22/05/2023 Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e conta com trabalhos de todo o país

Santo André, 22 de maio de 2023 – Para compartilhar a experiência de Santo André em relação às políticas públicas voltadas à valorização dos catadores de material reciclável, representantes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentaram nesta segunda-feira (22) trabalho técnico durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), que ocorre em Belo Horizonte (MG). Além disso, a autarquia abordou sobre o projeto Meu Condomínio Recicla, em formato de pôster digital.

A apresentação técnica com o tema “catadores” trouxe elementos que contam o histórico das ações andreenses voltadas ao fortalecimento de políticas públicas para estes trabalhadores, que, na maioria das vezes, trabalham em condições precárias e sofrem com as mais diversas formas de desigualdade.

Santo André realizou um mapeamento destes profissionais no fim de 2021, constando que havia mais de 1,8 mil pessoas trabalhando com a coleta e venda de resíduos recicláveis no município. Mais de 60% dos entrevistados têm entre 40 e mais de 60 anos e 52,9% ganham menos de um salário mínimo. Além disso, quase 70% escolheram esta atividade por não conseguir emprego formal.

A pesquisa ocorreu por meio do programa Sanear Santo André, financiado pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). Em decorrência do estudo, foi produzido o livro “Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis de Santo André”, promovida uma exposição em painéis com dados e conclusões da pesquisa e realizado um seminário, que trouxe a participação de outras entidades, com o objetivo discutir e traçar caminhos e soluções para melhorar a vida e o trabalho desses profissionais.

Ainda, por meio de parceria entre o Semasa, secretarias da Prefeitura e o Sebrae, foi elaborado o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis, documento norteador que objetiva incluir os profissionais no sistema de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a partir do oferecimento de ações e programas que visam o desenvolvimento humano, a capacitação profissional e a geração de trabalho e renda dos catadores, de modo que eles possam deixar a condição de vulnerabilidade socioeconômica em que geralmente vivem.

Ao final da apresentação, o público presente pôde comentar e tirar dúvidas sobre as ações realizadas pelo Semasa, inclusive compartilhando experiências de outros estados, como Pará e Amazonas. A versão digital do livro sobre os catadores, lançado pela autarquia em junho do ano passado, está disponível no site www.semasa.sp.gov.br.

Meu Condomínio Recicla – Voltado especificamente para fomento e adesão dos edifícios residenciais à coleta seletiva, o projeto Meu Condomínio Recicla também foi um dos trabalhos selecionados pela organização do Congresso e exposto em formato e-pôster (pôster digital).

Atualmente, a iniciativa está presente em 428 condomínios da cidade e todos os resíduos secos coletados nestes espaços são enviados integralmente às duas cooperativas de reciclagem.

| Texto: Paloma Alvarez
imprensasemasa@semasa.sp.gov.br / 4433-9003
| Fotos: Divulgação/Semasa

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...

Santo André realiza atividades em comemoração à Semana Mundial do Brincar

22/05/2024: Santo André realiza atividades em comemoração à Semana Mundial do Brincar

Evento do Semasa visa estimular a criatividade e contato das crianças com a natureza Santo André, 22 de maio de 2024 – A equipe da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove no próximo domingo (26) uma agenda cheia de atividades e brincadeiras em celebração à Semana Mundial do Brincar. O evento ocorrerá no Parque do Pedroso, das 9h às 11h e das 14h às 16h, e terá contação...