23/03/2023 Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

Aterro Sanitário administrado pelo Semasa também é um dos melhores equipamentos públicos da Região Metropolitana

Santo André, 18 de março de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André é a melhor do Estado de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Com nota 9,38, a avaliação estadual classifica os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) como “gestão eficiente”.

No topo dos melhores do ranking estadual também estão Araraquara, com nota 9,29, e São José dos Campos, com nota 9,12. O IGR avalia anualmente os municípios paulistas com vistas a oferecer ferramentas para melhoria das políticas públicas em âmbito estadual e municipal.

“Santo André é exemplo em políticas públicas de gestão de resíduos e sustentabilidade. São ações que ajudam a preservar o Meio Ambiente e trazem benefícios para toda a população”, afirma o prefeito Paulo Serra.

A pontuação obtida por Santo André é fruto das diversas frentes de atuação do município para as questões que envolvem a temática de resíduos, desde a operação em si, como a coleta, varrição, disposição final e reciclagem; passando pela sensibilização e ações de educação ambiental de forma ampla, por meio de cursos, visitas e campanhas; até a implantação de novos projetos, como Meu Condomínio Recicla, Do Sólido ao Gasoso e Moeda Verde, que dão foco específico para algumas temáticas e setores do assunto, sempre com o objetivo de ampliar e melhorar a prestação dos serviços públicos.

“O reconhecimento a partir do relatório estadual complementa uma série de conquistas positivas que demonstram que o Semasa está cumprindo as diretrizes do atual governo em se tornar, cada vez mais, referência na gestão de resíduos sólidos. Para nós, é um orgulho e nos dá a certeza de que a atual administração está no caminho certo”, afirma o superintendente da autarquia, Ajan Marques de Oliveira.

Composição do índice – O índice leva em consideração dez eixos temáticos: instrumentos de gestão de resíduos sólidos; arranjos municipais; coleta regular e limpeza urbana; coleta e triagem; responsabilidade pós-consumo; educação ambiental; contratações públicas e consumo sustentável; resíduos da construção civil; reciclagem, tratamento e recuperação; e disposição final ambientalmente adequada. Além disso, o cálculo se utiliza do valor do Índice de Qualidade de Gestão de Resíduos Sólidos (IQG), do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR) e do Índice de Qualidade de Estações de Transbordo (IQT), obtidos juntos à Cetesb.

No caso do IQR, por exemplo, o Aterro Sanitário, também administrado pelo Semasa, tem nota 9,4, sendo considerado um dos melhores aterros públicos da Região Metropolitana de São Paulo, o que também contribui para uma gestão eficiente e assertiva.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi sancionada pelo Governo Federal em 2010 e estabelece um marco no que diz respeito à temática de resíduos. A partir dela, os municípios criaram diretrizes e planos municipais com objetivos e metas específicos de acordo com a realidade local, organizando a forma como os entes federativos tratam o lixo, e incentivando a corresponsabilidade entre consumidores, produtores, geradores e poder público com vistas a um futuro sustentável.

“Santo André possui o seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos desde 2012, ou seja, há 11 anos. Realizamos um monitoramento anual de forma a tratar os pontos que merecem mais atenção e concentrar os recursos e investimentos na melhoria dos pontos que ainda merecem atenção, como o descarte irregular, a ampliação dos índices de reciclagem, o incentivo à Coleta Seletiva, entre outros”, explica o superintendente adjunto e diretor de Resíduos Sólidos da autarquia, Edinilson Ferreira dos Santos.

Outros marcos – Recentemente, o Instituo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) divulgou nova pesquisa que apontou que a coleta de resíduos porta a porta continua a ser o melhor serviço público de Santo André, sendo aprovada por 86,4% da população.

No final do ano passado, o Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo) publicou o relatório do Islu (último Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana), que mostra que Santo André está entre as cinco melhores cidades do Estado de São Paulo em qualidade e aderência às diretrizes e metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Naquele ranking, a cidade figura ainda como a primeira da região do ABC e da Região Metropolitana de São Paulo e à frente da capital paulista.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Parque do Pedroso ganha praça de alimentação nos finais de semana e feriados

14/03/2024: Parque do Pedroso ganha praça de alimentação nos finais de semana e feriados

Produtos são vendidos por comerciantes locais do entorno da Unidade de Conservação Santo André, 11 de março de 2024 – Para complementar a experiência de quem frequenta o Parque Natural do Pedroso e trazer mais comodidade aos visitantes, a Unidade de Conservação passa a contar com uma praça de alimentação que funciona nos finais de semana e feriados. A população terá à disposição barraquinhas de comidas e bebidas diversas, além de artesanato e produtos típicos do cambuci – fruto...

Santo André expande programa Moeda Verde para o Jardim Ipanema

06/03/2024: Santo André expande programa Moeda Verde para o Jardim Ipanema

Núcleo Queirós Filho é a 27ª comunidade a receber ação que troca recicláveis por alimentos Santo André, 6 de março de 2024 – A cidade de Santo André alcançou um marco significativo nesta quarta-feira: a estreia do 27º ponto de troca do programa Moeda Verde. A iniciativa, fruto da parceria entre a Prefeitura de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), proporcionou aos residentes do Núcleo...

Parque do Pedroso recebe ação de saúde e esporte dedicada às mulheres neste sábado

05/03/2024: Parque do Pedroso recebe ação de saúde e esporte dedicada às mulheres neste sábado

Semasa e Secretaria de Saúde vão oferecer atividades gratuitas Santo André, 5 de março de 2024 – Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Secretaria de Saúde realizam neste sábado (9) ação de saúde e práticas esportivas no Parque Natural Municipal do Pedroso. As atividades são totalmente gratuitas e ocorrerão das 8h às 12h. O evento integra os programas Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)...

Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

29/02/2024: Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

Grupo tem como principal atribuição discutir e propor temas para a educação ambiental municipal Santo André, 29 de fevereiro de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu processo para escolha dos integrantes do Comitê Municipal de Educação Ambiental. O objetivo é discutir e potencializar as ações de educação e sensibilização ambiental no município. As inscrições para as entidades interessadas podem ser realizadas até 21 de março. O comitê também contribuirá para a elaboração...