25/02/2015 Economia de água em condomínios

A economia de água em prédios e condomínios pode ser um tanto complicada, pois, em muitos locais, as ligações não são individualizadas. Por conta disso, o Semasa listou uma série de dicas que podem ser adotadas por estes empreendimentos com o objetivo de economizar água.

  • Uma campanha de conscientização é sempre útil. Espalhe nas áreas comuns e elevadores cartazes com dicas e avisos sobre economia de água. Antes de tudo, a responsabilidade pelo uso consciente deste recurso natural, é de todos. No site do Semasa, na área de campanhas, é possível baixar e imprimir os cartazes com dicas de economia de água. Se puder, faça cópias menores e distribua individualmente nas unidades condominiais, ou até mesmo por e-mail aos moradores. Se a ideia é diminuir o consumo, é necessário que as pessoas entendam o sentido da campanha.
  • Proponha, dentro das reuniões de condomínio, a troca da conta de água de consumo coletivo pela de consumo individual. Essa é uma das causas que levam os moradores a serem pouco conscientes, já que não têm noção do quanto gastam mensalmente (pois a conta está inclusa nas despesas de condomínio).
  • Em Santo André, o Semasa orienta os novos grandes empreendimentos sobre os procedimentos para realizar as ligações de água. Algumas especificações estão em nosso site.
  • A Lei Municipal 8.967/2007 determina a obrigatoriedade da individualização dos hidrômetros para os novos empreendimentos. Já o decreto 15.740/2008 regulamenta a Lei.
  • A lei estabelece que os prédios construídos a partir 03/11/2007 devem ter ligações individuais.
  • Segundo o decreto, todo projeto arquitetônico de condomínios, residenciais e não residenciais, deverá ter seu respectivo projeto hidráulico submetido à aprovação do Semasa, atendendo a diversas especificações. Todas as informações necessárias podem ser obtidas nos nossos Postos de Atendimento.
  • É facultado aos condomínios, residenciais e não residenciais, concluídos ou cujos projetos tenham sido aprovados pela Prefeitura Municipal de Santo André antes de 03/11/2007 promover ajustes a fim de possibilitar a individualização do sistema de medição. A individualização de medição deverá atender aos parâmetros estabelecidos no Decreto 15.740. O requerimento deve ser acompanhado de declaração de interesse do empreendedor ou dos condôminos por meio de ata da Assembleia.
  • Promova a instalação de arejadores nas torneiras comuns do prédio. Estes equipamentos podem reduzir o consumo em até 40%. Se for possível, distribua estes equipamentos entre os moradores ou promova a compra coletiva deles, a fim de baratear o custo. Desta forma, as unidades individuais também podem fazer uso destes produtos nas torneiras internas.
  • Procure trocar as descargas dos banheiros comuns por equipamentos mais econômicos.
  • Caso o local possua piscina, deixá-la coberta quando não há utilização diminui a evaporação da água e adia a necessidade de troca. Cerca de 90% da água das piscinas é perdida ao mês pela evaporação. Utilizar uma capa evita também o depósito de folhas e outros resíduos. Uma piscina limpa precisa de menos trocas de água. Revisar bombas e filtros é fundamental, pois o mau funcionamento deles pode ocasionar um gasto de água ainda mais elevado.
  • Se possível, adote um esquema para captar e reservar água de chuva. Este recurso poderá ser utilizado para lavagem das calçadas, garagens, rega de plantas e limpeza das áreas comuns do edifício. Trabalhe para conscientizar os prestadores de serviço sobre a preocupação com a economia de água.
  • Realize inspeções periódicas nas instalações hidráulicas do condomínio. Vistorias frequentes permitem que vazamentos possam ser localizados e consertados mais rapidamente, diminuindo o desperdício de água.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...