23/08/2023 Semasa e população revitalizam ponto de disposição irregular de resíduos no Parque Capuava

Rua Verde Mar ganhou arte em grafite, vasos e pneus com plantas na manhã deste sábado, em ação do programa Ponto Limpo

Santo André, 19 de agosto de 2023 – A comerciante Caroline Teixeira de Castro, 35 anos, não aguentava mais se deparar com resíduos acumulados praticamente na porta de casa, além da presença de ratos e baratas. Moradora há cinco meses da Rua Verde Mar, no Parque Capuava, ela chegou a pensar em mudar de residência. Mas, agora, renasceu a esperança de continuar morando no local graças a uma ação de revitalização que o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou na manhã deste sábado (19), por meio do programa Ponto Limpo.

A requalificação do local também aconteceu com o envolvimento dos próprios moradores e de artistas da ARCA (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas). Um ponto de disposição inadequada de resíduos domiciliares que fica às margens da Avenida dos Estados foi transformado em um local limpo, com arte em grafite e a implantação de uma espécie de jardim, com plantas em vasos e pneus. As intervenções também ocorreram com o apoio do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego), da Prefeitura de Santo André.

“Peço para que os moradores não joguem mais lixo e mantenham a nossa comunidade limpa. Com essas ações, aqui ficou maravilhoso. Vamos colaborar com a limpeza”, pede Caroline Teixeira.

Uma parte dos materiais utilizados para a revitalização da área veio das Estações de Coleta, ou seja, a partir da doação de vasos e pneus feita pelos munícipes. Antes de realizar as intervenções, o Semasa conversou com os moradores para orientá-los a não depositarem mais as sacolas com resíduos domiciliares no local, deixando-as em frente às suas residências.

“Apesar de o caminhão de coleta do Semasa passar de segunda a sábado, alguns moradores dispunham o material depois que o veículo passava e algumas vielas não tinham coleta porta a porta. Os coletores agora vão entrar em todas as vielas. Com a coleta porta a porta, o trabalho de mobilização e a revitalização que foram feitas, a gente espera que não tenha mais esse problema de acúmulo irregular de resíduos”, explica a gerente dos serviços de coleta, Flavia Gomes Donon. No Parque Capuava, o caminhão passa a partir das 7h.

Durante a ação do programa Ponto Limpo, o Semasa também promoveu diversas brincadeiras populares com a criançada. Elas cantaram, dançaram, comemoram pipoca e ainda deixaram as suas marcas nas intervenções culturais. Inclusive, as crianças batizaram algumas plantas com os seus nomes e se comprometeram a cuidar delas.

“Foi um dia de felicidade para as crianças. Eu estava dormindo e acordei com a música. Falei para a minha nora e neta: vamos participar, pois não é todo dia que tem”, disse a auxiliar de limpeza Noeme Arraes Ferreira, 51, que mora há 27 anos no Parque Capuava. “Se a nossa rua está limpa, a nossa casa também ficará mais limpa”, complementa.

Para os moradores da região que precisam descartar resíduos volumosos, como entulho, madeira, móveis e eletroeletrônicos, é necessário que eles destinem os materiais até a Estação de Coleta Sorocaba, que fica na Avenida Sorocaba, 1.001, no Parque João Ramalho, a pouco mais de um quilômetro da Rua Verde Mar.

O descarte irregular de resíduos é crime ambiental, passível de multa e outras medidas cabíveis. A população pode e deve denunciar ao Semasa, de forma sigilosa, quem comete esse delito por meio do WhatsApp comercial 4433-9011, das redes sociais da autarquia (@semasasantoandre) e do site (www.semasa.sp.gov.br).

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...