23/03/2023 Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

Aterro Sanitário administrado pelo Semasa também é um dos melhores equipamentos públicos da Região Metropolitana

Santo André, 18 de março de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André é a melhor do Estado de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Com nota 9,38, a avaliação estadual classifica os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) como “gestão eficiente”.

No topo dos melhores do ranking estadual também estão Araraquara, com nota 9,29, e São José dos Campos, com nota 9,12. O IGR avalia anualmente os municípios paulistas com vistas a oferecer ferramentas para melhoria das políticas públicas em âmbito estadual e municipal.

“Santo André é exemplo em políticas públicas de gestão de resíduos e sustentabilidade. São ações que ajudam a preservar o Meio Ambiente e trazem benefícios para toda a população”, afirma o prefeito Paulo Serra.

A pontuação obtida por Santo André é fruto das diversas frentes de atuação do município para as questões que envolvem a temática de resíduos, desde a operação em si, como a coleta, varrição, disposição final e reciclagem; passando pela sensibilização e ações de educação ambiental de forma ampla, por meio de cursos, visitas e campanhas; até a implantação de novos projetos, como Meu Condomínio Recicla, Do Sólido ao Gasoso e Moeda Verde, que dão foco específico para algumas temáticas e setores do assunto, sempre com o objetivo de ampliar e melhorar a prestação dos serviços públicos.

“O reconhecimento a partir do relatório estadual complementa uma série de conquistas positivas que demonstram que o Semasa está cumprindo as diretrizes do atual governo em se tornar, cada vez mais, referência na gestão de resíduos sólidos. Para nós, é um orgulho e nos dá a certeza de que a atual administração está no caminho certo”, afirma o superintendente da autarquia, Ajan Marques de Oliveira.

Composição do índice – O índice leva em consideração dez eixos temáticos: instrumentos de gestão de resíduos sólidos; arranjos municipais; coleta regular e limpeza urbana; coleta e triagem; responsabilidade pós-consumo; educação ambiental; contratações públicas e consumo sustentável; resíduos da construção civil; reciclagem, tratamento e recuperação; e disposição final ambientalmente adequada. Além disso, o cálculo se utiliza do valor do Índice de Qualidade de Gestão de Resíduos Sólidos (IQG), do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR) e do Índice de Qualidade de Estações de Transbordo (IQT), obtidos juntos à Cetesb.

No caso do IQR, por exemplo, o Aterro Sanitário, também administrado pelo Semasa, tem nota 9,4, sendo considerado um dos melhores aterros públicos da Região Metropolitana de São Paulo, o que também contribui para uma gestão eficiente e assertiva.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi sancionada pelo Governo Federal em 2010 e estabelece um marco no que diz respeito à temática de resíduos. A partir dela, os municípios criaram diretrizes e planos municipais com objetivos e metas específicos de acordo com a realidade local, organizando a forma como os entes federativos tratam o lixo, e incentivando a corresponsabilidade entre consumidores, produtores, geradores e poder público com vistas a um futuro sustentável.

“Santo André possui o seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos desde 2012, ou seja, há 11 anos. Realizamos um monitoramento anual de forma a tratar os pontos que merecem mais atenção e concentrar os recursos e investimentos na melhoria dos pontos que ainda merecem atenção, como o descarte irregular, a ampliação dos índices de reciclagem, o incentivo à Coleta Seletiva, entre outros”, explica o superintendente adjunto e diretor de Resíduos Sólidos da autarquia, Edinilson Ferreira dos Santos.

Outros marcos – Recentemente, o Instituo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) divulgou nova pesquisa que apontou que a coleta de resíduos porta a porta continua a ser o melhor serviço público de Santo André, sendo aprovada por 86,4% da população.

No final do ano passado, o Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo) publicou o relatório do Islu (último Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana), que mostra que Santo André está entre as cinco melhores cidades do Estado de São Paulo em qualidade e aderência às diretrizes e metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Naquele ranking, a cidade figura ainda como a primeira da região do ABC e da Região Metropolitana de São Paulo e à frente da capital paulista.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...