05/06/2024 Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado

Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental.

A entrega do ciclo 2024 do Prêmio Governador Franco Montoro, que integra o Programa Município Verde e Azul, ocorreu na manhã desta quarta no Parque Villa Lobos, (zona oeste da capital paulista), e contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. A premiação certificou ainda outros 18 municípios dentro das quatro categorias, gestão de água, reflorestamento urbano, agricultura urbana e periurbana e proteção da biodiversidade, que foram divididos por grupo populacional.

Santo André foi representada pela deputada estadual e primeira-dama da cidade, Ana Carolina Barreto Serra, que recebeu o certificado da premiação do governador Tarcísio de Freitas.  Os municípios de Cruzália, Pedreira, Louveira e Americana também foram certificados dentro da mesma categoria em que Santo André foi premiada.

“Com o Quintal Verde vamos ampliar as ações de educação ambiental e compostagem, unindo sustentabilidade, meio ambiente e inclusão. Também vamos beneficiar os agricultores urbanos, que produzem alimentos de qualidade para a nossa cidade. É um orgulho recebermos mais um prêmio, especialmente em uma data simbólica como esta”, diz a deputada estadual e primeira-dama de Santo André, Ana Carolina Barreto Serra.

O Quintal Verde é uma ação do Semasa que integra o Programa Composta Santo André, que visa estruturar alternativas viáveis para o tratamento de resíduos orgânicos. O Quintal Verde é um espaço preparado para vivências e formação prática da população em sistemas agroecológicos (agricultura sustentável e métodos alternativos de cultivo, sem uso de agrotóxicos), compostagem de resíduos orgânicos e educação ambiental. O objetivo é ser um instrumento de referência para os agricultores urbanos, educadores e alunos das escolas de Santo André.

O superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira, também presente no evento, explica que o Quintal Verde é composto por outras ações desenvolvidas pela autarquia. “Fizemos um mapeamento dos agricultores urbanos andreenses, cujos dados finais estão sendo compilados. Estamos ofertando gratuitamente o curso de extensão em agroecologia, com encontros teóricos e práticos, e também já realizamos os testes que originaram o composto orgânico para uso em hortas e plantas em geral”, comenta.

O primeiro Quintal Verde está sendo estruturado na Vila Guiomar e a proposta é que a cidade tenha 10 espaços como este. O local também será um ponto fixo de trocas do Programa Moeda Verde e abrigará o primeiro ponto de troca do futuro projeto Baldinho Verde, que vai trocar resíduos orgânicos encaminhados pela população do entorno por composto orgânico produzido no local e fruto do processo de compostagem realizado em cada “Quintal”.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...