28/06/2023 Santo André credencia entidades e empresas para ações de logística reversa

Credenciamento junto ao Semasa será válido por 12 meses e visa fortalecer a gestão integrada de resíduos municipal

Santo André, 27 de junho de 2023 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), abriu chamamento público para seleção de empresas, associações e entidades gestoras interessadas em celebrar termo de compromisso para ações que estimulem a logística reversa no município.

O credenciamento, realizado de forma inédita na cidade, é um dos dispositivos previstos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e tem o objetivo de fortalecer as ações municipais voltadas à gestão integrada de resíduos sólidos e ampliar a responsabilidade dos fabricantes, fornecedores e importadores na geração destes produtos passíveis de logística reversa.

De acordo com a PNRS, a logística reversa é caracterizada por ações e meios que viabilizam a coleta e a restituição dos resíduos ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo, outras formas produtivas ou, ainda, para a destinação final ambientalmente adequada. A premissa é válida também para as embalagens destes produtos como, por exemplo, no caso dos remédios. Os termos de compromissos firmados junto ao Semasa não vão se sobrepor aos acordos setoriais já existentes em âmbito federal, ou seja, são complementares e a adesão é facultativa.

“Identificamos que alguns acordos já existentes podem ser aprimorados no âmbito municipal, inclusive com a possibilidade de implantar ações para resíduos que ainda não foram objeto de acordos setoriais específicos, como resíduos têxteis e móveis pós-consumo, como sofás e colchões”, explica o superintendente adjunto do Semasa, Edinilson Ferreira dos Santos.

O documento também vai permitir ajustes aos acordos já existentes e em vigor em Santo André, de forma a padronizar as responsabilidades, incluindo responsabilidades e ações de educação ambiental por meio das cooperativas de reciclagem.

O chamamento abrangerá propostas para os seguintes tipos de resíduos: agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e luz mista; eletroeletrônicos e seus componentes; embalagens em geral, como plásticas, metálicas e vidro; sofás e colchões; tintas e suas embalagens; gesso; resíduos têxteis; outros resíduos que o setor empresarial queira apresentar proposta de logística reversa.

As entidades interessadas têm até o dia 11/7/23 para entregar os envelopes com as propostas. O edital completo está disponível no site do Semasa, no link https://bit.ly/3r3E6Ca.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...