01/06/2023 Santo André comemora Junho Verde com diversas atrações e atividades ambientais

 

Agenda organizada em parceria com secretarias da Prefeitura e o Semasa é totalmente gratuita

Santo André, 31 de maio de 2023 – Como parte das diretrizes para um futuro mais sustentável e harmonioso em relação ao meio ambiente e para celebrar o Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Santo André preparou uma extensa agenda de atividades ao longo de todo o mês de junho com palestras, oficinas, visitas monitoradas, trilhas entre outras ações.

As atividades são realizadas por meio de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Planejamento Estratégico e Licenciamento, e Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Os detalhes dos eventos e inscrições estão disponíveis em www.semasa.sp.gov.br/junhoverde.

As atrações terão início no sábado (3), com a Mostra de Vídeos no Centro de Visitantes do Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba e que marcam as comemorações dos 20 anos da Unidade de Conservação. Durante todos os finais de semana de junho os interessados poderão acompanhar as produções audiovisuais.

Também no Parque Nascentes de Paranapiacaba, na segunda-feira (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente, a partir das 10h, ocorre a assinatura do Plano de Trabalho Vinculado ao Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e a Fundação Florestal. Na sequência, às 10h30, haverá a entrega das cadeiras de rodas adaptadas para trilhas do Parque Nascentes e, às 11h30, acontece a inauguração da nova sinalização da Trilha da Madeira.

Concurso de fotografia – A Secretaria de Meio Ambiente lançará no dia 6/6, no Parque Guaraciaba, a quarta edição do Concurso de Fotografia dos Parques de Santo André, atração tradicional do Junho Verde.

Nesta edição, os participantes poderão inscrever fotos dos parques urbanos municipais e também das duas Unidades de Conservação da cidade, o Parque Nascentes de Paranapiacaba e o Parque do Pedroso. As inscrições poderão ser feitas até 6 de julho.

Semasa – Os departamentos de Gestão Ambiental e de Resíduos Sólidos da autarquia também prepararam um cronograma de ações para todos os públicos. Começando no dia 7/6, às 14h, o Semasa apresenta os resultados do estudo gravimétrico dos resíduos, o raio-x do lixo de Santo André. Nos dias 14 e 17/6 haverá visita monitorada ao Aterro Sanitário aberta à população.

Também em junho, a partir do dia 13, iniciam-se as celebrações do aniversário de três anos do Hendu, portal infantil de educação ambiental desenvolvido pela equipe do Semasa. A Gerência de Educação e Mobilização Ambiental realiza uma nova edição do bate-papo ‘Tardes Interativas’ no dia 14/6. Nesta oportunidade, o tema norteador será “Pesquisa-ação e seu potencial para processos educativos no contexto da emergência climática”. Haverá também cinedebate, visita da Tuca ao Centro de Educação para Mobilidade e trilha ambiental no Parque do Pedroso.

Além disso, no dia 18, o Semasa promove as ações socioambientais Breshopping Sustentável, Gincana Ecológica e Parque Recicla no Parque Guaraciaba; e no dia 25 acontece o Arraiá do Pedroso.

Bem-Estar Animal – O Departamento de Bem-Estar Animal organiza mais uma edição do ArraiAu Pet e Domingo Animal, no Parque Celso Daniel, no dia 11/6. Haverá cãominhada, atividades para pets, atendimento veterinário com aplicação de antipulgas e concurso de fantasias.

No último domingo do mês, dia 25, a tradicional feira mensal de adoção de animais, promovida pela Secretaria de Saúde, ocorrerá simultaneamente ao Moeda Pet especial, no Parque Central.

Educação e Saúde – A Sabina – Escola Parque do Conhecimento vai oferecer oficinas de cybersucata, ilustração científica e pintura de ecobags; e palestras sobre resíduos plásticos; tubarões, raias e conservação das espécies; e biodiversidade.

A Emea – Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará (Parque Escola) promoverá o evento Emea Pró-Clima, no dia 24/6, com programação que visa mitigar as ações climáticas aa cidade e sensibilizar os moradores para esse tema tão urgente. No fim do mês, será publicada a edição mais recente da Emea em Revista, também com a temática das mudanças climáticas.

Já a Secretaria de Saúde promoverá abordagem educativa sobre arboviroses, no Parque Celso Daniel, no dia 17/6.

Seminário – Finalizando a programação e também para reforçar a discussão sobre mudanças climáticas e a relação com as Unidades de Conservação, Santo André organiza o seminário “Unidades de Conservação e saúde única – desafios e perspectivas no contexto da emergência climática”. O evento ocorre no dia 29/6, no auditório da Faculdade de Medicina ABC e contará com diversos convidados e painéis.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...