25/08/2023 Santo André abre 26ª Estação de Coleta no Jardim Cristiane

Localizado na Avenida José Fernando de Medina Braga, ecoponto entrou em operação nesta sexta-feira

Santo André, 25 de agosto de 2023 – Após acompanhar todo o processo de construção da Estação de Coleta Jardim Cristiane, agora o aposentado Heitor Menarbino, de 73 anos, vai poder utilizar o ecoponto, ajudando, inclusive, a orientar quem ainda não sabe como funciona o equipamento público. Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriram a unidade, que funcionará de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

“É muito importante colocar um ecoponto aqui para a população não jogar lixo no córrego ou em terreno baldio. Eu mesmo pedirei para que os moradores colaborem e descartem corretamente sofás, entulhos e móveis”, afirma Menarbino, que mora ao lado do local.

O prefeito Paulo Serra marcou presença no momento em que as portas da Estação de Coleta Jardim Cristiane foram abertas. Ele enfatizou que o município será beneficiado com mais unidades.

“Estamos no Jardim Cristiane entregando o nosso vigésimo sexto ponto de coleta. Já temos equipamentos do tipo espalhados por toda a cidade e teremos novos ecopontos para a gente continuar com essa cultura da sustentabilidade, trazendo oportunidade para o morador e a moradora de Santo André separar o lixo, aumentando a vida útil do aterro e gerando emprego a partir da reciclagem”, comenta.

No novo ecoponto, os moradores poderão levar diversos tipos de resíduos volumosos que não podem ser destinados à coleta porta a porta, como entulho, móvel, madeira, eletroeletrônico e isopor grande.

Além disso, a população consegue fazer doações de vestimentas e objetos que estão em bom estado de conservação, como explica o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira. “Roupas, calçados, brinquedos, acessórios, objetos domésticos e de decoração também podem ser levados às Estações de Coleta para que a gente doe a instituições sociais ou destine a projetos socioambientais, como o Breshopping Sustentável e Gincana Ecológica”.

A Estação de Coleta Jardim Cristiane, localizada na Avenida José Fernando de Medina Braga, 1.000, foi construída pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, por meio do programa Sanear Santo André, que contempla a construção e reforma de 12 ecopontos.

O programa é financiado em US$ 50 milhões pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e contempla outras intervenções, como a modernização do sistema de monitoramento e alerta de chuva, construção de piscininhas e de outros equipamentos de drenagem.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...