01/06/2023 Santo André comemora Junho Verde com diversas atrações e atividades ambientais

 

Agenda organizada em parceria com secretarias da Prefeitura e o Semasa é totalmente gratuita

Santo André, 31 de maio de 2023 – Como parte das diretrizes para um futuro mais sustentável e harmonioso em relação ao meio ambiente e para celebrar o Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Santo André preparou uma extensa agenda de atividades ao longo de todo o mês de junho com palestras, oficinas, visitas monitoradas, trilhas entre outras ações.

As atividades são realizadas por meio de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Planejamento Estratégico e Licenciamento, e Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Os detalhes dos eventos e inscrições estão disponíveis em www.semasa.sp.gov.br/junhoverde.

As atrações terão início no sábado (3), com a Mostra de Vídeos no Centro de Visitantes do Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba e que marcam as comemorações dos 20 anos da Unidade de Conservação. Durante todos os finais de semana de junho os interessados poderão acompanhar as produções audiovisuais.

Também no Parque Nascentes de Paranapiacaba, na segunda-feira (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente, a partir das 10h, ocorre a assinatura do Plano de Trabalho Vinculado ao Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e a Fundação Florestal. Na sequência, às 10h30, haverá a entrega das cadeiras de rodas adaptadas para trilhas do Parque Nascentes e, às 11h30, acontece a inauguração da nova sinalização da Trilha da Madeira.

Concurso de fotografia – A Secretaria de Meio Ambiente lançará no dia 6/6, no Parque Guaraciaba, a quarta edição do Concurso de Fotografia dos Parques de Santo André, atração tradicional do Junho Verde.

Nesta edição, os participantes poderão inscrever fotos dos parques urbanos municipais e também das duas Unidades de Conservação da cidade, o Parque Nascentes de Paranapiacaba e o Parque do Pedroso. As inscrições poderão ser feitas até 6 de julho.

Semasa – Os departamentos de Gestão Ambiental e de Resíduos Sólidos da autarquia também prepararam um cronograma de ações para todos os públicos. Começando no dia 7/6, às 14h, o Semasa apresenta os resultados do estudo gravimétrico dos resíduos, o raio-x do lixo de Santo André. Nos dias 14 e 17/6 haverá visita monitorada ao Aterro Sanitário aberta à população.

Também em junho, a partir do dia 13, iniciam-se as celebrações do aniversário de três anos do Hendu, portal infantil de educação ambiental desenvolvido pela equipe do Semasa. A Gerência de Educação e Mobilização Ambiental realiza uma nova edição do bate-papo ‘Tardes Interativas’ no dia 14/6. Nesta oportunidade, o tema norteador será “Pesquisa-ação e seu potencial para processos educativos no contexto da emergência climática”. Haverá também cinedebate, visita da Tuca ao Centro de Educação para Mobilidade e trilha ambiental no Parque do Pedroso.

Além disso, no dia 18, o Semasa promove as ações socioambientais Breshopping Sustentável, Gincana Ecológica e Parque Recicla no Parque Guaraciaba; e no dia 25 acontece o Arraiá do Pedroso.

Bem-Estar Animal – O Departamento de Bem-Estar Animal organiza mais uma edição do ArraiAu Pet e Domingo Animal, no Parque Celso Daniel, no dia 11/6. Haverá cãominhada, atividades para pets, atendimento veterinário com aplicação de antipulgas e concurso de fantasias.

No último domingo do mês, dia 25, a tradicional feira mensal de adoção de animais, promovida pela Secretaria de Saúde, ocorrerá simultaneamente ao Moeda Pet especial, no Parque Central.

Educação e Saúde – A Sabina – Escola Parque do Conhecimento vai oferecer oficinas de cybersucata, ilustração científica e pintura de ecobags; e palestras sobre resíduos plásticos; tubarões, raias e conservação das espécies; e biodiversidade.

A Emea – Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará (Parque Escola) promoverá o evento Emea Pró-Clima, no dia 24/6, com programação que visa mitigar as ações climáticas aa cidade e sensibilizar os moradores para esse tema tão urgente. No fim do mês, será publicada a edição mais recente da Emea em Revista, também com a temática das mudanças climáticas.

Já a Secretaria de Saúde promoverá abordagem educativa sobre arboviroses, no Parque Celso Daniel, no dia 17/6.

Seminário – Finalizando a programação e também para reforçar a discussão sobre mudanças climáticas e a relação com as Unidades de Conservação, Santo André organiza o seminário “Unidades de Conservação e saúde única – desafios e perspectivas no contexto da emergência climática”. O evento ocorre no dia 29/6, no auditório da Faculdade de Medicina ABC e contará com diversos convidados e painéis.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...

Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

02/02/2024: Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

Município do interior de São Paulo já é o segundo deste ano a se interessar pela iniciativa andreense Santo André, 1º de fevereiro de 2024 – O programa Moeda Verde segue conquistando os olhares e as atenções dos gestores públicos do Estado. Nesta quinta-feira (1º), representantes da cidade de João Ramalho estiveram em Santo André para conhecer de perto a iniciativa andreense que troca resíduos recicláveis por alimentos hortifrútis, contribuindo para a limpeza do município, o bem-estar e qualidade...