26/05/2023 Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

Ecoponto especial no centro de compras foi viabilizado por meio de parceria entre o Semasa, o Atrium e as empresas Reciclo e Circular Brain

Vídeo: https://we.tl/t-ctHZheG5G4

Santo André, 26 de maio de 2023 – Os resíduos eletrônicos são um dos tipos de lixo que mais crescem no mundo e o Brasil já é o quinto maior gerador desses resíduos no mundo. Um problema global, que depende de iniciativas locais para que a destinação ambientalmente correta seja eficiente. Por isso e para ampliar o acesso da população aos locais que recebem descarte de produtos eletroeletrônicos, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e o Atrium Shopping se uniram em parceria às empresas Reciclo Inteligência Ambiental e Circular Brain para oferecer uma estação de coleta de eletroeletrônicos dentro do empreendimento.

A partir desta sexta-feira (26) o espaço está aberto para a população. A inauguração contou com a presença do prefeito Paulo Serra, do superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira, além dos representantes do Atrium Shopping e das empresas parceiras.

O prefeito Paulo Serra destacou a ação como mais uma iniciativa da gestão, que visa a sensibilização ambiental, a logística reversa e o desenvolvimento. “É inconcebível a gente falar de futuro se não tivermos muito claro que todas as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e de sustentabilidade têm que estar presentes em qualquer planejamento. O que estamos fazendo aqui hoje é dando exemplo para a sociedade que a sustentabilidade tem que ser uma preocupação prioritária para os gestores”, comenta.

O ecoponto especial funciona diariamente, de acordo com o horário do shopping e, no local, os frequentadores podem descartar equipamentos de informática e telefonia, como teclados, computadores, notebooks, placas de circuito, celulares; equipamentos de áudio e vídeo como rádio, caixas de som, cabos, antenas, autofalantes e televisores de tela plana; além de eletrodomésticos de pequeno porte, como liquidificadores, secadores, chapinhas, ventiladores e outros.

“Por ano, são descartadas mais de duas mil toneladas de resíduos eletroeletrônicos em Santo André. Nossa cidade é referência em gestão de resíduos sólidos e seguimos buscando soluções para facilitar o descarte dos materiais por parte da população e a experiência deste local é importante, pois foi concebida sem uso de dinheiro público”, explica o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

Com o novo local, o objetivo é que o morador tenha mais uma opção, além das Estações de Coleta convencionais disponibilizadas pelo Semasa. No Atrium Shopping, munícipes de outras cidades também podem fazer a disposição de seus eletroeletrônicos quebrados ou fora de uso. Os eletroeletrônicos coletados serão encaminhados à reciclagem, por meio da Reciclo.

“O Atrium já abriu as portas com essa preocupação com o meio ambiente em seu DNA e, por isso, está sempre em busca dessa contribuição tão importante para a sociedade, como diminuir o impacto ambiental com o descarte correto do lixo, gerado pelo empreendimento. Hoje já contamos com a coleta e destinação correta de diversos tipos de materiais, além do selo I-REC de energia limpa, que garante que 100% da energia elétrica do empreendimento é proveniente de fontes renováveis. Essa nova parceria vem para somar e proporcionar ainda mais comodidade para clientes e população no geral”, comenta o coordenador de operações do Atrium Shopping, Emerson Macedo.

De acordo com levantamento do The Global E-Waste Monitor 2020, anualmente mais de 53 milhões de toneladas de equipamentos eletrônicos e pilhas são descartados em todo o planeta. O lixo eletroeletrônico é um dos desafios da gestão de resíduos global, já que o número de dispositivos desse tipo de material cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente caso sejam descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água.

Também representam um grande desperdício, já que, quando reciclados, eles podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias. Insumos são recursos limitados na natureza e o descarte correto permite o seu reaproveitamento e a diminuição das emissões de CO2.

| Texto: Paloma Alvarez
imprensasemasa@semasa.sp.gov.br / 4433-9003
| Fotos: Eduardo Merlino/PSA

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...