28/07/2023 Semasa discutirá concessão dos serviços de varrição e coleta de resíduos em audiência pública

Evento ocorrerá nesta segunda-feira, das 18h às 21h, no Auditório Heleny Guariba

Santo André, 28 de julho de 2023 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizará nesta segunda-feira (31) uma audiência pública para apresentar e discutir o projeto de PPP (Parceria Público-Privada), na modalidade concessão administrativa, dos serviços especializados em limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. O evento é aberto a todos os interessados e ocorrerá das 18h às 21h, no Auditório Heleny Guariba (Praça IV Centenário, Centro de Santo André).

Representantes da autarquia, da Prefeitura e da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), responsável por prestar assessoria técnica ao estudo de viabilidade econômico-financeiro, apresentarão à população e demais interessados informações sobre investimentos financeiros, melhorias que deverão ser feitas pela empresa ou consórcio de empresas ganhadora do processo licitatório e diretrizes para a construção do projeto de concessão, além de contextualizar o cenário e os desafios atuais da gestão de resíduos sólidos.

Toda audiência pública deve acontecer antes do início do processo licitatório. É, portanto, um importante instrumento de participação social e transparência, visando esclarecimentos e o aprimoramento da matéria.

A apresentação do projeto de PPP terá duração de até 50 minutos. Para participar do evento não é necessário fazer inscrição, apenas preencher uma lista de presença. Quem quiser fazer manifestação oral no âmbito da audiência pública, com duração máxima de três minutos, deverá se inscrever antes do início do evento. Também é possível enviar questionamentos por escrito, sem necessidade de inscrição.

Todos os depoimentos serão registrados pelo Semasa, por meio de gravação em áudio e vídeo, de forma a preservar a integridade dos conteúdos e o máximo aproveitamento das contribuições que serão feitas para servirem de subsídios ao aprimoramento do projeto de PPP.

Consulta pública – Desde 20 de julho a Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa, abriu consulta pública referente ao projeto de concessão dos serviços de limpeza urbana, coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos.

Pessoas físicas e jurídicas podem mandar contribuições e dúvidas relacionadas à minuta do edital e seus anexos, bem como pedidos de esclarecimentos a respeito dos documentos apresentados, até as 18h do dia 20 de agosto, por meio do site www.semasa.sp.gov.br.

O prazo contratual da concessão será de 30 anos, prorrogáveis por até mais cinco anos. Os serviços continuarão sendo de titularidade do poder público municipal. O Semasa, inclusive, continuará exercendo a fiscalização do contrato, da prestação de serviços e dos investimentos que deverão ser cumpridos pela empresa ou consórcio de empresas que ganhará o processo licitatório.

Entre os investimentos que deverão ser feitos estão a construção de mais 10 Estações de Coleta, nova Central de Triagem de Resíduos Recicláveis, Usina de Tratamento de Resíduos Orgânicos, Central de Atendimento ao Usuário, Unidade de Beneficiamento de Resíduos Sólidos da Construção e Demolição, Unidade de Tratamento Mecânico-Biológico, Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde, Centro de Controle Operacional (para monitoramento dos ecopontos e dos serviços de coleta e varrição), dentre outros.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...