18/06/2023 Alegria e solidariedade marcam Breshopping Sustentável e Gincana Ecológica no Parque Guaraciaba

Quase duas mil peças entre brinquedos, roupas e calçados estavam à disposição da população
 
Santo André, 18 de junho de 2023 – O domingo foi diferente, com muita diversão e solidariedade, para quem passou pelo Parque Guaraciaba neste domingo (18). O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura promoveram  mais uma edição da Gincana Ecológica e do Breshopping Sustentável. Centenas de adultos e crianças passaram pelo local e puderam levar para casa brinquedos, roupas, calçados e acessórios.
 
A iniciativa socioambiental integra a agenda de atividades do Junho Verde – Mês do Meio Ambiente e contou também com apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Santo André. Nem o friozinho e o tempo nublado espantaram os participantes, que tinham à disposição quase duas mil peças.
 
Houve, inclusive, quem veio de outra cidade para participar. Foi o caso da Katia Izaías, de 38 anos, que mora em Mauá e trouxe a família e os amigos. “Nós vimos a divulgação e nos interessamos. Gostamos bastante da iniciativa, inclusive pela troca do reciclável e foi legal de participar. As crianças se divertiram bastante”, comenta.
 
Para acessar as duas atividades, bastou que o público fizesse o descarte de um reciclável. A ação integra o projeto Parque Recicla, que estimula a corresponsabilidade pela geração dos resíduos sólidos e também o incentivo à reciclagem.
 
“Essas iniciativas reforçam o compromisso ambiental de Santo André por uma cidade cada vez mais sustentável, inclusiva e solidária, características que estão diretamente ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Crianças e adultos se divertem e, ainda, colaboram para cuidar do meio ambiente”, diz o superintendente-adjunto do Semasa, Edinilson Ferreira dos Santos.
 
No Breshopping Sustentável, ao trocar o reciclável, o interessado pode escolher até três peças, entre as disponíveis. Há vestuário feminino, masculino, infantil e também tênis, sandálias, botas e chinelos. Além disso, lenços, bolsas e cintos também podem ser selecionados.
 
Já na Gincana Ecológica, a criançada participa de um circuito de sete brincadeiras e soma pontos. Ao final, pode escolher um brinquedo. Os itens maiores, como bicicletas, patins e patinetes são os mais disputados pelos pequenos, mas as casinhas de bonecas e bichinhos de pelúcia também não ficaram de fora. Todas as brincadeiras foram elaboradas com objetos e materiais reaproveitados das Estações de Coleta.
 
As duas ações integram o Projeto Santo André Solidária, do Núcleo de Inovação Social e foram desenvolvidas pela autarquia com o intuito de dar vida nova para estes itens, que antes iam parar diretamente no Aterro Sanitário. Além destas atividades, o Semasa também encaminha as doações para o Fundo Social de Solidariedade e para as entidades assistenciais cadastradas junto à autarquia, que também retiram outros itens doados, como talheres, louças, toalhas, cadeiras de roda etc.
 
Todos os brinquedos, roupas e calçados doados e que são destinados para as atividades passam por triagem, lavagem e higienização até ganharem novos lares. Até o final do ano, a expectativa do Semasa é promover mais três edições da Gincana Ecológica e mais duas do Breshopping Sustentável em outros pontos da cidade.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...