e estaduais que regulamentam a questão.

Ativo 2.png

Clique nos ícones abaixo conhecer nossas atividades

Programação

12/04-26/04 

                    

MINICURSO MATA ATLÂNTICA: ENCANTOS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES

​

A Mata Atlântica está mais perto do que você imagina. Que tal conhecer um pouco mais sobre este riquíssimo bioma e refletir sobre a importância da sua conservação?
O objetivo deste curso é mostrar a beleza e os encantos deste bioma, seus desafios, oportunidades e um panorama sobre o que ainda resta dele e por que sua conservação é de extrema importância.


Formação híbrida: conteúdo teórico on-line e um encontro presencial (Trilha da 2ª Torre no Pq. do Pedroso)


Será realizado com dois públicos:
         1) Alunos do curso técnico em meio ambiente da Escola Técnica Estadual Júlio de Mesquita (grupo fechado)
Período de disponibilização do conteúdo on-line: 01/04-26/04
Encontro presencial: 27/04


         2) Público aberto
Período de disponibilização do conteúdo on-line: 12/04-26/04
Encontro presencial: 20/04 às 14h 
*encontro presencial sujeito ao número mínimo de inscritos

Inscrições até o dia 11/04


Carga horária: 9h – 7h referentes ao conteúdo on-line e 2h referentes ao encontro presencial


Em caso de chuva o encontro presencial será reagendado


Emitimos certificado

12/04-26/04 

                    

MINICURSO ON-LINE DE FLOR EM FLOR: A IMPORTÂNCIA DOS POLINIZADORES

​

A polinização está relacionada com a produção de alimentos e com a manutenção de diversas espécies vegetais. Porém, tem sido ameaçada pelo desmatamento, uso de agrotóxicos e mudanças climáticas. Como tudo está interligado na natureza, a diminuição do número de polinizadores pode causar um grande desequilíbrio ambiental. Essa é a temática abordada deste minicurso.


Será realizado com dois públicos:
          1) Alunos do curso técnico em meio ambiente da Escola Técnica Estadual Júlio de Mesquita (grupo fechado)
Período de disponibilização do conteúdo on-line: 03/04-26/04


          2) Público aberto
Período de disponibilização do conteúdo on-line: 12/04-26/04

Inscrições até o dia 11/04

​

Carga horária: 5


Emitimos certificado

12/04

09h-12h                         

​

VISITA AO PARQUE DO PEDROSO 

​

A visita envolverá atividades de percepção ambiental no Pq. do Pedroso, destacando a importância da reconexão com a natureza e da preservação desta unidade de conservação.

​

Público: atividade aberta ao público geral e com participação dos frequentadores do CRISA (Centro de Referência do Idoso de Santo André)

 

Inscrições: clique no botão "inscrições" ou para os frequentadores do CRSA, pelo telefone 4992-8132 ou pessoalmente na Rua Bernardino de Campos, 300 – Centro de Santo André

18/04

14h-17h                              

​

OFICINA NOSSA MATA E SEUS FRUTOS: CURIOSIDADES E USOS DO CAMBUCI

​

Venha conhecer esse fruto nativo da Mata Atlântica, descobrir suas curiosidades, aprender e degustar alguns preparos com sua utilização. A oficina será dividida em dois momentos, um teórico e outro prático. Atividade em parceria com a Escola Municipal de Educação Ambiental (EMEA) - Parque Tangará.


Público: aberto


Local: Escola Municipal de Educação Ambiental (EMEA) Parque Tangará no Parque Escola – Rua Anacleto Popote, 46 – Valparaíso


Emitimos certificado

15/03 e 16/03

8h-12h                                

​

OFICINA ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL

​

Quais são os impactos ambientais relacionados à nossa alimentação? É possível estabelecer caminhos mais sustentáveis? Agropecuária, indústria alimentícia, sistemas agroflorestais, PANC, Slow Food, dentre outros temas são reflexões trazidas por esta conversa.

 

A oficina será dividida em dois momentos, um teórico e outro prático. Oficina em parceria com o Banco Municipal de Alimentos.

 

Esta atividade é uma parceria entre a Unidade de Sáude da Família Cruzado e o Semasa. Para mais informações e para se inscrever, entre em contato com a unidade de saúde.

​

Público: funcionários e usuários da USF Cruzado

 

Local: USF Cruzado - R. dos Vicentinos, 335 - Jardim Santo André - Santo André​

25/04 e 02/05                                

​

MINICURSO TINIS – INTEGRANDO INFÂNCIA E NATUREZA

​

Você já pensou na potência que é oferecer pequenos espaços de terra, chão ou vasos, para que crianças e adolescentes possam plantar, cultivar, cuidar e aprender com e na Natureza? Então venha saber o que é e como implantar uma TiNi! Um lugar e três práticas: retornar o bem para a Natureza, fazer o bem para nossa família (ou comunidade) e para nós mesmos. Uma metodologia de educação para a sustentabilidade, onde a Natureza deixa de ser “recurso” e passa a sujeito ativo que ensina, desperta afeto, encantamento, cria vínculo e conexão. Atividade em parceria com a Escola Municipal de Educação Ambiental (EMEA) - Parque Tangará.


Minicurso presencial com dois encontros: 25/04/2024 e 02/05/2024

Horário: 14h-17h


Local: Escola Municipal de Educação Ambiental (EMEA) Parque Tangará no Parque Escola – Rua Anacleto Popote, 46 – Valparaíso


Emitimos certificado

Contato

Últimas Novidades

Ativo 2.png

Março/2024

Eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

O Comitê Municipal de Educação Ambiental é um órgão colegiado que tem a finalidade de potencializar as ações de educação ambiental no município e propor, apoiar, apreciar e avaliar a implantação da Política Municipal de Educação Ambiental.

Carrossel 1.png

Janeiro/2024

O Projeto Água, Câmera e Ação é vencedor do Prêmio Cidades Educadoras 

O Prêmio Cidades Educadoras tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade internacional ao trabalho que as Cidades Educadoras desenvolvem e destacar as boas práticas que podem ser uma fonte de inspiração para outras cidades. Um júri internacional analisou as 66 candidaturas de 55 cidades e 11 países que se candidataram à premiação.

IMG-20220510-WA0022 (2).jpg
bottom of page