Plano Diretor de Esgoto

Com o objetivo de adequar a cidade aos padrões sanitários compatíveis com uma boa qualidade de vida para a população, promovendo a recuperação ambiental de córregos e rios da cidade que hoje recebem o esgoto in-natura, o Semasa concluiu no início de 1997 o seu Plano Diretor de Esgoto (PDE).

O PDE foi norteado pelo levantamento da situação existente na coleta e afastamento do esgoto gerado no município, diagnosticando os problemas sanitários e organizando as bacias de esgotamento. Também estão inseridos os problemas de fundos de lotes, núcleos habitacionais, além de áreas de mananciais e proteção ambiental.

Além disto, foi efetuado estudo demográfico para o crescimento populacional e socioeconômico de Santo André, gerando recomendações de vazões, ampliações e melhorias, bem como a estimativa dos custos e a programação das obras a curto, médio e longo prazo.

O estudo ainda apontou a necessidade de uma atuação institucional junto à Sabesp, do Governo do Estado, já que vários projetos de saneamento de sua responsabilidade são relevantes para melhoria do esgotamento sanitário em Santo André.

Atualmente, 98% do esgoto gerado na cidade é coletado e 45% dele segue para tratamento na Estação de Tratamento ABC, da Sabesp, em São Paulo, na divisa com São Caetano do Sul.

Graças às obras e melhorias apontadas no PDE, que estão sendo executadas, este índice vai subir para 54% até final de 2015 e para 69% até o fim de 2016, subindo para 78% até o fim de 2017, chegando a 100% até 2022. E, em 2015, o Semasa vai promover uma revisão do PDE, que fará uma análise das necessidades para o esgotamento da cidade para os próximos 10 anos, bem como as estimativas de recursos necessários para a implantação dos projetos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo