11/07/2023 Semasa intervém em área da CDHU para eliminar ponto de descarte irregular de resíduos

Trecho na Rua do Cruzeiro, no Jardim Santo André, está sendo limpo e em breve será revitalizado

Santo André, 8 de julho de 2023 – Um local na Rua do Cruzeiro, no Jardim Santo André, está recebendo intervenções para deixar de fazer parte das estatísticas de áreas que sofrem com o descarte irregular de resíduos. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou nesta semana diversas ações para acabar com esse problema, que, segundo os moradores, já ocorre há mais de dez anos.

O Jardim Santo André fica em um terreno que pertence à CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo). Por isso, o local e os serviços de manutenção são de responsabilidade da companhia estadual.

Em apenas quatro dias, de terça até esta sexta-feira (7), a autarquia removeu mais de 210 toneladas de resíduos. Por causa do difícil acesso à área, que fica em uma ladeira, entre muro de arrimo e escadaria, os trabalhos precisaram ser executados com uso de maquinários. Além disso, no trecho mais crítico, funcionários retirarão os resíduos manualmente, com uso de rapel, ou seja, segurados por cordas.

Após a retirada dos materiais, o espaço na Rua do Cruzeiro deve ser cercado com alambrado, de forma que as pessoas não joguem mais resíduos. Também será afixada uma faixa alertando que existem Estações de Coleta próximas ao local para que a população destine resíduos volumosos corretamente, além de informar que o descarte inadequado é crime ambiental, com infração sujeita à multa e apreensão do veículo.

O Semasa também irá revitalizar o muro com arte em grafite, trazendo novas cores e mais vida ao ambiente. As melhorias fazem parte do programa Ponto Limpo, iniciativa inédita da autarquia para requalificar espaços que sofrem com o descarte irregular de resíduos.

Mobilização porta a porta – Aliado ao trabalho de limpeza na Rua do Cruzeiro, o Semasa está fazendo uma mobilização porta a porta para conversar com os moradores sobre os malefícios que o descarte irregular de resíduos traz à saúde e ao meio ambiente. Na conversa educativa, a população ainda é alertada de que essa prática é crime ambiental e que os moradores podem e devem denunciar, de forma sigilosa.

A denúncia ocorre pelo site (www.semasa.sp.gov.br/servicos-ao-usuario/), redes sociais (@semasasantoandre) e WhatsApp do Semasa (4433-9011). É importante, se possível, que a mensagem venha acompanhada de fotos e vídeos do infrator, além do registro da placa, caso o crime seja facilitado com o uso de um veículo.

Coleta porta a porta – Para extinguir o ponto de descarte irregular de resíduos na rua do Cruzeiro, o Semasa também orientou a população a dispor as sacolas com os resíduos domésticos em frente às residências, nos dias e horários corretos. Antes, munícipes que residem na região concentravam os resíduos na calçada da área que está recebendo intervenções.

Estações de Coleta – Em breve, a Prefeitura e o Semasa vão inaugurar o segundo ecoponto no bairro. A 300 metros da Rua Cruzeiro, será aberta a Estação de Coleta Jardim Santo André, onde a população poderá levar entulho, eletroeletrônicos, móveis, estofados, poda de vegetação, madeira, dentre outros resíduos volumosos.

Atualmente, existe a Estação de Coleta Loreto, que fica na Avenida Loreto, 101. O horário de atendimento é de segunda a sábado, inclusive feriados, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

| Texto: Susi Elena
imprensasemasa@semasa.sp.gov.br / 4433-0142
| Fotos e vídeo: Divulgação/Semasa

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...