28/05/2024 Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante”

Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população.

O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV, e contou com a presença do secretário de Ações Governamentais, Gilvan Junior, que representou o prefeito Paulo Serra, e do superintendente adjunto do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Edinilson Ferreira dos Santos.

O secretário ressaltou a importância do prêmio como reconhecimento para a cidade, valorizando o convênio com a Sabesp, que teve como uma das prioridades acabar com a falta de água e melhorar o sistema de esgotamento sanitário. “A parceria com a Sabesp permitiu avanços significativos tanto na coleta quanto no tratamento de esgoto. São obras e investimentos que fazem sentido, pois melhoram a vida das pessoas e promovem inclusão social, um dos princípios da dignidade humana”, explica.

Gilvan participou do quarto painel, dividindo o palco com representantes de outras cidades premiadas na mesma categoria: Praia Grande e Cuiabá, também da Sabesp, companhia estadual responsável, desde setembro de 2019, pelos serviços de água e esgoto de Santo André.

De acordo com o Plansab, a meta estabelecida é de R$ 231,09 per capita e Santo André apresentou investimento médio por habitante de R$ 628,07, valor muito superior à meta. O cálculo realizado pelo Instituto Trata Brasil leva em consideração os dados do Snis (Sistema Nacional de Informações de Saneamento), compilados pelo Governo Federal, dos últimos cinco anos, de 2018 a 2022.

“É um reconhecimento importante, pois trata-se de um esforço conjunto realizado ao longo dos últimos cinco anos e que garantiram o atendimento às metas. O Semasa atua como órgão fiscalizador das metas municipais de saneamento, sendo responsável por encaminhar os dados ao Governo Federal. Além disso, a autarquia realiza importante trabalho na fiscalização e conservação dos mananciais, de onde proveem parte do abastecimento de água de Santo André “, comenta o superintendente adjunto da autarquia, Edinilson Ferreira dos Santos.

O Instituto Trata Brasil é uma organização da sociedade civil que busca a universalização do saneamento básico no país, desde 2007. A premiação também reconheceu outros municípios, nas outras três categorias, que foram: Atingimento das Metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico; Melhores Evoluções no Tratamento de Esgoto; e Atingimento das Metas de Perdas de Água.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...