13/03/2023 Coleta de resíduos recebe 86,4% de aprovação e é o melhor serviço público de Santo André

 

Pesquisa do Instituto Indsat traz o melhor resultado desde 2020

Santo André, 13 de março de 2023 – O Instituto Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) divulgou nova pesquisa que apontou que a coleta de resíduos porta a porta continua a ser o melhor serviço público de Santo André, sendo aprovada por 86,4% da população.

Este é o maior índice de aprovação da série histórica, realizada pelo instituto desde novembro de 2020. Neste levantamento, a coleta recebeu um total de 785 pontos, entre os 16 serviços municipais avaliados, alcançando o Alto Grau de Satisfação.

O Indsat divide a cidade em setores e realiza a avaliação junto a 600 moradores. São cinco setores no total, sendo que o setor 3 – composto por Vila Apiaí, Jardim Stella e arredores foi aquele em que os munícipes ouvidos relataram a melhor satisfação com o serviço da autarquia, com 92,9% de aprovação. A pesquisa considera uma margem de erro de quatro pontos porcentuais sob um intervalo de confiança de 95%.

O superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira, comemora o reconhecimento do serviço em mais um levantamento. “A coleta porta a porta é um serviço essencial para a nossa cidade e esta é uma prioridade da atual administração, principalmente porque este tipo de serviço é essencial para a saúde pública. Por isso, trabalhamos sempre para melhorar a qualidade dos trabalhos. Resultados como estes demonstram que o Semasa segue sendo referência em gestão de resíduos”, diz.

O Semasa realiza a coleta de resíduos porta a porta em 100% do município, recolhendo resíduos orgânicos e recicláveis em dias alternados. Os resíduos úmidos são recolhidos três vezes por semana e os secos, uma vez por semana. No Centro e no bairro Casa Branca os dois tipos de resíduos são coletados de segunda a sábado. O lixo úmido é destinado ao Aterro Sanitário Municipal, também gerenciado pela autarquia, e os materiais provenientes da Coleta Seletiva são encaminhados às duas cooperativas de reciclagem.

Além da pesquisa do Indsat, levantamento divulgado no final do ano passado pelo Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo) mostrou ainda que Santo André está entre as cinco melhores cidades do Estado de São Paulo em qualidade e aderência às diretrizes e metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de acordo com o último Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu). No ranking, a cidade figura ainda como a primeira da região do ABC e da Região Metropolitana de SP e à frente da capital paulista.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...