02/08/2023 Semasa tem trabalhos técnicos sobre resíduos sólidos selecionados para congresso da Assemae

Tradicional evento de saneamento ocorre em setembro, em Poços de Caldas, em Minas Gerais

Santo André, 2 de agosto de 2023 – O pioneirismo de Santo André frente às ações, programas e iniciativas voltados à gestão de resíduos sólidos ganha novos horizontes dentro do universo do saneamento ao ter diversos trabalhos técnicos selecionados para exposição em congressos e seminários temáticos.

Recentemente, a Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) divulgou a lista dos trabalhos escolhidos para troca de experiências durante o seu 51º Congresso Nacional de Saneamento). O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) teve quatro apresentações selecionadas.

O evento, que ocorre em setembro – entre os dias 18 e 22 – na cidade mineira de Poços de Caldas, é mais uma oportunidade que a autarquia tem de mostrar as iniciativas positivas desenvolvidas no município. De acordo com a organização do congresso, São Paulo é o Estado com maior número de trabalhos selecionados, com 49 experiências e, na região do ABC, apenas Santo André teve trabalhos escolhidos.

A autarquia compartilhará os resultados dos projetos Do Sólido ao Gasoso (que trata do reaproveitamento dos gases produzidos no Aterro Sanitário Municipal para geração de energias elétrica e/ou veicular); programa Moeda Verde; a gestão de resíduos e a relação com o ampliação do Aterro Sanitário; e o papel das Estações de Coleta na destinação dos resíduos sólidos domiciliares.

“A seleção de trabalhos técnicos permite compartilhar ações e projetos desenvolvidos no município e, ainda, valorizar as atuações dos funcionários frente a esses espaços de troca de experiências”, comenta o superintendente-adjunto do Semasa e diretor de Resíduos Sólidos, Edinilson Ferreira dos Santos.

Neste ano, o Semasa também expôs trabalhos durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), em maio. Naquela ocasião, foram selecionadas as experiências sobre o programa Meu Condomínio Recicla e as políticas públicas voltadas à valorização dos catadores autônomos de materiais recicláveis em Santo André.

Encontros como estes são importantes para que os técnicos da autarquia também possam conhecer as iniciativas de outros municípios, além de trocar conhecimentos com outros especialistas do saneamento. Em Santo André, além do Semasa, o Consórcio Intermunicipal ABC também teve um trabalho escolhido para exposição, sob a temática dos resíduos de construção civil.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...